CUIABÁ

Katiuscia leva mutirão de cidadania ao Jardim Vitória neste sábado

Publicado em

24/04/2025
Katiuscia leva mutirão de cidadania ao Jardim Vitória neste sábado
Da Assessoria – Vereadora Katiuscia Manteli
O bairro Jardim Vitória será o ponto de encontro da cidadania neste sábado (26.04), com a realização do mutirão “Gabinete em Movimento”. A ação social ocorre das 8h às 12h, na Escola Estadual Gustavo Kulman, e oferecerá uma série de serviços gratuitos à população, atendendo por ordem de chegada.
Idealizado pela vereadora Katiuscia Manteli (PSB), o evento conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, do deputado estadual Max Russi (PSB) e de diversos parceiros institucionais, com a participação dos programas Escola Aberta (municipal) e Escola da Família (estadual). O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços essenciais, concentrando em um único espaço diversas atividades nas áreas de saúde, cidadania, bem-estar, cultura e lazer.
Um dos destaques da programação é o feirão de empregos para mulheres, com vagas imediatas, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher. Além disso, haverá vacinação de animais domésticos, atividades culturais e esportivas para crianças e um guarda-roupa solidário.
Confira os serviços que estarão disponíveis:
SAÚDE:
Atendimento odontológico
Tipagem sanguínea
Avaliação psicológica
Aferição de pressão e glicose
Bioimpedância e IMC
Vacinação de animais
CIDADANIA:
Orientação jurídica e previdenciária
Emissão de declaração de hipossuficiência
Emissão de certidão de nascimento
Emissão de carteira de gratuidade para pessoas com deficiência
BELEZA E BEM-ESTAR:
Esmaltação
Maquiagem
Massagem corporal
Design de sobrancelhas
Hidratação e limpeza de pele
Esfoliação de mãos
Corte masculino
Demonstração de produtos e distribuição de brindes
Parceiros confirmados:
Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (Secretaria de Integração Social e Cidadania), Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá (Secretarias da Mulher, Saúde, Esportes e Cultura), Faculdade Fasipe, AMAR/MT, AMDE, Racco, Jan Rosê, Movido Açaí, Projeto Semeando Alegria, Força Jovem, Uniasselvi, Fit Mind, Cacal UFMT, entre outros.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Dois projetos de lei de Paula Calil são sancionados pelo prefeito Abílio Brunini

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.

O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.

A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá apresenta projeto referência em atendimento para idosos ao TCE e TJ

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.

Leia Também:  1º Encontro Municipal de Saúde Mental Materna reúne profissionais do SUS e da Rede Privada

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA