Várzea Grande
Flávia e Tião destacam dificuldades e desafios, mas elencam conquistas e grandes mudanças estruturais
Publicado em
3 de fevereiro de 2025por
Da Redação
Mesmo com uma herança de mais de R$ 140 milhões em restos a pagar e inúmeros problemas para gerir a cidade, os novos gestores estão equilibrando as finanças, mantendo – e até ampliando – a prestação dos serviços públicos e cumprindo promessas de campanha
A nova gestão municipal de Várzea Grande está sendo marcada pela superação de inúmeros desafios, desde restos a pagar que já ultrapassam a casa dos R$ 140 milhões, como falta de insumos básicos, maquinário parado por falta de manutenção básica, unidades de saúde sem realizar exames de sangue, a cidade sem serviços de manutenção e zeladoria, dívidas junto à fornecedores e até mesmo boicotes em unidades do Departamento de Água e Esgoto (DAE), para prejudicar o fornecimento de água potável à população.
Ainda que todos esses desafios tenham sido postos, estão sendo superados dia-a-dia. e mais que isso: a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli, ambos do PL, estão conseguindo cumprir as principais promessas de campanha: enxugar a máquina pública e dar o primeiro passo para a concessão do DAE.
“Tudo começa na busca pelo equilíbrio financeiro. Ainda que tenhamos uma dezena de problemas que comprometam o caixa da prefeitura, conseguimos na quinta-feira passada, por exemplo, quitar a primeira folha de pagamento dessa gestão e de forma antecipada”, comemorou a prefeita. Essa quitação reflete ainda outra promessa de campanha: enxugar a folha de pessoal do Município, que atualmente está reduzida em cerca de 40%.
Tião afirmou que há todo um comprometimento do secretariado em sanar problemas, ampliar a oferta dos serviços básicos e trabalhar pelo desenvolvimento da cidade focado não apenas nos ganhos econômicos, mas sobretudo, no social.
A nova gestão começou as primeiras horas do mandato fazendo uma visita técnica ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHMVG). In loco, a prefeita declarou que além do DAE, a saúde passou a ser prioridade em razão da situação encontrada. “Faltavam insumos, medicamentos, suporte para soro, cadeiras, macas e profissionais. Fomos em busca de ajuda e desde então estamos construindo uma parceria sólida e de resultados concretos junto ao governo do Estado. Vamos receber doação de R$ 5 milhões em equipamentos médico-hospitalares, retomamos a oferta de exames de sangue que não existia mais em unidades básicas e de maneira histórica estamos realizando ultrassonografia morfológica na Rede Cegonha”.
Ainda na saúde foi preciso instituir situação de emergência em Saúde Pública pela alta exponencial de casos de arboviroses (dengue, zika, chikungunya), em mais de 400%. A situação chegou a esse nível, porque no ano passado a antiga gestão deixou de notificar casos de arboviroses em Várzea Grande e com isso, perdeu-se o ‘time’ para preparar a rede pública municipal com medidas e ações que pudessem antecipar, criar uma retaguarda nas unidades de saúde para melhor recepcionar pacientes, diagnosticar e tratar os casos positivos dessas doenças.
INFRAESTRUTURA – A falta de um trabalho preventivo para enfrentar o período de chuvas, também levou o Município a decretar situação de emergência e calamidade pública nas áreas afetadas por deslizamentos de terra, erosões e alagamentos, por 180 dias. Várzea Grande foi extremamente afetada pelas fortes chuvas deste início de ano que provocaram deslizamentos de terra, erosões e alagamentos, resultando em danos estruturais tanto nas vias pavimentas, não pavimentadas e nas pontes de madeira, consideradas essenciais para a mobilidade e segurança da população, em especial, daquelas que residem na zona rural. Essa é mais uma medida tomada em razão do descaso da gestão anterior, que de outubro a dezembro, reduziu o ritmo de trabalho e não preparou a cidade para atravessar esse momento com o menor impacto possível, “tanto na estrutura das vias de acesso urbana e rural, quanto em relação ao combate ao Aedes aegypt”, pontuou a prefeita.
DÉCADA DE ESPERA – A prefeitura de Várzea Grande iniciou na semana passada as obras de acesso ao Parque Tecnológico, na região do Chapéu do Sol. O projeto está sendo executado com recursos próprios, orçado em cerca de R$ 3 milhões, e faz parte da contrapartida do Município ao Estado, que é o executor das obras do complexo de tecnologia “que é uma virada de chave para economia da cidade”, asseverou o vice-prefeito.
A obra coloca fim a uma espera de mais de uma década, já que nunca havia saído do papel, mesmo tendo sido promessa constante de gestões anteriores. A falta de estrutura de acesso, como a pavimentação, chegou a limitar o avanço das obras no Parque Tecnológico chegando a reduzir o ritmo do canteiro de obra, especialmente no período de chuvas. A expectativa é entregar o Parque em maio, mês de aniversário de Várzea Grande.
ABASTECIMENTO – Promessa de campanha e ratificada na primeira entrevista à imprensa como prefeita empossada, Flávia cumpriu seu anúncio de que um dos seus primeiros atos a frente do Executivo Municipal seria dar os primeiros passos para a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
O decreto nº 09/2025 instituiu o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) em projetos de parceria público privada (PPP), concessões e terceirizações. O objetivo é realizar os investimentos necessários para a modernização, expansão, operação e manutenção dos serviços públicos, com a interação entre a Administração Pública e a iniciativa privada. A nova gestão busca melhores soluções no atendimento à população de serviços essenciais como o acesso à água, trazendo uma solução definitiva ao abastecimento dos várzea-grandenses.
Além desse pontapé, a nova gestão está dando um choque na administração do DAE. Criou o boletim diário de abastecimento, está difundindo canais de atendimento para que os munícipes recebam tratamento isonômico e está realizando a manutenção da ETA Cristo Rei, que desde abril do ano passado vinha apresentando perdas de eficiência e comprometendo o fornecimento da região. Flávia liderou ainda a primeira reunião da história com os manobristas do DAE.
PRÓXIMOS PASSOS – Para este primeiro ano a atual gestão está focada na manutenção do equilíbrio financeiro, renegociação de contratos e pagamentos junto aos fornecedores, recuperação emergencial da infraestrutura da cidade, redução dos casos de arboviroses, busca por emendas junto a deputados estaduais e à Bancada Federal e reforço nas parcerias já seladas com o governo Mauro Mendes.
Ainda no curto e médio prazos, a prefeita quer realizar uma reforma administrava, conceder a RGA de 2025 e estudar meios de quitar o passivo de reajustes não pagos em anos anteriores aos servidores. “Temos compromisso com o funcionalismo público, especialmente a sua valorização. Já solicitei um estudo de impacto econômico para termos um cenário real do que podemos conceder nesse ano e até o final dessa gestão”, anunciou.
Ainda conforme a prefeita, a gestão marca uma nova era na política de Várzea Grande. “Seguiremos empenhados em manter a qualidade dos serviços prestados à população, assegurando que cada real economizado seja revertido para melhorias na cidade. Essa é a nova postura administrativa que reflete um compromisso com o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento sustentável de Várzea Grande. Estamos nos desdobrando para fazer o melhor. Se você trabalha certo, as coisas boas acontecem. Vamos transformar Várzea Grande com mais transparência, trabalho e progresso”.
SEXTOU VG – ‘Sextou VG’ foi criado pela própria prefeita. É uma ação itinerante, realizada todas as sextas-feiras, momento em que o poder público estará indo até os bairros para ouvir demandas, e em conjunto, buscar e levar soluções, sejam elas de curto, médio e longo prazos.
Como explica a prefeita, o objetivo dessa ação é justamente estar mais próxima da população. “Quero usar o Sextou VG para visitar bairros, acompanhar e aferir a qualidade dos serviços que estão sendo prestados. A ideia é ir dando musculatura ao ‘Sextou’ e tornar ele uma marca dessa nova gestão”.
Várzea Grande
Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036
Published
4 horas agoon
23 de junho de 2026By
Da Redação
Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.
Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.
A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).
“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.
A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.
A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.
“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.
Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.
“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.
A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.
“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.
A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.
“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.
Galeria de Fotos (30 fotos)
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
Sessão da 2ª Câmara Criminal é adiada e terá nova data para julgamento
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão...
Feira da Agricultura Familiar mantém movimento e fortalece renda de produtores mesmo com frio em Cuiabá
Mesmo sob o frio atípico registrado em Cuiabá, a Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar movimentou a Praça Alencastro e...
Novo sistema integra áreas estratégicas e moderniza gestão em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, avança na implantação do programa Integra Cuiabá,...
MATO GROSSO
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas...
Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste
O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá,...
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
POLÍCIA
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
Polícia Civil prende dois investigados por tortura em Pedra Preta
A Polícia Civil prendeu dois investigados por tortura durante a Operação Ruptura, deflagrada em Pedra Preta. O primeiro investigado, de...
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente...
FAMOSOS
Léo Santana e Lore Improta impressionam com ensaio newborn do filho Levi com Liz
Bianca Andrade e Fred Bruno se unem para curtir dia com o filho em Miami: ‘Familinha’
A influenciadora e empresária Bianca Andrade, de 31 anos, e o apresentador do Globo Esporte Fred Bruno, de 37, voltaram...
Poliana Rocha homenageia cantor Leandro nos 28 anos de sua morte: ‘Parou o Brasil’
Poliana Rocha, esposa do cantor Leonardo, usou as redes sociais nesta segunda-feira (23), para prestar uma homenagem a Leandro, no...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes6 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes6 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
CUIABÁ6 dias agoCCI Padre Firmo recebe Defensoria Pública em ação de orientação sobre os direitos da pessoa idosa
-
CUIABÁ4 dias agoFiscalização da Ordem Pública autua empresa por descarte irregular em área pública







