POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação para combater receptação de eletroeletrônicos furtados em Várzea Grande

Publicado em

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (26.03), a Operação Tempesta Signal, para combater a receptação de eletroeletrônicos em Várzea Grande. A ação culminou com a recuperação de 14 aparelhos celulares, avaliados em R$ 21.8 mil, e na prisão de 10 pessoas, autuadas por receptação.

Os celulares recuperados pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande foram objetos de roubos e furtos ocorridos no município de Várzea Grande.

Um dos aparelhos recuperados havia sido roubado no dia 19 de janeiro, por volta das 07h30, quando a vítima, uma mulher de 46 anos, fazia caminhada no bairro Mapim e foi abordada por dois homens, que, com uma arma de fogo, ordenaram que ela entregasse seu aparelho celular.

O aparelho dela foi recuperado nesta quinta-feira, no bairro Petrópolis, e o receptador afirmou tê-lo adquirido no Shopping Popular de Várzea Grande.

Outro aparelho recuperado hoje foi o roubado de um caminhoneiro no dia 17 de dezembro de 2025. A vítima havia estacionado seu caminhão no pátio de um posto de combustível na Rodovia dos Imigrantes quando, por volta das 19 horas, foi abordada por um homem armado, que ordenou que o caminhoneiro entregasse seu aparelho celular. O celular desta vítima foi recuperado nesta quinta-feira no bairro São Sebastião.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas e a criminalidade em Peixoto de Azevedo

A equipe da Derf de Várzea Grande também recuperou um celular furtado de um idoso, de 78 anos, no dia 07 de janeiro deste ano, dentro do transporte coletivo. O receptador, preso nesta quinta-feira (26.03) ao ser encontrado com o aparelho, alegou tê-lo comprado pelo site OLX.

Outra vítima idosa, de 76 anos, também teve o celular furtado em Várzea Grande, no interior do terminal de ônibus da cidade, e recuperado nesta quinta-feira. O receptador afirmou ter adquirido o aparelho no Shopping Popular de Várzea Grande.

“Combater com veemência o crime de receptação é prioridade para a Derf-VG, porque é o receptador quem financia os crimes de roubos e furtos. Outrossim, o aparelho celular não é apenas um bem patrimonial, nos últimos tempos se tornou uma ferramenta de trabalho indispensável, de modo que, a subtração causa transtornos de toda a ordem para a vítima”, afirmou a delegada Elaine Fernandes.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Força Tática impede faccionados de torturar 14 pessoas e prende 3 membros em Poxoréu

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  Polícia Civil prende três envolvidos em tentativa de homicídio ocorrida em outubro em Água Boa

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA