Várzea Grande
Várzea Grande inicia instalação de câmeras para reforçar segurança nas unidades do DAE
Publicado em
20 de fevereiro de 2025por
Da Redação
Além dessas unidades, cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) e duas Centrais de Captação serão contempladas com o sistema de segurança, sendo que parte dos equipamentos já está em trânsito de São Paulo para Várzea Grande
A prefeitura de Várzea Grande está implementando um amplo sistema de monitoramento para reforçar a segurança das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Centrais de Captação do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). A iniciativa busca evitar e coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagens, que têm comprometido o abastecimento de água na cidade.
“Temos de garantir o monitoramento constante dos nossos sistemas de captação e distribuição. Com a instalação das câmeras, poderemos evitar furtos de cabos, invasões e sabotagens, garantindo mais segurança para as nossas equipes e para o fornecimento de água”, destacou o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.
A instalação das câmeras de segurança está sendo conduzida pela Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, que tem uma equipe dedicada exclusivamente a essa missão. O processo teve início na quarta-feira (19), na Central de Captação da Guarita, mas devido às fortes chuvas, a instalação precisou ser adiada. Já na quinta-feira (20), os trabalhos foram retomados e a primeira câmera entrou em fase de configuração, permitindo monitoramento em tempo real, tanto pelo DAE quanto pela Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG).
Na próxima terça-feira (25), a Central de Captação do Chapéu do Sol também receberá um sistema de vigilância. Importante ressaltar que, após a instalação, as câmeras precisam passar por um processo técnico de configuração para garantir o funcionamento contínuo 24 horas por dia.
Além dessas unidades, cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) e duas Centrais de Captação serão contempladas com o sistema de segurança, sendo que parte dos equipamentos já está em trânsito de São Paulo para Várzea Grande. Dessa forma, a prefeitura irá avançar com as instalações de maneira gradativa, à medida que os novos dispositivos chegarem ao município.
Parceria com o programa Vigia Mais MT e ampliação do monitoramento
Além da instalação inicial das câmeras, a prefeitura e o DAE estão trabalhando na adesão ao programa Vigia Mais MT, da secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A iniciativa permitirá que Várzea Grande conte com um sistema de vigilância ainda mais robusto, incluindo tecnologia avançada de monitoramento, com gravação noturna, identificação facial e alcance de até 60 metros.
De acordo com o diretor-presidente do DAE, coronel Sandro Azambuja, a adesão ao programa faz parte das medidas emergenciais que vêm sendo adotadas após o decreto de Calamidade Pública. A intenção é adquirir 100 câmeras de segurança, que serão distribuídas nos principais pontos estratégicos do abastecimento de água na cidade.
Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Fernando Augustinho, a tecnologia disponível no Vigia Mais MT será um grande reforço para Várzea Grande. “Além da prevenção a crimes, essas câmeras permitirão um acompanhamento em tempo real, ajudando a equipe do DAE a reagir rapidamente a qualquer problema técnico ou suspeita de sabotagem. Essa parceria fortalece a segurança e a eficiência no abastecimento de água”, afirmou.
CASO DE POLÍCIA – Na semana passada, a prefeita Flávia Moretti (PL), oficializou, durante reunião com o governador Mauro Mendes (União), os casos de furtos, vandalismos e sabotagens ao sistema de abastecimento da água na cidade. Imediatamente, o Chefe do Executivo estadual cobrou prioridade nas investigações que apuram esses crimes. Na ocasião, ele entrou em contato com o secretário de Segurança, César Roveri, e com a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, para que a investigação seja conduzida da forma mais célere possível.
“Fiquei muito preocupado com os boicotes, com a sabotagem que está acontecendo no sistema de água. Isso é muito grave. Estamos dando prioridade nas investigações para descobrir quem está sabotando o sistema de água e complicando a vida do cidadão de Várzea Grande”, afirmou ele, lembrando que o governo chegou a destinar, em anos anteriores, mais de R$ 26 milhões para a construção da ETA do Pari.
A prefeitura de Várzea Grande segue firme na força-tarefa para normalizar o abastecimento de água no Município e garantir que a infraestrutura do DAE opere com segurança. A instalação das câmeras é mais um passo importante para evitar prejuízos e manter o fornecimento regular de água à população.
Várzea Grande
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
Published
4 horas agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.
Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.
Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.
Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.
“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.
A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.
Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.
“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.
Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.
Galeria de Fotos (52 fotos)
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos
CUIABÁ
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá...
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início...
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá concluíram nesta semana a 19ª Edição da...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CUIABÁ6 dias agoJECs 2026 reúne cerca de 400 estudantes em três modalidades esportivas
-
AGRONEGÓCIO2 dias agoPetrobras investe R$ 5 bi em fábrica de fertilizantes em retomada da produção
-
CUIABÁ6 dias agoCuiabá realiza primeira cirurgia bariátrica pela rede municipal de saúde
-
POLÍCIA4 dias agoPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica







