Sinop

Mais de 400 atendimentos são realizados durante Mutirão da Saúde em Sinop

Publicado em

 Mais de 400 atendimentos foram realizados no último sábado (09) durante o Mutirão da Saúde promovido pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação ocorreu no Supermercado Atacado Machado Super Center e reuniu serviços de imunização, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e tipagem sanguínea. A atividade contou com apoio do projeto UFMT na Comunidade, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso e apoiado pelo Rotary Club Teles Pires.
 
Ao todo, foram aplicadas 237 doses de vacinas, realizados 89 atendimentos de aferição de pressão arterial, 36 testes de tipagem sanguínea e 128 exames de glicemia. Além disso, a equipe do Bolsa Família esteve presente para atualização de dados e pesagem dos beneficiários. O trabalho foi executado por servidores da saúde municipal em conjunto com acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia e medicina da UFMT.
 
O coordenador de imunização da Prefeitura, João Breganó, destacou que o mutirão cumpre papel fundamental na aproximação entre a rede pública de saúde e a população. “Ofertamos vacinação, pesagem do Bolsa Família, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Esses serviços são de suma importância, pois permitem rastrear possíveis problemas, orientar a população e manter o acompanhamento em dia. O atendimento foi satisfatório, com bom comparecimento e adesão da comunidade”, afirmou.
 
A equipe da Secretaria de Saúde aplicou imunizantes previstos no Plano Nacional de Imunização, com exceção da vacina contra a dengue. Para Breganó, ações como essa ajudam a manter o cartão vacinal atualizado e reduzem riscos de doenças. “É uma maneira eficaz de estarmos próximos da comunidade, garantindo acesso rápido a serviços essenciais”, completou.
 
A monitora do UFMT na Comunidade, Natalia Alves, explicou que o projeto é uma oportunidade para os acadêmicos aplicarem o que aprendem em sala de aula. “O UFMT na Comunidade é um projeto que leva para a população o que aprendemos na faculdade, colocando em prática nossos conhecimentos. Também é uma forma de retribuir à sociedade o que a universidade pública nos oferece. Realizamos teste de tipagem sanguínea, glicemia, aferição da pressão e bioimpedância para que as pessoas conheçam melhor sua própria saúde”, detalhou.
 
O operador de máquinas Mauro Luiz Pansera esteve presente no mutirão e foi atendido pelas equipes. Ele contou que aproveitou a visita ao supermercado para cuidar da saúde. “Eu vim comprar e vi o mutirão. Resolvi aproveitar e já verificar a pressão e a diabetes. O bom é que a pessoa vem fazer compra e já consegue cuidar da saúde no mesmo lugar”, disse.
 
Além das atividades no supermercado, a Secretaria de Saúde também realizou 30 consultas de cardiologia no Centro de Especialidades Médicas (CEM), com o objetivo de zerar a fila de espera no município.

Leia Também:  Parque Florestal é reaberto em Sinop com foco ampliado em educação ambiental e visitação consciente

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Published

on

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Parque Florestal é reaberto em Sinop com foco ampliado em educação ambiental e visitação consciente

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Hepatite Viral: Simpósio se torna referência por reunir técnica acadêmica e prática ambulatorial

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA