MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros promove trocas no 1º Comando Regional e 1º Batalhão em Cuiabá

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, nesta quinta-feira (13.2), a troca de comando das unidades operacionais do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (1º CRBM), que abrange a Região Metropolitana de Cuiabá, e do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), também na Capital. Estas são as duas principais unidades operacionais do Estado.

O tenente-coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz assumiu o comando do 1º CRBM, substituindo o coronel BM Heitor Fernandez da Luz. Já o 1º BBM passou a ser comandado pela tenente-coronel BM Pryscilla Jorge Machado de Souza, em substituição ao tenente-coronel BM Paulo César Crivelli. A cerimônia de passagem dos comandos ocorreu na sede do 1º BBM.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral adjunto do CBMMT e chefe do Estado-Maior, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes de instituições parceiras da corporação.

De acordo com o coronel BM Rony Robson Cruz Barros, a troca de comando é mais do que um ato administrativo. Ela simboliza a continuidade dos serviços prestados, o compromisso com a missão de salvar e proteger, e o respeito pela instituição. Além disso, fortalece dois comandos de grande importância para o Estado.

O 1º CRBM abrange os batalhões de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé, e é responsável pelo atendimento aos 11 municípios da região. Já o 1º BBM é a maior e mais tradicional unidade operacional da corporação, que completará 50 anos em 2025.

“O 1º Comando Regional, além de estar sediado na Capital, é responsável pelo atendimento das ocorrências em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Santo Antônio de Leverger, abrangendo a maioria da população do nosso Estado e sendo o principal comando regional da nossa instituição. Já o batalhão, que originou praticamente toda a nossa corporação, foi onde tudo começou, e hoje estamos espalhados por todo o Estado”, ressaltou o coronel.

Em seu discurso de despedida, o coronel BM Heitor Fernandez da Luz relembrou os desafios enfrentados durante seu comando, especialmente em relação aos incêndios florestais no Pantanal. Ele também agradeceu a colaboração de todos os militares que o apoiaram ao longo dessa jornada, destacando não apenas as habilidades estratégicas, mas também a integridade moral e o profissionalismo da equipe.

Leia Também:  Sejus articula ações com instituições para ampliar vagas e fortalecer sistema prisional em Mato Grosso

“Eu agradeço pela confiança e pelo apoio sempre que precisávamos de algo para o serviço operacional. Mesmo dentro das limitações do comando, fomos sempre bem atendidos, e sou grato por isso. Se de alguma forma os resultados da minha gestão foram positivos no final do ano, devo muito mais à sorte de vocês do que à minha própria sorte”, disse.

“Eu tentei fazer uma gestão, eu tentei auxiliar, eu tentei dar um norte, mas no final das contas quem efetivamente está na ponta da mangueira, literalmente, no sentido figurado eu, no sentido literal são os senhores, então agradeço demais”, complementou o coronel Heitor.

Por sua vez, também se despedindo, o tenente-coronel BM Paulo César Crivelli aproveitou a ocasião para destacar a melhora significativa nos indicadores de desempenho operacional do 1º BBM, no tempo de resposta e na taxa de regularização das edificações em sua área de atuação, por exemplo, o que impactou diretamente na segurança da população em uma das regiões mais populosas e dinâmicas do Estado.

“O batalhão só é um sucesso graças ao empenho e a dedicação dos senhores, de cada um dos senhores, em cada situação. Naquele minuto a mais que os senhores decidem se empenhar em fazer a manutenção de um equipamento, naquele segundo a mais que os senhores decidem levantar mais rápido para atender a ocorrência. Cada dessas pequenas ações tornam o melhor batalhão de todos. E quando digo isso, não estou me referindo à estrutura ou aos equipamentos, mas aos militares. Quando afirmo que o 1º Batalhão é o melhor, estou dizendo que os senhores são os melhores militares”, afirmou.

Reconhecimento e parceria

Ainda durante o evento, representantes de instituições como a Defesa Civil de Cuiabá, a Câmara Municipal de Cuiabá e a concessionária Nova Rota Oeste destacaram a importância da parceria entre as instituições e a corporação para as ações de prevenção e resposta a emergências na Capital, reforçando o compromisso conjunto em garantir mais segurança à população.

“Sabemos que esta é a maior unidade do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, sendo a precursora. E, obviamente, agora, em uma nova fase, atuando na Prefeitura Municipal de Cuiabá como secretário de Defesa Civil, isso facilitará muito o nosso entendimento com o CR1 e o 1º Batalhão, até porque as ocorrências nesta região, atendidas pelo Corpo de Bombeiros, contam com a participação efetiva da Defesa Civil do município”, afirmou o coronel RR Alessandro Borges Ferreira, secretário de Defesa Civil de Cuiabá.

Leia Também:  ENEM: Resultados expressivos colocam colégios de MT em destaques nas aprovações nacionais

Ainda segundo o secretário, reuniões já estão sendo realizadas para o planejamento das ações que serão intensificadas no meio do ano, a fim de minimizar os impactos de incêndios em áreas urbanas e rurais do município.

“Nós sabemos que esse é um período crítico, geralmente seco, com uma estiagem longa, o que aumenta nossas demandas relacionadas a incêndios em terrenos urbanos e na área rural do município. Se tivermos um planejamento sólido e um trabalho integrado, tenho certeza de que não só conseguiremos minimizar o impacto dessas ocorrências para a sociedade urbana, mas também teremos muito mais eficiência.”, garantiu.

O gerente de Operações da Nova Rota Oeste, Edemilson Bueno, também reforçou a necessidade de uma aproximação ainda maior da corporação para a capacitação dos profissionais da concessionária.

Ele ressaltou a importância da realização de simulações, exercícios práticos e treinamentos conjuntos, visando aprimorar a resposta a emergências e garantir um atendimento mais eficiente e seguro nas rodovias sob concessão. Atualmente, a Nova Rota Oeste é responsável por aproximadamente 850 km de rodovias que atravessam 19 municípios de Mato Grosso.

“É fundamental mantermos essa parceria com o Corpo de Bombeiros. Nos últimos dez anos, já recebemos auxílio e apoio em todas as ações, desde as menores até as mais complexas, e isso tem sido essencial para nosso trabalho. Fortalecer essa aproximação nos permite compartilhar nossos dados, estatísticas e atendimentos ao longo das rodovias sob nossa concessão. Nossa equipe não possui a mesma formação dos bombeiros militares, por isso essa colaboração é indispensável para garantirmos um atendimento correto e seguro”, encerrou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Bombeiros socorrem vítima de explosão causada por vazamento de gás de cozinha canalizado

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Sema promove 1º workshop sobre segurança de barragens em Tangará da Serra

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA