Ministério Público MT

Projeto é apresentado a servidores penitenciários em VG

Publicado em

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), realizou no dia 12 de maio (segunda-feira) a segunda apresentação do projeto “Profissionais do Sistema Penitenciário – Promovendo Saúde Mental e Bem-Estar”. Destinada aos servidores que atuam no sistema prisional, a atividade ocorreu no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.A iniciativa é voltada ao cuidado com os servidores que atuam no sistema prisional, com foco na valorização da saúde mental, na melhoria das relações interpessoais e na conscientização sobre os impactos do adoecimento psíquico na rotina profissional e pessoal.A apresentação contou com a presença da procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Execução Penal, Josane Fátima de Carvalho Guariente, e do promotor de Justiça e coordenador adjunto do CAO, Roberto Arroio Farinazzo Júnior. Também participaram da atividade a policial penal Waldicele Maria de Arruda Duarte e a auxiliar ministerial e psicóloga Vitória Harumi Pinheiro Yoshida, integrantes do CAO e da equipe responsável pela execução do projeto.Pela Sejus, estiveram presentes a responsável pela Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança, Alcedina Tereza Pedroso de Arruda Alves, e a superintendente de Gestão de Pessoas, Aline Parminode Palma, que destacaram a importância do cuidado com a saúde integral dos servidores e reafirmaram o compromisso da Secretaria com políticas de valorização humana.A direção do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas também compareceu e demonstrou total apoio à iniciativa. O diretor da unidade, Daniel Ribeiro Acosta, e o gerente de apoio administrativo e penal, Anderson Aconsoerde, reforçaram a disponibilidade da unidade para colaborar com o desenvolvimento contínuo das ações.O projeto “Profissionais do Sistema Penitenciário – Promovendo Saúde Mental e Bem-Estar” foi lançado no dia 30 de abril, na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Ele será apresentado em outras unidades prisionais do Estado, consolidando-se como uma estratégia inovadora e necessária para o cuidado com os profissionais que atuam em um dos contextos mais desafiadores do serviço público.

Leia Também:  Justiça bloqueia R$ 197 milhões de grupo investigado por fraude fiscal

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Público MT

MP participa da inauguração de centro para população de rua em Cuiabá

Published

on

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), representado pela subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, participou nesta sexta-feira (19) da inauguração do Cidadania Pop Rua Zé Bolo Flô, em Cuiabá, espaço criado para oferecer atendimento integrado à população em situação de rua.

Segundo a Prefeitura de Cuiabá, há atualmente cerca de 1.803 pessoas em situação de rua. O Cidadania Pop Rua foi desenvolvido para oferecer serviços essenciais como acolhimento, higiene, lavanderia e guarda de pertences, além de atendimento voltado à emissão de documentos, orientação jurídica, acesso à justiça e inclusão social.

Durante a inauguração, a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão do MPMT destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições em prol da população em situação de vulnerabilidade.

“As respostas para um desafio tão complexo passam pela atuação integrada entre o poder público, a sociedade civil e a rede de apoio. Estruturas como o Pop Rua fortalecem essa articulação e ampliam o acesso a serviços essenciais, com mais dignidade.”, defendeu.

Leia Também:  Caliandra e Pastoral do Migrante unem ações contra violência de gênero

O espaço leva o nome de Zé Bolo Flô, personagem marcante da cultura cuiabana. Na década de 1960, José Inácio da Silva se tornou conhecido por vender bolos e flores nas ruas da capital e por expressar sensibilidade artística por meio de poesias e músicas.

O Ministério Público tem atuado na promoção de políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Em 2025, foi firmado termo de compromisso com o Município de Cuiabá para fortalecer ações como segurança alimentar, elaboração de diagnóstico social e planejamento do atendimento.

A instituição também tem promovido audiências públicas e ampliado a atuação de promotorias especializadas, com o objetivo de contribuir para a construção de soluções efetivas e permanentes para o atendimento à população em situação de rua.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA