POLÍCIA

Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura viabiliza inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Civil em Campo Verde

Publicado em

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Campo Verde inaugurou, nesta terça-feira (16.12), a nova sede da Delegacia de Polícia Civil, localizada no bairro Jardim Campo Verde, no Município.

A unidade possui mais de 800 m² de área construída e foi projetada visando proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, bem como melhor acolhimento às vítimas e demais públicos.


Para o responsável pela Diretoria de Interior, Walfrido do Nascimento, a nova estrutura predial vai proporcionar maior dignidade aos servidores e a todo cidadão que necessitar do atendimento policial. “Essa estrutura tem uma grande importância para o nosso trabalho. Nesse espaço vamos garantir melhor qualidade na prestação do nosso serviço ao cidadão, ao policial militar, ao advogado. Enfim, a todos que precisam e que solicitam o nosso serviço”, disse o Walfrido.

A nova sede possui identidade visual institucional atual, com um layout moderno e amplo espaço, com ambientes climatizados, recepção com atendimento direcionado, além de sala exclusiva para registro de boletins de ocorrências, proporcionando privacidade ao público no decorrer dos atendimentos.

Leia Também:  Ex-pastor condenado a 35 anos de prisão por abusar de sobrinha é preso pela Polícia Civil

O trabalho de condução e acolhimento de pessoas privadas de liberdade também foi aprimorado, com a construção de celas adequadas aos parâmetros normativos vigentes, dotadas de corredor isolado e protegido por grades.


Além disso, o local também possui amplo estacionamento para viaturas, portão eletrônico e pátio para apreensão de veículos.

“Essa nova sede é a concretização de um sonho dos nossos policiais. Nós estamos muito felizes com essa entrega, que teremos uma estrutura, tanto para ter um trabalho digno para prestar à sociedade, como a sociedade vai também encontrar nessa nova unidade todo e acolhimento para que seja praticada a justiça, para que sejam elucidados os crimes, para que a população tenha seus direitos e garantias assegurados”, agradeceu a delegada Regional Ana Maria Machado da Costa.

Para a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, a entrega representa um avanço na instituição. “Hoje é um dia importantíssimo na história da Polícia Civil, em que conseguimos receber essa delegacia que foi muito desejada. Agradecemos ao Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, por todos os recursos para construção e entrega dessa importante unidade policial”, agradeceu Maidel.

Leia Também:  PRF apreende 44,5 kg de skunk em compartimento oculto na BR-364 em Rondonópolis

Ato solene

A solenidade de entrega ocorreu na tarde desta terça-feira (16) e foi marcada pelo descerramento da placa inaugural.

O ato contou com a presença do governador do Estado, Mauro Mendes, e do prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira.

O evento reuniu ainda autoridades das esferas federal, estadual e municipal, além de representantes do setor empresarial e da sociedade civil organizada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN

Published

on

Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou na prisão de Aluísio Farias Batista, condenado por um dos episódios mais trágicos da história da cidade de Natal (RN), a Tragédia do Baldo, que resultou na morte de 19 pessoas, durante o Carnaval de 1982.

Aluísio Farias Batista, atualmente de 68 anos de idade, conduzia um ônibus que resultou no atropelamento das vítimas. Natural de Riachuelo (RN), ele tinha 24 anos na época do acidente e estava há mais de 40 anos foragido. Após o fato ganhar repercussão nacional, o condenado deixou o seu estado de origem e veio para Cuiabá, onde usava documento falso, em nome de uma pessoa já falecida.

A prisão ocorreu após contato e troca de informações entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte com a equipe da Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, solicitando apoio para localização o condenado.

Investigações e prisão

A partir desse contato, as equipes passaram a atuar de forma integrada para confirmar a identidade e o paradeiro do foragido. Após semanas de levantamentos realizados pelo Núcleo de Inteligência, análises em sistema de reconhecimento facial e diligências realizadas pelo setor operacional da Gerência de Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, foi localizada uma pessoa com características compatíveis com as do procurado.

No entanto, apenas a semelhança física não era suficiente, sendo necessário aprofundar as diligências. O Núcleo de Inteligência contou com o apoio de outros órgãos de segurança pública, entre eles a inteligência da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e as diretorias de Habilitação e de Veículos do Detran-MT, que contribuíram para a confirmação da identidade do investigado.

Leia Também:  Policiais militares resgatam família em caminhonete submersa durante chuva forte em Matupá

Paralelamente, equipes realizaram diligências em campo para reunir imagens e outras informações que levassem ao paradeiro do condenado. Na sexta-feira (26), os policiais da Gerência Estadual de Polinter localizaram uma residência no bairro Jardim Presidente I, em Cuiabá, onde Aluísio vivia discretamente e já havia constituído uma nova família.

Após ter o mandado de prisão cumprido, o preso foi encaminhado à Polinter para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Tragédia

O acidente aconteceu quando um ônibus atingiu foliões que participavam do tradicional bloco Puxa-Sacos, provocando a morte de 19 vítimas e deixando dezenas de feridos. Entre as vítimas estavam o neto do então senador Dinarte Mariz e cinco sargentos da Polícia Militar. Na ocasião, em razão da gravidade da tragédia, o Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

Segundo o relato de Aluísio, havia intensa movimentação de Carnaval no bairro Alecrim e diversos ônibus estavam à disposição dos foliões. Ele afirmou que já havia encerrado sua jornada de trabalho quando foi solicitado por um superior para substituir outro motorista que não poderia realizar uma viagem.

Ainda conforme sua versão, ao chegar à região conhecida como Baldo, enfrentou uma descida com pouca iluminação e conduzia um ônibus lotado de integrantes de outra escola de samba. Em determinado momento, precisou desviar de um veículo Volkswagen Fusca que estava à sua frente. Ao retornar para sua faixa de rolamento, encontrou outra escola de samba caminhando na via e, segundo ele, não houve tempo nem espaço para evitar o atropelamento.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem condenado por tentar matar a companheira em Araputanga

O episódio ganhou repercussão nacional e foi amplamente divulgado pela imprensa. De acordo com Aluísio, após o caso ser exibido no programa Linha Direta, ele deixou o Rio Grande do Norte e passou a viver em Cuiabá, onde permaneceu por vários anos.

Integração entre os estados

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso mantém contato permanente com as demais Polinters e Delegacias de Capturas do Brasil, compartilhando informações sobre foragidos da Justiça e prestando apoio às investigações interestaduais.

A delegada titular da Polinter de Mato Grosso, Silvia Maria Pauluzzi de Siqueira, destacou a importância da cooperação entre as unidades especializadas de capturas em todo o país.

“A implantação do Núcleo de Inteligência fortaleceu significativamente o trabalho da Gerência de Capturas, proporcionando maior eficiência na pesquisa, análise de dados e apoio às equipes operacionais, o que tem resultado em importantes prisões de foragidos da Justiça”, destacou a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA