CUIABÁ

Primeira captação de coração no HMC marca momento histórico na unidade

Publicado em

Na noite deste domingo (04), o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC) viveu um momento histórico e profundamente emocionante. pela primeira vez foi realizada a captação de um coração em suas instalações. A doadora foi uma mulher de 30 anos.

A captação teve início por volta das 20h e foi concluída às 22h40, envolvendo a retirada de múltiplos órgãos e tecidos como, coração, fígado, rins (direito e esquerdo) e córneas. O procedimento foi conduzido com sucesso e sem intercorrências, graças ao trabalho coordenado entre equipes médicas de diferentes estados: Distrito Federal: responsável pela captação do coração; Paraná: equipe responsável pelo fígado; São Paulo: destino dos rins, com a retirada feita pela equipe local; Mato Grosso: responsável pela captação das córneas. Cada equipe foi formada por três profissionais, dois cirurgiões e um enfermeiro que atuaram em conjunto para garantir a segurança e eficácia do procedimento.

A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do HMC foi a responsável por organizar e coordenar todo o processo. Atuando em parceria com a Central de Transplantes, a comissão assegura que cada etapa da doação ocorra de forma ética, segura e eficiente, respeitando os protocolos médicos e o acolhimento às famílias.

Leia Também:  Nutricionistas da rede escolar recebem formação continuada da Prefeitura de Cuiabá

Como forma de reconhecimento à generosidade da doadora e sua família, os colaboradores do hospital formaram um corredor humano entre as UTIs e o Centro Cirúrgico. O gesto simbólico foi marcado por grande emoção e finalizado com a oração do Pai Nosso, realizada em conjunto com os familiares da paciente.

A enfermeira Leila Luiza dos Santos, responsável técnica do setor de Bio Imagem e também RT da CIHDOTT, participou diretamente da captação e destacou a importância e a carga emocional do momento. “Por mais que a gente esteja acostumado com a rotina hospitalar, cada captação é única. Participar desse momento é sempre emocionante e nos lembra do quanto a vida é preciosa. Ver o coração sendo levado para dar nova chance a outra pessoa é algo que não se esquece. É um ato de amor que transcende a dor”, afirmou.

A primeira captação de coração realizada no HMC representa não apenas um avanço técnico, mas também um marco histórico para a instituição e para a saúde pública de Cuiabá. A direção do hospital reforça o compromisso de continuar promovendo a cultura da doação de órgãos e ressalta a importância da solidariedade como instrumento para salvar vidas.

Leia Também:  Mutirão do Março Lilás mobiliza mais de 10 mil atendimentos para saúde da mulher em Cuiabá

#PraCegoVer

A imagem ilustra um grupo de profissionais que participaram de um emocionante momento de captação de órgãos ocorrido no Hospital Municipal de Cuiabá. Todos estão vestidos com roupas brancas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.

As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.

Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.

As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Leia Também:  População pode denunciar perturbação de sossego ao Disque-Silêncio

Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.

Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.

Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Maysa Leão cobra rigor na punição de policial civil indiciado por estupro de detenta em Sorriso

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA