Várzea Grande

Festa de São Pedro ganha novo formato e une católicos e evangélicos na celebração da fé e da tradição várzea-grandense

Publicado em

A inovação marca um novo capítulo na história do evento, reforçando a união entre diferentes denominações cristãs sob a premissa de que “a palavra de Deus é uma só e une”

A tradicional Festa de São Pedro, realizada há 44 anos no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, deu um passo inédito em 2025 ao ampliar suas celebrações e incluir, pela primeira vez, um dia dedicado à comunidade evangélica.

A abertura oficial ocorreu na noite deste sábado, 28 de junho, com músicas, louvores e a pregação da palavra de Deus. A inovação marca um novo capítulo na história do evento, reforçando a união entre diferentes denominações cristãs sob a premissa de que “a palavra de Deus é uma só e une”.

Católica em sua origem, a Festa de São Pedro homenageia o apóstolo pescador, um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo e considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Pedro é símbolo de fé, liderança e transformação. Agora, a celebração que leva seu nome também se transforma, sem perder suas raízes.

Leia Também:  DAE finaliza reparo de Booster e troca da bomba de captação da ETA Imigrantes 

Representando a prefeita Flávia Moretti (PL), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, participou da abertura e destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura local e da economia. “Bonsucesso virou um polo de turismo gastronômico. A Festa de São Pedro é uma tradição que movimenta a comunidade e atrai visitantes. É um evento que valoriza a fé, a cultura e aquece a economia local, gerando renda para quem vive aqui”, afirmou o gestor.

Quidá também pontuou que ao incluir diferentes manifestações da fé cristã, “Bonsucesso mostra que tradição e inovação podem caminhar juntas, em nome da fé e da coletividade”.

A abertura festiva foi conduzida pelo pastor Jesse, com alunos da Acamis, seguida por apresentações culturais da AMFMT de cururu e siriri que já são marca registrada do evento. A integração entre as expressões religiosas foi bem recebida pela população e pelos organizadores, como destacou a festeira GiKa de Magalhães. “É uma alegria ver os moradores realizando a festa com as próprias mãos e ainda tendo a oportunidade de lucrar com ela. Por muitos anos, quem ganhava com a festa vinha de fora. Agora, a renda fica aqui, com o nosso povo”, celebrou.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande paga salários de novembro, injetando R$ 43,6 milhões na economia local

O vereador Samir Katumata (PL) também participou da celebração e ressaltou o papel da união entre fé, cultura e política pública. “Essa é uma festa do povo, feita para o povo. E quando a administração pública valoriza esse tipo de evento, ela está valorizando a identidade de Várzea Grande”, disse.

Para o superintendente de Cultura de Várzea Grande, Leandro Manduca, a novidade representa um avanço na forma de pensar as tradições. “Modernizar é incluir. Ampliamos as festividades católicas sem perder o foco na tradição de São Pedro, trazendo novas linguagens religiosas e mais possibilidades culturais para a comunidade”, pontuou.

A festa prossegue neste domingo, dia 29, Dia de São Pedro, com a programação religiosa católica, missa, procissão, apresentações culturais e quatro toneladas de peixe para almoço gratuito.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.

No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.

Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.

Leia Também:  Limpeza urbana avança na Avenida Prefeito Murilo Domingos mesmo em feriado

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.

“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.

A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.

“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.

A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande paga salários de novembro, injetando R$ 43,6 milhões na economia local

Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.

A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA