MATO GROSSO

Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar mobiliza escolas da rede estadual

Publicado em

Durante a semana de 12 a 16 de maio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) vai realizar nas escolas da rede estadual uma série de atividades informativas e educativas sobre alergia alimentar.

Esta ação faz parte da Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar e visa promover a inclusão e garantir mais segurança e qualidade de vida para as pessoas que vivem com alergias alimentares.

No período, escolas, grêmios estudantis e nutricionistas das Diretorias Regionais de Educação vão desenvolver ações com a comunidade escolar, incluindo rodas de conversa e palestras.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, é importante conscientizar e educar a sociedade, promovendo informação e conhecimento sobre o tema.

“Por isso, durante esta semana as escolas da rede estarão comprometidas em oferecer informações aos pais, alunos, professores e demais servidores sobre como lidar com alergias alimentares no ambiente escolar”, disse o secretário.

Os eventos também vão abordar sobre prevenção, sintomas, procedimentos de emergência, inclusão, leitura de rótulos e alternativas nutricionais, em consonância com a legislação vigente (Lei Estadual nº 11.237/2020).

Leia Também:  Sorteio do Nota MT será realizado em Rondonópolis nesta quinta-feira (13)

Alan observa que, na rede estadual, alunos com restrições alimentares têm direito a um cardápio especial elaborado a partir da notificação dos pais ou responsáveis no ato da matrícula, além das recomendações do médico que os acompanham.

“É um direito que a Seduc assegura, afinal, eles devem compartilhar o momento da alimentação escolar com todos os colegas”, completou.

Sintomas e diagnóstico

Lizia Soares Penido, nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE– Seduc), explica que os sinais e sintomas da alergia alimentar são amplos, variados e individuais.

Reações que acontecem de forma imediata, após a ingestão do alimento causal, são mais fáceis de serem relacionadas à alergia. Ela cita o caso de sensação de falta de ar, urticárias, vômitos, coceira, diarreia e até anafilaxia, considerada a reação mais grave.

“Deve-se ter atenção para a importância do diagnóstico correto e do tratamento da alergia alimentar, para que não haja comprometimento nutricional, psicológico ou social da criança e sua família. Também é ideal que as pessoas já diagnosticadas prestem atenção no rótulo dos alimentos que estão consumindo e leiam a bula de remédios, já que alguns contêm a proteína do leite, por exemplo”, orientou.

Leia Também:  SES promove o 1º Fórum Estadual de Doenças Eliminadas no Brasil

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Polícia Civil desarticula núcleo financeiro de grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Programa de Inclusão Rural da Seaf com apoio da Empaer recebe mais de 5 mil inscrições

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA