Várzea Grande

Viação e Obras registra mais de 3 mil solicitações serviços

Publicado em

Graças à atuação mais próxima das comunidades e dos resultados já contabilizados, em apenas 180 dias, rotina das equipes vai transformando Várzea Grande, da zona urbana à zona rural

A Secretaria Municipal de Viação e Obras de Várzea Grande divulgou o balanço das atividades realizadas no período de janeiro e junho de 2025. O levantamento aponta que, nesse acumulado do ano, a pasta recebeu 3.039 solicitações de serviços, reflexo direto da participação da população e da atuação das equipes de campo em todas as regiões da cidade.

Entre os serviços mais demandados estão o tapa-buracos, com 1.363 pedidos registrados no semestre, seguido do patrolamento de vias não asfaltadas, com 620 solicitações. A limpeza de bueiros (BL) aparece em terceiro lugar, com 198 pedidos, enquanto pavimentação foi solicitada 151 vezes.

Ainda dentro das principais demandas, o recapeamento totalizou 69 registros, a drenagem teve 39, a construção de quebra-molas foi solicitada 32 vezes e a limpeza de canais, 26. Foram solicitadas ainda 11 manutenções de ponte, 10 reformas, oito serviços de meio-fio, seis pedidos de construção de bueiros, além de registros relacionados à revitalização de sarjetas, calçadas, travessias, rampas de acessibilidade e manutenção de bueiros.

Leia Também:  Prefeitura mobiliza agentes de saúde em nova força-tarefa contra o Aedes aegypti

FALTA DE MANUTENÇÃO – Apesar do alto volume de solicitações, a Secretaria conseguiu avançar em várias frentes, que por falta de manutenção, demandavam intervenções urgentes. Foram executadas 365 ações de tapa-buracos, totalizando mais de 15 mil buracos tampados em vias públicas. As ações chegaram a mais de 65 bairros ao longo do semestre. No patrolamento urbano foram mais de 400 quilômetros de vias niveladas, e outros 157,21 quilômetros de estradas receberam patrolamento na zona rural.

A limpeza de bueiros (boca de lobo) resultou em 156 serviços concluídos oficialmente, totalizando cerca de 310 unidades atendidas com retirada de mais de 500 toneladas de material sólido, prevenindo alagamentos e entupimentos. A limpeza de canais alcançou 52 execuções. Também foram realizadas 17 substituições ou instalações de tampas de PV (poço de visita).

Durante o semestre, foram implantados nove quebra-molas em pontos estratégicos, sete construções de bueiros, cinco manutenções de bueiros e cinco revitalizações de sarjetas. Também foram realizados dois serviços de construção de calçada, dois de travessia e uma rampa de acessibilidade. No que diz respeito à infraestrutura de pontes, três intervenções foram concluídas na região rural Sadia. Já as obras de travessia beneficiaram regiões como Monte Castelo e 23 de Setembro, reforçando a segurança e conectividade urbana.

Leia Também:  Mutirão de limpeza e melhorias chega a mais de 30 localidades nesta quarta-feira (20)

O relatório do primeiro semestre reforça o compromisso da Prefeitura de Várzea Grande com a infraestrutura urbana, evidenciando o planejamento e a execução contínua de serviços que melhoram o cotidiano da população, promovem mais segurança viária, melhor mobilidade e valorizam os bairros.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Prefeita vai a Brasília em busca de recursos para Várzea Grande

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA