MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros promove trocas no 1º Comando Regional e 1º Batalhão em Cuiabá
Publicado em
13 de fevereiro de 2025por
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, nesta quinta-feira (13.2), a troca de comando das unidades operacionais do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (1º CRBM), que abrange a Região Metropolitana de Cuiabá, e do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), também na Capital. Estas são as duas principais unidades operacionais do Estado.
O tenente-coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz assumiu o comando do 1º CRBM, substituindo o coronel BM Heitor Fernandez da Luz. Já o 1º BBM passou a ser comandado pela tenente-coronel BM Pryscilla Jorge Machado de Souza, em substituição ao tenente-coronel BM Paulo César Crivelli. A cerimônia de passagem dos comandos ocorreu na sede do 1º BBM.
A solenidade foi presidida pelo comandante-geral adjunto do CBMMT e chefe do Estado-Maior, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes de instituições parceiras da corporação.
De acordo com o coronel BM Rony Robson Cruz Barros, a troca de comando é mais do que um ato administrativo. Ela simboliza a continuidade dos serviços prestados, o compromisso com a missão de salvar e proteger, e o respeito pela instituição. Além disso, fortalece dois comandos de grande importância para o Estado.
O 1º CRBM abrange os batalhões de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé, e é responsável pelo atendimento aos 11 municípios da região. Já o 1º BBM é a maior e mais tradicional unidade operacional da corporação, que completará 50 anos em 2025.
“O 1º Comando Regional, além de estar sediado na Capital, é responsável pelo atendimento das ocorrências em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Santo Antônio de Leverger, abrangendo a maioria da população do nosso Estado e sendo o principal comando regional da nossa instituição. Já o batalhão, que originou praticamente toda a nossa corporação, foi onde tudo começou, e hoje estamos espalhados por todo o Estado”, ressaltou o coronel.
Em seu discurso de despedida, o coronel BM Heitor Fernandez da Luz relembrou os desafios enfrentados durante seu comando, especialmente em relação aos incêndios florestais no Pantanal. Ele também agradeceu a colaboração de todos os militares que o apoiaram ao longo dessa jornada, destacando não apenas as habilidades estratégicas, mas também a integridade moral e o profissionalismo da equipe.
“Eu agradeço pela confiança e pelo apoio sempre que precisávamos de algo para o serviço operacional. Mesmo dentro das limitações do comando, fomos sempre bem atendidos, e sou grato por isso. Se de alguma forma os resultados da minha gestão foram positivos no final do ano, devo muito mais à sorte de vocês do que à minha própria sorte”, disse.
“Eu tentei fazer uma gestão, eu tentei auxiliar, eu tentei dar um norte, mas no final das contas quem efetivamente está na ponta da mangueira, literalmente, no sentido figurado eu, no sentido literal são os senhores, então agradeço demais”, complementou o coronel Heitor.
Por sua vez, também se despedindo, o tenente-coronel BM Paulo César Crivelli aproveitou a ocasião para destacar a melhora significativa nos indicadores de desempenho operacional do 1º BBM, no tempo de resposta e na taxa de regularização das edificações em sua área de atuação, por exemplo, o que impactou diretamente na segurança da população em uma das regiões mais populosas e dinâmicas do Estado.
“O batalhão só é um sucesso graças ao empenho e a dedicação dos senhores, de cada um dos senhores, em cada situação. Naquele minuto a mais que os senhores decidem se empenhar em fazer a manutenção de um equipamento, naquele segundo a mais que os senhores decidem levantar mais rápido para atender a ocorrência. Cada dessas pequenas ações tornam o melhor batalhão de todos. E quando digo isso, não estou me referindo à estrutura ou aos equipamentos, mas aos militares. Quando afirmo que o 1º Batalhão é o melhor, estou dizendo que os senhores são os melhores militares”, afirmou.
Reconhecimento e parceria
Ainda durante o evento, representantes de instituições como a Defesa Civil de Cuiabá, a Câmara Municipal de Cuiabá e a concessionária Nova Rota Oeste destacaram a importância da parceria entre as instituições e a corporação para as ações de prevenção e resposta a emergências na Capital, reforçando o compromisso conjunto em garantir mais segurança à população.
“Sabemos que esta é a maior unidade do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, sendo a precursora. E, obviamente, agora, em uma nova fase, atuando na Prefeitura Municipal de Cuiabá como secretário de Defesa Civil, isso facilitará muito o nosso entendimento com o CR1 e o 1º Batalhão, até porque as ocorrências nesta região, atendidas pelo Corpo de Bombeiros, contam com a participação efetiva da Defesa Civil do município”, afirmou o coronel RR Alessandro Borges Ferreira, secretário de Defesa Civil de Cuiabá.
Ainda segundo o secretário, reuniões já estão sendo realizadas para o planejamento das ações que serão intensificadas no meio do ano, a fim de minimizar os impactos de incêndios em áreas urbanas e rurais do município.
“Nós sabemos que esse é um período crítico, geralmente seco, com uma estiagem longa, o que aumenta nossas demandas relacionadas a incêndios em terrenos urbanos e na área rural do município. Se tivermos um planejamento sólido e um trabalho integrado, tenho certeza de que não só conseguiremos minimizar o impacto dessas ocorrências para a sociedade urbana, mas também teremos muito mais eficiência.”, garantiu.
O gerente de Operações da Nova Rota Oeste, Edemilson Bueno, também reforçou a necessidade de uma aproximação ainda maior da corporação para a capacitação dos profissionais da concessionária.
Ele ressaltou a importância da realização de simulações, exercícios práticos e treinamentos conjuntos, visando aprimorar a resposta a emergências e garantir um atendimento mais eficiente e seguro nas rodovias sob concessão. Atualmente, a Nova Rota Oeste é responsável por aproximadamente 850 km de rodovias que atravessam 19 municípios de Mato Grosso.
“É fundamental mantermos essa parceria com o Corpo de Bombeiros. Nos últimos dez anos, já recebemos auxílio e apoio em todas as ações, desde as menores até as mais complexas, e isso tem sido essencial para nosso trabalho. Fortalecer essa aproximação nos permite compartilhar nossos dados, estatísticas e atendimentos ao longo das rodovias sob nossa concessão. Nossa equipe não possui a mesma formação dos bombeiros militares, por isso essa colaboração é indispensável para garantirmos um atendimento correto e seguro”, encerrou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
Published
44 minutos agoon
23 de junho de 2026By
Da Redação
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Fonte: Governo MT – MT
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
Sessão da 2ª Câmara Criminal é adiada e terá nova data para julgamento
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão...
Feira da Agricultura Familiar mantém movimento e fortalece renda de produtores mesmo com frio em Cuiabá
Mesmo sob o frio atípico registrado em Cuiabá, a Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar movimentou a Praça Alencastro e...
Novo sistema integra áreas estratégicas e moderniza gestão em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, avança na implantação do programa Integra Cuiabá,...
MATO GROSSO
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas...
Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste
O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá,...
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
POLÍCIA
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
Polícia Civil prende dois investigados por tortura em Pedra Preta
A Polícia Civil prendeu dois investigados por tortura durante a Operação Ruptura, deflagrada em Pedra Preta. O primeiro investigado, de...
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente...
FAMOSOS
Léo Santana e Lore Improta impressionam com ensaio newborn do filho Levi com Liz
Bianca Andrade e Fred Bruno se unem para curtir dia com o filho em Miami: ‘Familinha’
A influenciadora e empresária Bianca Andrade, de 31 anos, e o apresentador do Globo Esporte Fred Bruno, de 37, voltaram...
Poliana Rocha homenageia cantor Leandro nos 28 anos de sua morte: ‘Parou o Brasil’
Poliana Rocha, esposa do cantor Leonardo, usou as redes sociais nesta segunda-feira (23), para prestar uma homenagem a Leandro, no...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes6 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes6 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
CUIABÁ6 dias agoCCI Padre Firmo recebe Defensoria Pública em ação de orientação sobre os direitos da pessoa idosa
-
CUIABÁ4 dias agoFiscalização da Ordem Pública autua empresa por descarte irregular em área pública







