Política MT

Alunos da Unemat de Tangará da Serra conhecem funcionamento da ALMT

Publicado em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, nesta quarta-feira (1º), a visita de alunos e professores do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com o programa Por Dentro do Parlamento, com o objetivo de aproximar os futuros profissionais da prática jornalística desenvolvida no ambiente institucional.

Os universitários conheceram a Rádio Assembleia, participaram ao vivo do programa Balaio Brasil, com o apresentador Cléber Dias, acompanharam a transmissão do programa Direto do Plenário nos estúdios da TV Assembleia, percorreram setores estratégicos da Secom e participaram de um passeio guiado pelo Planejamento Estratégico. No dia anterior, na segunda-feira (30), também estiveram presentes no lançamento do Troféu Parlamento, o primeiro Prêmio de Jornalismo da Casa de Leis.

De acordo com a gerente de marketing da Secom, Noêmia Almeida, a visita dos alunos da Unemat à ALMT reforça a importância do intercâmbio entre instituições de ensino e órgãos públicos. Ao aproximar os acadêmicos da prática, a Assembleia Legislativa fortalece parcerias, mas também contribui para a formação de futuros jornalistas mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.

“Essa iniciativa integra um conjunto de ações conjuntas que já desenvolvemos com a universidade. A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Roseli Kochhann, é parceira da Assembleia e mobilizou os acadêmicos para estarem aqui. Os alunos presentes vivenciam hoje a prática da comunicação institucional e também participam do lançamento do primeiro Prêmio de Jornalismo do Parlamento. É uma oportunidade de ampliar horizontes e trazer o aprendizado da sala de aula para a realidade profissional”, afirmou.

Leia Também:  Sessão especial em Vila Bela reconhece iniciativas pela preservação cultural e histórica da cidade

Foto: Ronaldo Mazza

Roseli ressaltou ainda a importância dos estudantes vivenciarem o jornalismo fora da academia. “Essas experiências são fundamentais porque permitem aos alunos saírem da teoria e conhecerem o funcionamento de uma redação ao vivo. O contato direto com as práticas de rádio, TV e assessoria possibilita a ampliação do conhecimento. Um bom jornalista se constrói tanto na sala de aula quanto na vivência prática, e momentos como este contribuem muito para a formação deles”, destacou.

Para Victor Nascimento, do 8º semestre, o contato direto com profissionais experientes é transformador. “Quando a gente tem esse contato com pessoas que já estão no mercado, ampliamos nossos horizontes e encontramos novas possibilidades. Ver na prática como funcionam o rádio, a TV e a assessoria é enriquecedor, porque ajuda a clarear dúvidas e mostra caminhos que talvez não imaginávamos. É um aprendizado para a vida”, afirmou.

Isabelli Pinheiro, também no 8º semestre, destacou a oportunidade de conhecer diferentes áreas da comunicação. “É muito diferente do que imaginamos em sala de aula. Aqui a gente vê de perto como funciona a comunicação institucional. Participar ao vivo na rádio foi uma experiência única e reforçou minha paixão pela área. Esse contato direto com vários formatos nos ajuda a pensar no futuro e a decidir em qual caminho seguir”, explicou.

Leia Também:  Wilson quer barrar práticas abusivas de consignatárias contra servidores públicos

Já Evelin Maria, aluna do 4º semestre, destacou a realização de um sonho. “Estar aqui é muito especial para mim. Sempre sonhei em conhecer esse espaço e vivenciar o jornalismo na prática. Sou apaixonada pela área de assessoria de imprensa, então estar em contato com esse ambiente e aprender com profissionais é uma experiência única. Inclusive, já penso em participar do Troféu Parlamento na categoria estudante”, disse.

Ao final da visita, os estudantes receberam certificados das mãos do secretário de Comunicação ,Coronel Henrique Santos e do primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Dr. João (MDB).

“Depois de muito tempo formado como médico, tive vontade de fazer faculdade de Jornalismo para me especializar em Jornalismo esportivo, mas acabei o sonho, por conta de agenda. Estou muito feliz pela presença dos alunos. Essas aulas de campo são muito importantes para a formação deles e a Assembleia Legislativa estará sempre de portas abertas”, destacou Dr. João.

Já o secretário de Comunicação reforçou o convite para que os alunos participem do 1º Prêmio de Jornalismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O Certifcado fará parte da carga horária dos alunos, totalizando 10 horas.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputado Thiago Silva defende a ampliação das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Published

on

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende a ampliação do modelo de escolas cívico-militares no Estado, destacando os resultados positivos alcançados na educação e o crescimento expressivo da iniciativa, que já ultrapassa 260 unidades em funcionamento, atendendo mais de 200 mil alunos.

Durante a tramitação na ALMT da Lei 12.388/2024, de inciativa do Governo do Estado, que instituiu as escolas cívico-militares em Mato Grosso, Thiago Silva foi relator da proposta e comemorou a expansão do modelo, que tem se consolidado como referência pela promoção da disciplina, do respeito, do patriotismo e da melhoria da qualidade do ensino.

“O modelo cívico-militar tem demonstrado excelentes resultados na formação dos nossos estudantes. São escolas que fortalecem valores como disciplina, ética, respeito e civismo, além de apresentarem bons índices de desempenho educacional, como nas avaliações do Ideb. Defendemos a continuidade e a ampliação deste modelo que tem sido um verdadeiro case de sucesso em Mato Grosso e em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Relatório final de CPI apresenta propostas para investigar e coibir invasões urbanas e rurais

O deputado também ressaltou que a implantação das unidades ocorre por meio de consulta pública, garantindo que a comunidade escolar participe democraticamente da decisão sobre a adoção do modelo.

Um dos exemplos recentes é o município de Nova Guarita, que passará a contar com sua primeira escola cívico-militar após aprovação da comunidade escolar, realizada nos dias 8 e 9 de junho. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Geane, comemorou a conquista e agradeceu o empenho de Thiago Silva em defesa da educação.

“Essa é uma importante vitória para Nova Guarita. Agradecemos ao deputado Thiago Silva por todo o apoio e compromisso com a nossa educação, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou a vereadora.

Thiago Silva reafirmou que defende a liberdade de escolha das famílias, permitindo que os pais possam optar entre o ensino tradicional e o modelo cívico-militar, conforme a realidade de cada comunidade.

“Nosso compromisso é fortalecer a educação em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Continuaremos trabalhando para garantir investimentos, melhorar a infraestrutura de todas as escolas, valorizar os profissionais da educação e oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos, respeitando a decisão das famílias sobre o modelo educacional que desejam para seus filhos”, concluiu o deputado.

Leia Também:  Wilson quer barrar práticas abusivas de consignatárias contra servidores públicos

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA