Política MT

Deputado Moretto entrega emendas da Região Oeste

Publicado em

O deputado estadual, Valmir Moretto (Republicanos), participou no dia 21 , da entregas de obras oriundas de suas emendas parlamentares e articulações de gestão junto ao Executivo. Dentre os municípios contemplados com recursos parlamentares estão Mirassol D’Oeste e Glória D’Oeste. O republicano aproveitou e visitou os municípios de Cáceres e São José dos Quatro Marcos.

Mirassol D’Oeste foi contemplada com a Ordem de Serviço de pavimentação asfáltica das ruas 06 e 07, além de um automóvel que atenderá a a instituição João Paulo II, responsável por atender crianças em vulnerabilidade social da segião.

Na cidade, ele também visitou a cadeia pública da Polícia Judiciária Civil, onde conversou com servidores e conheceu o espaço, que possui um hotel de transição e uma horta produzida por reeducandos. Na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o deputado se comprometeu em atender as demandas da associação, ao qual ele possui uma dedicação especial.

Em Glória D’Oeste, o parlamentar participou da entrega de um playground na praça central, uma reivindicação dos parlamentares e da prefeita Gheysa Borgato (PSD). A obra teve recursos do mandato de Moretto.

Leia Também:  Regularização fundiária avança na Gleba Divisa, em Novo Mundo

“Deputado Moretto, agradeço de coração, de tudo que tem ajudado, nas emendas. O senhor tem visto o tanto que isso é importante para nossas crianças. Essa obra enriqueceu mais ainda a nossa praça, que favorece o fortalecimento do comércio”, destacou Borgato.

Em Cáceres e São José dos Quatros Marcos, o parlamentar atendeu as demandas locais e articulou politicamente recursos para as cidades. O município de Cáceres está prestes a receber a Carreta da Saúde Mulher, parceria com o Sistema S, da Fecomércio com o republicano.

“Gostaria de agradecer ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Otaviano Pivetta e ao secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, por sempre atenderem as reivindicações da minha região Oeste. Também agradeço o presidente do Sistema S em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, pela parceria na saúde feminina”, pontuou Moretto.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Dr. Eugênio cobra apoio ao produtor de leite e preço do produto é exigido em lei com a derrubada de veto

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Regularização fundiária avança na Gleba Divisa, em Novo Mundo

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA