CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde debate políticas públicas e marca despedida da secretária Lúcia Helena

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, ao lado da secretária municipal de Saúde e presidente Conselho Municipal de Saúde, dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (30), a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, reúne representantes da sociedade civil, profissionais da área e conselheiros, com o objetivo de debater políticas públicas que irão nortear o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Com programação distribuída ao longo de dois dias, a conferência propõe reflexões fundamentais sobre o financiamento do SUS, a humanização do atendimento e a busca por mais eficiência na gestão da saúde pública. Os temas serão discutidos em painéis e grupos de trabalho, que deverão resultar em propostas concretas para a melhoria dos serviços oferecidos à população cuiabana.

Durante a abertura, a secretária Lúcia Helena emocionou os presentes ao anunciar sua saída do cargo, após sete meses à frente da pasta. Em seu discurso de despedida, ela destacou os desafios enfrentados desde o início da gestão e enumerou avanços como o reordenamento da rede, a reativação de unidades básicas de saúde, a valorização dos servidores e a retomada de obras importantes, como as dos CAPS e do novo Centro de Atendimento Infantil, que funcionará no antigo Pronto-Socorro.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá mantém força-tarefa para conter surto de catapora entre migrantes Warao

O prefeito Abilio Brunini fez questão de elogiar publicamente o trabalho da gestora, destacando sua coragem em enfrentar problemas estruturais e sua dedicação em tempos de crises sanitárias, como a recente epidemia de dengue e chikungunya. “Dra. Lúcia foi essencial na reorganização da secretaria e no enfrentamento das adversidades. Sua gestão é um marco de responsabilidade e coragem”, declarou.

A programação do evento segue na tarde desta quarta-feira com a participação do ex-ministro Osmar Terra e prossegue nesta quinta-feira (31), com debates sobre humanização do atendimento, estrutura do SUS e controle social. Ao final, será realizada a plenária de encerramento, onde as propostas debatidas serão consolidadas em documento que servirá de base para as decisões estratégicas na saúde do município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Conselho realiza “COMPOD pela Vida” com serviços sociais nesta terça-feira no Centro de Cuiabá

Published

on

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) realiza nesta terça-feira (23), das 7h30 às 12h, o “COMPOD pela Vida”, com ações de saúde, assistência social, acolhimento e solidariedade na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da Capital.

A iniciativa será realizada com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e integra a mobilização do Junho Branco e da Semana Municipal de Políticas sobre Drogas, período dedicado à conscientização, ao debate público e à ampliação das ações de cuidado voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

Presidido pela secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, o COMPOD reúne integrantes de diversas secretarias municipais, além de instituições parceiras, entidades sociais, comunidades terapêuticas, organizações religiosas, conselhos profissionais, voluntários e representantes da sociedade civil.

Participam do “COMPOD pela Vida” as secretarias municipais de Ordem Pública; Mulher; Esporte e Lazer; Saúde; Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão; Cultura; e Educação. Entre os atendimentos previstos estão ações de saúde com equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), do Consultório na Rua e da vacinação, além de orientações.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam a morte do servidor Adjamir Benedito

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participará com diversos serviços, entre eles atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), entrega de marmitas e cobertores, orientações socioassistenciais, além da presença do Centro POP.

Também estarão presentes representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e da Defensoria Pública, além de organizações da sociedade civil e comunidades terapêuticas.

A programação contará ainda com serviços de cidadania e bem-estar, como corte de cabelo, manicure, apresentações musicais, momentos de louvor, café da manhã e distribuição de pães.

A Secretaria Municipal da Mulher também participará com o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, por meio de sua van itinerante, que oferece orientação e informações sobre os direitos das mulheres, além de atendimento imediato e sigiloso. A pasta também estará presente com o Armário Solidário, iniciativa que arrecada doações e promove ações de solidariedade para pessoas em situação de vulnerabilidade.

SUGESTÃO DE PAUTA

O quê: COMPOD pela Vida

Quando: Terça-feira, 23 de junho, das 7h30 às 12h

Onde: Praça Doutor Alberto Novis, Centro Histórico de Cuiabá

Leia Também:  Vias serão bloqueadas para obras de drenagem neste fim de semana

Programação: ações de saúde, vacinação, Cadastro Único, orientações socioassistenciais, atendimento do Centro POP, corte de cabelo, manicure, café da manhã, apresentações culturais e distribuição de cobertores e agasalhos.

Realização: Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) e Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA