CUIABÁ

Cuiabá adota visitas multidisciplinares nas UPAs para evitar superlotação

Publicado em

Desde o início deste mês, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou de forma inédita na rede pública a realização de visitas multidisciplinares nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A iniciativa tem como principal objetivo melhorar a qualidade do atendimento, acelerar a recuperação dos pacientes e reduzir o tempo de permanência nas unidades, contribuindo diretamente para evitar a superlotação.

A estratégia, já consolidada em hospitais de referência, passa agora a fazer parte da rotina também nas UPAs e Policlínicas de Cuiabá. O modelo consiste em um acompanhamento diário realizado à beira-leito por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Essa atuação conjunta permite uma avaliação mais ampla e resolutiva das necessidades de cada paciente.

De acordo com o secretário adjunto de Atenção Secundária, Israel Paniago, a iniciativa proporciona agilidade e precisão no cuidado.
“Estamos implementando nas UPAs e Policlínicas a visita da equipe multidisciplinar, formada pelos próprios profissionais da unidade. A equipe avalia cada paciente considerando aspectos médicos, psicológicos, nutricionais e sociais. Muitas vezes o paciente permanece internado por questões sociais, como falta de acompanhante ou de condições para voltar para casa. Com o assistente social presente, essas barreiras podem ser resolvidas de forma imediata, liberando o leito para outro paciente”, explicou.

Leia Também:  Mutirão gratuito oferece vacinação canina e feira de adoção no Canil Municipal neste sábado

Paniago também destacou que a visita evita falhas na comunicação e facilita decisões mais rápidas.“Com a equipe reunida, as decisões são tomadas em tempo real, sem a necessidade de esperar por pareceres ou encaminhamentos burocráticos. Isso gera eficiência e melhora o cuidado”, reforçou.

O coordenador das UPAs de Cuiabá, Odair Mendonça da Silva, também destacou os efeitos positivos da iniciativa no fluxo assistencial. “O paciente é avaliado pela equipe e, se estiver em condições, pode receber alta para ser acompanhado em ambulatório ou em uma unidade básica de saúde. Isso evita internações desnecessárias e permite que os casos menos graves sigam na atenção primária, que hoje é o principal canal de continuidade do cuidado”, explicou.

Na prática, os resultados já são percebidos nas unidades. A diretora técnica da UPA Verdão, Dra. Mayara Cristina Silva dos Santos Kutschenko, relatou os ganhos para pacientes e profissionais. “A visita multidisciplinar ajuda na tomada de decisões difíceis, como nos casos de recusa de tratamento. A participação da família também é essencial nesse processo, pois ela entende melhor a conduta médica e os cuidados necessários em casa. Além disso, essa estratégia mantém o fluxo de altas e transferências organizado e seguro”, afirmou.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá sedia 1º Encontro Municipal de Saúde Mental Materna

Ela acrescentou que muitas decisões não cabem apenas ao médico. “Casos complexos exigem a atuação do assistente social, do nutricionista e de outros profissionais. Ter a equipe completa à beira-leito facilita a condução adequada do tratamento”, completou.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza, destacou que a ação é pioneira e faz parte das medidas estruturantes da atual gestão. “Essa é uma iniciativa inédita em Cuiabá, implantada exclusivamente pela gestão do prefeito Abilio Brunini. Estamos trazendo uma ferramenta já utilizada em grandes hospitais para fortalecer nossas UPAs. Com isso, melhoramos o fluxo de pacientes, agilizamos as altas e liberamos leitos, o que reduz a superlotação e garante um atendimento mais eficiente à população”, finalizou.

#PraCegoVer

A imagem mostra um grupo de servidores da saúde realizando atendimento a um paciente que está em um leito hospitalar. Várias cores aparecem na imagem, predominando o branco, principalmente nos uniformes dos profissionais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá sedia 1º Encontro Municipal de Saúde Mental Materna

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Área verde e espaço público invadidos no Imperial II são desocupados pela Prefeitura

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA