Política MT

Câmara Setorial da Enfermagem debate saúde mental e condições de trabalho dos profissionais no estado

Publicado em

A saúde mental dos profissionais de enfermagem foi o tema central da 2ª reunião ordinária da Câmara Setorial Temática da Enfermagem, realizada nesta quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A iniciativa é conduzida pela presidente da Câmara Setorial, enfermeira Merielly Cristina Nantes, e foi proposta pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), com o objetivo de promover políticas públicas voltadas à valorização da categoria.

O encontro foi marcado por reflexões profundas sobre a precarização das condições de trabalho e pelo apelo por mais empatia e reconhecimento para aqueles que estão na linha de frente do cuidado com a população. Vereadores de seis municípios estiveram presentes, além de representantes de conselhos, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e lideranças da enfermagem de várias regiões do estado.

Logo no início da reunião, uma homenagem (in memoriam) ao técnico de enfermagem Hélcio José dos Santos, de 53 anos, emocionou os participantes. Hélcio foi encontrado morto no banheiro do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, no último dia 21 de julho, após ficar desaparecido por mais de 20 horas durante um plantão.

Leia Também:  Deputado Dr. Eugênio (PSB) discute obras estratégicas para o Vale do Araguaia com ministro dos Transportes

A filha dele, Danieli Santos, também técnica de enfermagem, fez um comovente depoimento sobre o episódio, que escancarou a falta de atenção e cuidado com os próprios profissionais de saúde. “Meu pai enfrentava depressão e ansiedade. Estava afastado pelo INSS, mas teve a perícia negada. Era um profissional que, como tantos, foi tratado como uma máquina. Não estou aqui para culpar ninguém, mas para questionar: como isso se tornou normal? Onde está o cuidado com quem cuida?”, disse, ao destacar o papel da Câmara Setorial como espaço de escuta e mobilização da categoria.

O conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT), Thalisson de Oliveira, também participou da reunião e fez um alerta importante. Segundo ele, antes da pandemia, a maioria dos afastamentos da categoria era provocada por doenças físicas, como lesões por esforço repetitivo (LER). Hoje, o cenário é outro: os afastamentos estão, majoritariamente, ligados a transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão.

“Discutir saúde mental é também falar de vínculos trabalhistas, valorização salarial e reconhecimento profissional. A ausência de um piso salarial implementado de forma real, como salário base, força os profissionais a manterem múltiplos vínculos, gerando jornadas exaustivas e comprometendo sua saúde mental”, pontuou.

Leia Também:  Parlamento homenageia cidadãos que constroem o presente e o futuro de Mato Grosso

A fala do conselheiro foi reforçada por relatos de profissionais presentes, que compartilharam experiências de sobrecarga e frustração. Muitos afirmaram que, devido ao excesso de trabalho, não conseguiram sequer acompanhar o crescimento dos filhos. A precariedade das relações de trabalho, a ausência de tempo para o lazer e o baixo poder aquisitivo foram apontados como fatores que agravam o sofrimento psíquico da categoria.

“Demos um passo importante ao entender, com mais clareza, o que está de fato acontecendo com a enfermagem em Mato Grosso. Tivemos a presença expressiva de representantes do interior, o que reforça nosso objetivo: fazer com que as vozes da enfermagem ecoem por todo o estado”, afirmou a presidente da Câmara Setorial.

Merielly Nantes também destacou a importância da articulação com instituições estratégicas, como o Cosems e o TCE, que têm contribuído com o debate e fortalecido o compromisso com a construção de políticas públicas voltadas à categoria. “Saímos da reunião confiantes de que estamos no caminho certo para garantir avanços concretos e melhorias reais para os profissionais da enfermagem”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Canais oficiais da ALMT podem inspirar pautas para o Troféu Parlamento

Published

on

Jornalistas e estudantes que pretendem participar da 2ª edição do Prêmio ALMT de Jornalismo – Troféu Parlamento podem se inspirar nos conteúdos publicados nos canais oficiais de comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para identificar temas e produzir reportagens para concorrer ao prêmio.

O site al.mt.gov.br, a Rádio Assembleia FM, a TV Assembleia, o Instagram e Youtube da ALMT são abastecidos diariamente de informações sobre o parlamento mato-grossense. São notícias, transmissões, entrevistas, programas, vídeos e publicações institucionais que ampliam o olhar sobre o conteúdo produzido pela ALMT, identificando assuntos ligados a leis, direitos, políticas públicas, fiscalização, audiências, comissões e debates que impactam diretamente a sociedade mato-grossense.

Esses elementos estão alinhados ao tema da segunda edição do prêmio, “Onde a lei nasce, a cidadania cresce”, que deverá movimentar as redações dos veículos de comunicação do estado, a partir do próximo dia 30, quando começam as inscrições.

O secretário de Comunicação da ALMT, coronel Henrique Santos, destaca que os canais institucionais oferecem uma base sólida de informação para aprofundamento jornalístico. Destaca que os conteúdos podem ajudar na identificação de temas de interesse público, personagens, dados e impactos sociais que mereçam aprofundamento.

Foto: Helder Faria

Para o secretário, relatórios ou debates apresentados em comissões, por exemplo, podem revelar tendências e problemas que merecem investigação mais aprofundada, como questões relacionadas à saúde, educação, infraestrutura ou meio ambiente. Outros assuntos que aparecem com frequência nas sessões plenárias ou nas comissões podem indicar temas relevantes para a sociedade mato-grossense e inspirar reportagens analíticas, multimídia ou documentais.

“O diferencial de um trabalho concorrente ao prêmio está justamente na capacidade de ampliar a informação inicial, realizando apuração própria, ouvindo diferentes fontes, verificando dados e apresentando novos elementos que contribuam para o debate público”, afirmou Henrique Santos.

Leia Também:  Dr. João visita obras do novo Hospital Júlio Müller e propõe doação de equipamentos para o interior

No ambiente digital, o site institucional é apontado como ferramenta essencial para quem busca pautas e referências legislativas, conforme descreve a coordenadora de Jornalismo do site da ALMT, Renata Neves.

“O site da Assembleia Legislativa reúne informações importantes para quem quer acompanhar o que está em discussão no Parlamento estadual. Nele, é possível encontrar notícias, projetos de lei, leis aprovadas, votações, pautas de sessões, atas, audiências públicas, comissões, frentes parlamentares e diversos documentos legislativos”.

Renata alerta que para quem busca uma ideia de tema para reportagem a dica é navegar pelos diferentes menus e áreas do site, porque há uma grande variedade de conteúdos disponíveis que podem servir como ponto de partida para identificar assuntos importantes e compreender a relação entre o trabalho dos deputados e a vida da população.

“A partir desse primeiro levantamento, é possível desenvolver reportagens próprias, com apuração mais aprofundada, levantamento de dados e escuta de personagens e especialistas”, afirmou.

A programação da TV Assembleia também se destaca como fonte de conteúdo jornalístico, com transmissões ao vivo e programas que ajudam a acompanhar o dia a dia do Parlamento. O superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, ressalta o acesso ampliado aos conteúdos.

“Todos os eventos da Casa são transmitidos ao vivo pela TVAL. Nos nossos canais abertos e também no YouTube e redes sociais. Com isso, além do dia a dia de cobertura por parte dos profissionais de imprensa eles têm, caso precisem, a chance de rever conteúdos. E isso faz a diferença no momento de encontrar temas e aprofundar suas análises já que todos os conteúdos estão disponíveis na base do YouTube: matérias e transmissões ao vivo”, explicou o superintendente.

Leia Também:  Deputados receberão proposta de Regimento da CPI da Saúde na terça-feira (31)

A TV inovou e colocou no ar o programa Direto do Plenário, que vai ao ar às quartas-feiras, ao vivo, antes da sessão plenária. “Temos também os programas de estúdio como o Entrevista Coletiva, Programa Parlamento, Em Discussão, Olhares, Diário da ALMT, dentre outros”.

No rádio, a comunicação institucional também cumpre papel de aproximação com a população e disseminação de informações legislativas. O responsável pela Rádio Assembleia, José Marques, destaca a diversidade de conteúdos.

“A Rádio Assembleia é muito rica em informação. Além dos programas jornalísticos e entrevistas, também temos conteúdos institucionais e de entretenimento que abordam temas de interesse público. Quem acompanha a programação, as redes sociais e os conteúdos disponíveis no YouTube pode encontrar diversas ideias de pautas e aprofundar temas para o Prêmio ALMT de Jornalismo”, afirmou José Marques.

Já no campo do marketing institucional e das redes sociais, o trabalho é voltado para a adaptação da linguagem e transformação da informação legislativa em conteúdo acessível ao público. A gerente de Marketing da ALMT, Noêmia Oliveira, explica o processo.

“Publicamos conteúdos sobre leis em vigor e projetos de lei. Muitas vezes, essas informações acabam inspirando novas pautas para as redes sociais. O site institucional é a nossa base principal. Tudo o que é apurado e publicado lá serve de matriz para os demais canais. A partir disso, adaptamos o conteúdo para as redes com uma linguagem mais leve, acessível e adequada a cada plataforma”, destacou Noêmia, ao acrescentar a importância do trabalho em equipe.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA