CUIABÁ

Comitê de Operações Emergenciais discute estratégias contra arboviroses

Publicado em

O Comitê de Operações Emergenciais da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) reuniu-se para discutir e elaborar a continuidade das estratégias de enfrentamento às arboviroses. A discussão ocorre em um momento crítico para a saúde pública da capital, que enfrenta um crescimento expressivo nos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Até o momento, Cuiabá registra 1.400 casos notificados de dengue, com 1.028 confirmações. A chikungunya apresenta um cenário ainda mais preocupante, com 6.398 notificações e 6.183 casos confirmados. Além disso, há dois casos notificados de zika vírus na cidade, sem confirmações. Durante as 11 primeiras semanas epidemiológicas (SE) de 2025, os dados indicam um crescimento expressivo das infecções, especialmente da chikungunya.

Em relação aos óbitos, um caso de dengue está sob investigação, enquanto 19 mortes por chikungunya foram confirmadas e outras seis estão sendo analisadas. Apesar da gravidade dos números, os últimos dados apontam para uma queda nas notificações de dengue nas quatro semanas mais recentes, ao passo que a chikungunya segue acima dos índices de 2024, mas também com uma tendência de redução a partir da SE 8.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá começa articulação para adotar práticas de compliance entre secretarias

Diante desse cenário, a coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, reforçou a importância das ações de combate ao vetor. “Desde o início de janeiro, os agentes de endemias já realizaram 201.476 visitas domiciliares. As ações estão sendo intensificadas durante toda a semana, com a participação de outras secretarias, como a Limpurb, a Educação, o Meio Ambiente e a Defesa Civil”, destacou.

Para reforçar os trabalhos de prevenção e combate ao Aedes aegypti, no próximo dia 1º de abril, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) dará início a um mutirão de limpeza em unidades de saúde da capital, contando com a participação do Exército Brasileiro. Essa parceria visa intensificar a remoção de focos do mosquito e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

Os moradores de Cuiabá devem continuar adotando medidas eficazes para eliminar criadouros do mosquito em residências e locais de trabalho, especialmente durante o período chuvoso. A negligência nesse cuidado pode resultar no aumento de casos e sobrecarga no sistema de saúde, agravando ainda mais a situação epidemiológica da cidade.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá arquiva, por unanimidade, pedido de cassação contra a vereadora Maysa Leão

#PraCegoVer

A foto ilustra um conjunto de pessoas que compõem o Comitê de Operações Emergenciais (COE). A equipe faz parte de uma comissão responsável por elaborar, implantar e executar estratégias de enfrentamento às arboviroses, que tiveram um crescimento em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Secretário determina auditoria em contrato com a Bem-estar

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Horto Florestal Tote Garcia passará por revitalização para receber o público

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA