A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT) e o Instituto Ayrton Senna promovem, nesta terça-feira (11.03), o encontro de sensibilização do ciclo de formação “Diálogos Socioemocionais”. O evento prossegue até amanhã, no auditório da Seduc, em Cuiabá, com a participação de profissionais das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Objetivo é possibilitar, de forma intencional e planejada, o desenvolvimento pleno de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, preparando esses jovens para enfrentar os desafios do século 21.
De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, a formação leva o educador a olhar o cenário que a educação tem e a trabalhar focado na educação integral do estudante.
“Temos que ter em mente uma palavra: equidade. Precisamos levar ferramentas mais potentes para aqueles que precisam mais. Isso é parte do processo de recuperação da aprendizagem”, afirma o secretário.
São 16 horas de formação de palestras e atividade prévia, com a mestre em ensino de biologia pela Universidade de Minas Gerais (UFMG), Isabela Van Ham. De acordo com a bióloga, a expectativa é de não só levar conhecimento, mas trocar experiências com os gestores educacionais.
“Buscamos conhecer e significar a proposta de alunos socioemocionais, seus conceitos, práticas pedagógicas e de acompanhamento, além de conhecer também os materiais de apoio”, explicou Isabela durante abertura do evento.
A bióloga acrescentou que todos os participantes devem aprender e reconhecer, e a valorizar a importância e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Entre as palestras ministradas estão Práticas Pedagógicas dos Diálogos Socioemocionais, Retomada e Avaliação Formativa, Rubricas Socioemocionais, entre outras.
Neste ano a ação conta com a participação de servidores de 526 escolas, contra 307 unidades que participaram em 2024.
Os skatistas Pedro Quintas e Dora Varella, da modalidade Park, Sebastian Simonetto e Pamela Rosa, do Street, além de Vini Sardi, um dos principais nomes do paraskate brasileiro, participam de coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25.6), às 11h, no Skatepark do Parque Novo Mato Grosso.
Os atletas falam das expectativas para a quarta etapa do STU National 2026, a maior competição de skate do país e a experiência de disputar o circuito no Parque Novo Mato Grosso. A competição ocorre entre os dias 26 e 28 de junho e tem entrada gratuita.
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, também participa da coletiva.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.