Diamantino

Prefeitura de Diamantino lança campanha “Queimadas: Apague Essa Ideia”

Publicado em

Com o objetivo de conscientizar a população e prevenir os riscos provocados pelas queimadas durante o período de estiagem, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lança a campanha “Queimadas: Apague Essa Ideia”.

As queimadas representam um grave problema ambiental, especialmente entre os meses de julho e novembro, quando o tempo seco favorece a propagação de incêndios rurais e florestais.

Para coibir essa prática, é estabelecido o período proibitivo de queimadas, que vai de 1º de julho a 30 de novembro nas regiões da Amazônia e do Cerrado, e de 1º de julho a 31 de dezembro no Pantanal.

Em Diamantino, diversas ações estão sendo implementadas. Brigadistas foram contratados e capacitados para atuar na prevenção e combate aos incêndios. O Corpo de Bombeiros prestará apoio à fiscalização, e campanhas educativas serão realizadas para orientar a população sobre os perigos e prejuízos causados pelas queimadas.

O prefeito Chico Mendes destacou a importância da colaboração de toda a comunidade no combate às queimadas e na proteção do meio ambiente.

Leia Também:  Mais de 150 empresários participaram da apresentação do Projeto de Lei que busca priorizar o comércio local em licitações públicas

“A campanha é importante para alertar sobre os riscos que as queimadas representam para a nossa saúde, o meio ambiente e a segurança de todos. Ela reforça também que esse é um desafio que não enfrentamos sozinhos. A participação da comunidade é indispensável.”

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, reforça o alerta para o combate e prevenção das queimadas.

“No ano passado, o Pantanal e várias regiões do Brasil sofreram com queimadas de grandes proporções. Os danos à economia foram altos, mas os impactos ao meio ambiente foram ainda piores. Contamos com a colaboração de todos. Não queime, denuncie e ajude a preservar.”

Além do dano ambiental, a fumaça das queimadas compromete a saúde da população, especialmente de crianças e idosos, gerando inúmeras internações por problemas respiratórios.

Vale ressaltar que é proibido queimar folhas, galhadas ou lixo doméstico na área urbana, o ano todo.

Denúncias e informações:

Polícia Militar (190)

Brigada Mista Municipal (65) 99299-9586

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeitura de Diamantino abre inscrições para seleção de Brigadista Municipal

Published

on

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SAMA, para contratação temporária de Brigadista Municipal Autônomo, com remuneração de R$ 4.150,00 mensais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Desembargador Joaquim Pereira F. Mendes, nº 238, Centro. O prazo de inscrição segue até o dia 28 de junho de 2026.

O processo seletivo tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no município, principalmente no período de maior ocorrência de focos de calor, garantindo mais agilidade no atendimento às ocorrências.

São 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 candidatos. Os contratos terão duração de 06 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da administração. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em regime de escala e plantão, incluindo finais de semana e feriados.

Leia Também:  Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, promove café da tarde com palestra sobre saúde mental para servidores

Para participar, os interessados devem cumprir os requisitos do item 2.3 do edital, como residir em Diamantino, ter 18 anos ou mais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares quando aplicável, ter no mínimo alfabetização e apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove aptidão física e mental para atividades de esforço intenso.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do município durante o período de estiagem e fortalecer as ações de proteção ambiental.

“Estamos disponibilizando 30 inscrições para este processo seletivo, que irá selecionar os candidatos para o preenchimento de 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 posições.”

O secretário ainda pontuou: “A brigada municipal tem um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, especialmente neste período de estiagem. Por isso, convidamos os moradores de Diamantino que atendem aos requisitos do edital a se inscreverem e contribuírem com a proteção do meio ambiente e da nossa população.”

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 9299-9586 ou acesse o edital completo, clicando aqui, onde estão disponíveis todas as regras, requisitos e etapas do processo seletivo.

Leia Também:  2º Festa Junina da Feira do Produtor é marcada por muita diversão e grande participação da comunidade diamantinense

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA