POLÍCIA

Batalhão Ambiental da PM prende idoso por desmatamento e porte ilegal de arma de fogo

Publicado em

A equipe do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) prendeu um homem, de 66 anos, por desmatamento em unidade de conservação e porte ilegal de arma de fogo, nesta quarta-feira (16.4), na zona rural de Cuiabá. Com o suspeito, foram apreendidos uma máquina retroescavadeira e um revólver calibre .38 com cinco munições.

Os policiais militares receberam uma denúncia da Agência de Local de Inteligência (ALI) para uma fiscalização de um dano em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães. A equipe se deslocou até o endereço, em uma estância, na rodovia MT-251.

A equipe fez abordagem do suspeito, que é proprietário do local. Durante a fiscalização, foi identificado um homem operando uma retroescavadeira.

Os policiais identificaram pontos que ligavam a abertura de um acesso ao leito do rio Paciência, com desmatamento de vegetação nativa do Cerrado em Área de Preservação Permanente (APP), dentro dos limites da APA, conforme legislação ambiental vigente de jurisdição estadual.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de homicídio em Cuiabá

Na abordagem, foi localizado um revólver calibre .38 com munições intactas. Em relato à PM, o suspeito afirmou não possuir documentação de porte de arma de fogo.

Diante das informações, o suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Cuiabá, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem por abuso sexual de enteadas de 13 e 11 anos em Cuiabá

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de prisão de mulher investigada por roubo em Rondonópolis

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA