Ministério Público MT

Réu é condenado a 20 anos por tentar matar jovem em Rondonópolis

Publicado em

O Tribunal do Júri condenou a 20 anos de prisão integrante do comando vermelho que tentou matar jovem que enviou mensagem a esposa de membro da facção, em Rondonópolis. O crime aconteceu no dia 12 de fevereiro do ano passado, na residência da vítima e na presença de sua mãe. Além da tentativa de homicídio qualificada, Luccas Ortega Nery também foi condenado por porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, após ter sido atingida por vários disparos de arma de fogo em sua própria residência, a vítima foi socorrida e encaminhada para atendimento médico. Foi constatado durante a investigação policial que o réu mapeou o trajeto que a vítima fazia, horários e locais por onde passava todos os dias para depois cumprir a ordem oriunda da facção criminosa.

Consta na denúncia, que antes da tentativa de homicídio, a vítima foi obrigada a participar de uma reunião com outros integrantes da organização. Durante o encontro, o jovem foi informado que a sua morte havia sido decretada pela facção e que para reverter o quadro ele teria que matar uma pessoa no município de Gaúcha do Norte, o que foi recusado pelo jovem.

Leia Também:  MPMT participa de reunião sobre política nacional de educação inclusiva

Conforme a promotora de Justiça que atuou no plenário do júri, a condenação de Luccas Ortega Nery ocorreu nos termos da denúncia oferecida pelo Ministério Público. Os jurados acolheram a tese de que a tentativa de homicídio foi cometida por motivo torpe. O réu encontra-se preso e não poderá recorrer da decisão em liberdade.

O Júri foi realizado no dia 24 de setembro.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Público MT

MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS

Published

on

Uma comitiva do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou visita técnica ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), na quarta-feira (24), para conhecer em detalhes o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp), desenvolvido pela instituição mato-grossense. A iniciativa integra um estudo conduzido pelo MPMS para avaliar a substituição do sistema atualmente utilizado, sendo o Simp uma das soluções analisadas.A comitiva foi composta pela promotora de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), Cristiane Mourão Leal Santos; pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Myrian Raquel Rodrigues da Silva; e pelos servidores Frederick Werner Castellani Viacek, do Departamento de Sistema da Informação; Gustavo Rocha Lobato, do Departamento de Produtos e Serviços; Jorge Antonio Arantes Vilela, do Departamento de Cibersegurança; Daniel Rodrigues Duarte, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas; e Anderson Miranda, chefe do Setor de Atendimento ao Processo Eletrônico.Os representantes do MPMS foram recebidos na Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, pelo promotor de Justiça coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), José Mariano de Almeida Neto; pelo chefe do DTI, Édipo Avelino dos Santos Palha; pelos assessores de Tecnologia da Informação Sênior Rodrigo Fonseca de Moraes e Daniel Ribeiro Soares; e pelo gerente de Sistemas, Jeferson Lamartine Boldrin.Durante a visita, a equipe do MPMT apresentou a arquitetura, as funcionalidades e as regras de funcionamento do Simp, sistema responsável pela gestão dos procedimentos e das atividades finalísticas da instituição. A programação incluiu ainda a demonstração de outras soluções desenvolvidas pelo Ministério Público de Mato Grosso, como o Plenário Virtual, os painéis de Business Intelligence (BI) integrados ao Simp, o sistema Zeus e o Gestão de Auxílio Saúde.“O Simp é um sistema maduro, desenvolvido integralmente pelo MPMT para atender às necessidades da atividade finalística do Ministério Público e que hoje se consolidou como referência nacional. A tecnologia já foi exportada para seis estados brasileiros, demonstrando sua eficiência, robustez e capacidade de adaptação a diferentes realidades institucionais. Receber o MPMS para apresentar a evolução contínua dessa ferramenta é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e contribuir para o fortalecimento dos Ministérios Públicos em todo o país”, destacou o promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto.O chefe do DTI ressaltou a importância da integração entre as instituições. “Foi uma visita muito produtiva, que permitiu uma valiosa troca de experiências entre as equipes técnicas. Esse intercâmbio fortalece a colaboração entre os Ministérios Públicos e contribui para o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes”, afirmou Édipo Avelino dos Santos Palha.

Leia Também:  Tio é condenado a 74 anos por estuprar e matar sobrinha de nove anos

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA