A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) reforçou, no ano letivo de 2025, a sua política de Educação Étnico-Racional com a distribuição nas escolas da rede estadual da cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”, que serve como um guia para a implementação de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e promovam o respeito às diferenças.
Com 29 páginas, a cartilha leva o leitor a interagir com os conteúdos por meio de QR-Code, conceitos sobre temas relativos, destaque para leis antirracistas, termos e expressões, sugestão de atividades e de leitura, entre outros. O objetivo da cartilha é promover uma educação mais justa e igualitária, com ênfase na inclusão de temas relevantes na formação de educadores e alunos.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, tratar esse tema como prioridade nas escolas é importante. “Se aprendemos a odiar, também podemos aprender a amar e a respeitar as pessoas como elas são. Essa cartilha vai para as escolas com uma linguagem simples, com vários atrativos e recursos acessíveis aos alunos”.
Ele reforça que essa iniciativa reforça o compromisso da Seduc em garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação que reflita a pluralidade da sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na luta contra a desigualdade.
“Com isso, reafirmamos o compromisso do Governo de Mato Grosso, em parceria com o Governo Federal, visando a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”, completou o secretário.
Capacitação
Em 2024, a Seduc capacitou mais de 10 mil professores da rede estadual em conteúdos que abordam a história e cultura afro-brasileira e africana, além das relações étnico-raciais com a meta de combater o racismo nas práticas pedagógicas e no ambiente escolar, além de reconhecer a diversidade étnico-racial como um aspecto fundamental na formação cidadã dos estudantes.
“Com isso, os estudantes poderão se sentir representados de forma significativa à trajetória e as contribuições de povos afrodescendentes e indígenas para a construção da cultura brasileira, bem como latino-americana”, concluiu Alan Porto.
O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá, para conhecer as instalações da concessionária e anunciar um novo membro do Conselho Administrativo. A visita será às 8h.
Serviço
Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste Data: 24.6, às 8h Local: Nova Rota do Oeste – Avenida Miguel Sutil, nº. 15.160, Jardim Ubatã, Cuiabá
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.