O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizou, na manhã desta quinta-feira (6.11), uma solenidade para marcar o aniversário de 42 anos da unidade, em Mato Grosso. A cerimônia aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM e homenageou autoridades com a medalha “Mérito Protetor Ambiental”.
Ao todo, 44 autoridades militares e civis foram agraciadas com a honraria, que simboliza o reconhecimento público para personalidades que contribuem para o fortalecimento da polícia ambiental e consolidação da Polícia Militar no papel de fiscalização e proteção de crimes contra a natureza.
O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou o papel da unidade e o compromisso da proteção do meio ambiente, por meio do Batalhão. O tenente-coronel também agradeceu os homenageados pela contribuição da construção da consciência ambiental no Estado.
“Comemoramos o aniversário da unidade e também homenageamos aqueles que se destacaram por suas ações voltadas à preservação dos recursos naturais. Cada homenageado representa a união de esforços entre as instituições, sociedade e poder público, que ajudam a transformar a relação do ser humano com a natureza e a projetar para um Mato Grosso mais equilibrado, sustentável e justo”, afirmou o tenente-coronel.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, também destacou a integração do Batalhão Ambiental com instituições parceiras para o fortalecimento do combate aos crimes contra natureza e proteção do meio ambiente.
“Não seria possível o combate ao crime sem uma rede de enfrentamento, somando e entregando resultados. O Batalhão Ambiental tem feito seu trabalho de excelência e, hoje, contamos com todos equipamentos de ponta para exercermos nossas funções, graças ao Governo do Estado e também com o Programa Tolerância Zero, potencializando muito as ações de segurança pública em Mato Grosso e também na parte ambiental”, pontuou o coronel Fernando.
Um dos agraciados com a medalha, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra, agradeceu o recebimento da honraria e enfatizou o papel da instituição militar e a parceria com o Batalhão Ambiental nas ações de fiscalização de crimes ambientais.
“Mato Grosso é um Estado que não mede esforços para proteger o meio ambiente, temos feito isso com muita maestria por conta, principalmente, da integração entre as forças de segurança. Neste ano de 2025, mais especificamente sobre fogo, onde o Corpo de Bombeiros tem mais atuação, nós tivemos uma redução expressiva, de julho a outubro, o menor índice de focos de calor em 27 anos. Isso é trabalho integrado do Governo do Estado avançando na segurança pública”, finalizou o coronel.
Somente em 2025, o Batalhão Ambiental aplicou mais de R$ 153 milhões em multas durante as ações de combate e enfrentamento a crimes ambientais, entre janeiro a outubro deste ano, em todo o Estado. As equipes realizaram operações de fiscalização próprias e de apoio às outras instituições nos 142 municípios, por meio dos 15 Comandos Regionais. Deste montante, mais de R$ 3 milhões foram atribuídos em áreas de garimpos ilegais.
Em junho, o BPMPA também foi reconhecido em segundo lugar no Prêmio Brasil+, concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em reconhecimento às ações desenvolvidas no combate aos crimes contra o meio ambiente.
Também estiveram presentes na solenidades e foram agraciados com a medalha, o secretário-adjunto de Meio Ambiente (Sema-MT), Valdinei Valério da Silva; a delegada Especializada de Meio Ambiente (Dema-MT), Liliane Murata Costa; os juízes Leonísio Salles de Abreu Júnior e Emerson Luís Pereira Cajango; os promotores Michelle Vilela Germano e Bruno Barros Pereira; o corregedor-geral da PMMT, coronel Noelson Carlos Silva Dias; o comandante da Marinha de Mato Grosso, capitão de fragata Carlos Eduardo de Oliveira Corrêa, entre demais autoridades.
Policiais militares do 5º Batalhão, em ação conjunta da Prefeitura de Barra do Garças, resgataram, nesta quinta-feira (25.6), quatro cães vítimas de maus-tratos, no bairro Nova Barra. Na ação, dois homens foram presos em flagrante. As equipes apreenderam um simulacro de arma de fogo.
A ação teve início por volta das 14h02, após denúncias recebidas pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) informando que animais estariam sendo mantidos em situação de abandono e sob condições inadequadas em uma residência do bairro Nova Barra.
No local, a equipe policial contou com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do setor de Bem-Estar Animal, que já averiguavam a denúncia.
Durante a fiscalização, foram constatadas condições precárias de sobrevivência dos animais, caracterizando indícios de maus-tratos. Além disso, um simulacro de arma de fogo também foi apreendido no local.
Diante da situação, quatro cães foram resgatados, sendo dois de pequeno porte e dois de grande porte. Os animais ficaram sob responsabilidade dos agentes ambientais, que adotaram as medidas necessárias para garantir a proteção e os cuidados adequados.
Os responsáveis pelo imóvel foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.