Diamantino

Mais de 500 alunos da rede municipal participam de imersão na ciência que estuda o universo

Publicado em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) campus de Cáceres, realizou o Projeto “Ao Infinito e Além: Uma Viagem Pelo Universo de Santos Dumont e James Webb” no município.

A exposição foi direcionada aos estudantes da rede municipal de ensino e contou com a participação de mais de 500 alunos. Entre as atividades oferecidas, os alunos puderam contemplar o universo por meio de um planetário, vivenciar experiências tridimensionais com óculos de realidade virtual, participar de oficinas de lançamento de foguetes de papel e de pintura.

O evento também contou com exposição de quadros e observação da lua com telescópio.

A coordenadora Simone Lima, da Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni, destacou a importância de atividades como essa para o aprendizado.

“O impacto é muito grande, pois possibilita a imersão no conhecimento. Além de transmitir a diversidade do universo, é uma experiência que transforma a vida dos estudantes, que não têm acesso a esse tipo de vivência em seu cotidiano.”

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino inicia Operação Tapa-Buraco

O coordenador do projeto, Marcos Borges, explicou que o objetivo é popularizar a ciência, a matemática e a astronomia por meio de atividades imersivas que despertem o interesse dos estudantes.

“Este é um projeto que desenvolvemos com o intuito de apresentar o universo da ciência e da astronomia de forma imersiva e com fácil didática.”

A estudante Sulamita Santos, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, localizada na área rural de Bojuí, compartilhou sua experiência no planetário.

“Você entra dentro de um tipo de bola e lá é tudo escuro. No início, fiquei com um pouco de medo, mas depois que ligou o projetor, começaram a passar os planetas e as estrelas, e eu aprendi muito. Foi muito legal.”

Já a aluna, Sophia Santos, da Escola Municipal Prefeito João Batista de Almeida, relatou como foi usar óculos de realidade virtual pela primeira vez.

“Eu nunca tinha utilizado antes. Essa invenção é muito legal, eu era um astronauta e me vi dentro de um foguete e vi a lua também. Me diverti muito.”

Leia Também:  Secretaria de Fazenda realiza Sorteio da Campanha IPTU Premiado

O projeto é uma iniciativa do Centro de Educação e Investigação de Ciências e Matemática da UNEMAT, campus Cáceres, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele já passou por 13 municípios e, com o apoio da da Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, chegou ao município.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeitura de Diamantino abre inscrições para seleção de Brigadista Municipal

Published

on

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SAMA, para contratação temporária de Brigadista Municipal Autônomo, com remuneração de R$ 4.150,00 mensais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Desembargador Joaquim Pereira F. Mendes, nº 238, Centro. O prazo de inscrição segue até o dia 28 de junho de 2026.

O processo seletivo tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no município, principalmente no período de maior ocorrência de focos de calor, garantindo mais agilidade no atendimento às ocorrências.

São 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 candidatos. Os contratos terão duração de 06 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da administração. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em regime de escala e plantão, incluindo finais de semana e feriados.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino fortalece educação ambiental com palestra para famílias do CRAS

Para participar, os interessados devem cumprir os requisitos do item 2.3 do edital, como residir em Diamantino, ter 18 anos ou mais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares quando aplicável, ter no mínimo alfabetização e apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove aptidão física e mental para atividades de esforço intenso.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do município durante o período de estiagem e fortalecer as ações de proteção ambiental.

“Estamos disponibilizando 30 inscrições para este processo seletivo, que irá selecionar os candidatos para o preenchimento de 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 posições.”

O secretário ainda pontuou: “A brigada municipal tem um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, especialmente neste período de estiagem. Por isso, convidamos os moradores de Diamantino que atendem aos requisitos do edital a se inscreverem e contribuírem com a proteção do meio ambiente e da nossa população.”

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 9299-9586 ou acesse o edital completo, clicando aqui, onde estão disponíveis todas as regras, requisitos e etapas do processo seletivo.

Leia Também:  Com sucesso de público, Diamantino é destaque na Feira Internacional de Turismo; veja depoimentos

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA