MATO GROSSO

Seduc intensifica ações de gestão e acompanhamento do Saeb 2025

Publicado em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promoveu, nesta quinta-feira (2.10), mais uma ação estratégica de planejamento para o Saeb 2025, Sistema de Avaliação da Educação Básica, que será aplicado entre os dias 20 e 31 de outubro em todo o país.

A atividade reuniu, presencialmente, os 13 diretores regionais de educação e seus adjuntos para a construção do Plano Estratégico de Gestão da Aplicação e Monitoramento do Saeb 2025.

Em todo o país, o Saeb é aplicado por instituição contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é ligado ao Ministério da Educação (MEC), seguindo regulamentos e procedimentos de monitoramento padronizados em nível nacional.

No entanto, o objetivo da Seduc com a Sala de Situação é oferecer um espaço de monitoramento em tempo real que permitirá apoiar decisões rápidas e eficazes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) durante a aplicação das provas.

Desde o início do ano a Seduc vinha desenvolvendo ações como o Movimenta Saeb, EduMotivação: Rumo ao Topo, Simulado Movimenta Saeb, Mira na Meta, Intensivo 90 Dias – Foco Saeb, Giro pelas Escolas, entre outras iniciativas.

Leia Também:  Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável que aliciou adolescente pela internet

O secretário de Educação, Alan Porto, destaca que a liderança dos diretores regionais e gestores escolares será determinante para o sucesso do Saeb 2025.

“Não se trata apenas da aplicação de uma prova. É uma ação estratégica que valoriza professores, coordenadores e diretores como protagonistas no planejamento pedagógico, além de estimular os estudantes a se reconhecerem como parte de um grande projeto coletivo”, avalia.

Para o secretário, o envolvimento das famílias e da comunidade escolar será essencial para garantir presença, motivação e foco nos estudos até o período da avaliação.

“A intenção é que vejam o Saeb não apenas como uma prova, mas uma oportunidade de mostrar o quanto aprenderam e de contribuir para que a educação pública em Mato Grosso avance ainda mais. O desempenho de cada escola, de cada aluno, ajuda a revelar conquistas, identificar desafios e fortalecer caminhos para uma aprendizagem cada vez melhor”, concluiu.

Em Mato Grosso, participarão desta edição do Saeb 526 escolas da Rede Estadual, 662 escolas das redes municipais, 19 unidades federais e 190 escolas da rede privada, totalizando 1.397 escolas em todo o estado.

Público-alvo e áreas avaliadas

O Saeb 2025 será aplicado, de forma censitária, aos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série e 4ª série do Ensino Médio (no caso das escolas com ensino técnico integrado). Já o 2º ano do Ensino Fundamental participa por amostragem.

Leia Também:  Polícia Civil prende motorista por homicídio doloso após atropelar idosa na Avenida da FEB

As áreas de conhecimento avaliadas são: Língua Portuguesa (todas as etapas, censitária e amostral), Matemática (todas as etapas, censitária e amostral), Ciências Humanas (aplicação amostral) e Ciências da Natureza (aplicação amostral).

Além das provas, haverá aplicação de questionários contextuais destinados a professores, diretores, secretários municipais de Educação e familiares, que servirão para complementar os dados de desempenho com informações socioeducacionais.

Resultados e metas

Essas iniciativas, segundo a Seduc, buscam não apenas mobilizar a rede, mas também garantir novos avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2023, Mato Grosso alcançou nota 5,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Rede Pública), 4,8 nos anos finais e 4,2 no Ensino Médio da Rede Estadual, o que fez o estado saltar da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do MEC para o Ensino Médio

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico e apreende 39 porções de entorpecentes

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  "A parceria entre Brasil e China é altamente promissora", afirma vice-diretor do Ministério do Comércio da China

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA