CUIABÁ

Secretários de Educação e da Mulher debatem Lei “Maria da Penha vai às Escolas”

Publicado em

Os secretários municipais Hadassah Suzannah, tenente-coronel e titular da Pasta da Mulher, e Amauri Monge Fernandes, da Educação, apresentaram na Câmara Municipal de Cuiabá iniciativas para a aplicação da Lei nº 7.143/2023, de autoria da vereadora Michelly Alencar, que institui o programa “Maria da Penha vai às Escolas”.

A legislação tem como objetivo levar para as escolas municipais de Cuiabá atividades educativas sobre prevenção e combate à violência contra a mulher, promovendo a conscientização de alunos, professores e da comunidade escolar sobre igualdade de gênero, direitos humanos, formas de denúncia e proteção às vítimas.

Um dos principais pontos levantados foi a necessidade de apoio direto aos educadores, que muitas vezes estão na linha de frente do acolhimento de denúncias feitas por alunos. A dificuldade foi apresentada pela diretora da EMEB Maria Dimpina Lobo Duarte, professora Fernanda Rosa Alves de Lima. Segundo ela, embora a lei seja fundamental, os profissionais precisam de suporte para que o projeto se concretize.

“Esse projeto é de extrema importância, e a escola é o ponto inicial para isso. Mas nós não podemos ficar sozinhas. Muitas vezes a professora acolhe a denúncia e acaba se tornando também uma vítima, sem apoio. Eu já denunciei, já enfrentei situações e sei a pressão que isso gera. As professoras conhecem a violência, mas não querem ficar sozinhas. O que precisamos é de apoio concreto das autoridades”, externou a diretora.

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, garantiu que a gestão atual se esforça para recuperar a qualidade do ensino com a criação de políticas públicas de respeito entre gêneros. Ele enfatizou que o trabalho será direcionado tanto para professores quanto para estudantes, com foco na formação socioemocional.

Leia Também:  Restaurante Popular: refeição acessível e balanceada na região central de Cuiabá

“Nosso encaminhamento é promover palestras educativas sobre violência de gênero e ampliar a educação socioemocional das nossas crianças. Queremos incutir valores de ética, respeito, amor e não violência. Vamos qualificar os professores e, ao mesmo tempo, conscientizar toda a comunidade escolar. Vamos mudar a educação cuiabana dando exemplo para todo o Estado e para todo o país. O prefeito Abilio já nos orientou a abrir as portas para termos uma educação voltada, principalmente, para eliminar a violência que está na sociedade como um todo, mas que, unidos, vamos conseguir mudar”, disse.

Já a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, destacou que o grande diferencial para transformar a realidade é a educação em todos os níveis. “Eu acredito que leis duras trazem resultados, assim como os espaços de acolhimento com escuta psicológica. Mas, acima de tudo, acredito na educação. Educação para a mulher, que muitas vezes não se enxerga como vítima, educação para o homem, que pratica a violência, e principalmente para os nossos pequenos. A missão da Secretaria da Mulher é implementar políticas assertivas, duradouras e em grupo, alcançando professores, crianças e famílias”, ressaltou.

Autora da lei e propositora da audiência, a vereadora Michelly Alencar chamou a atenção para os alarmantes índices de violência contra a mulher em Mato Grosso. Até o final de julho de 2025, o Estado registrou 32 feminicídios, um aumento de quase 40% em relação ao mesmo período de 2024.

Para a vereadora, a audiência pública resultou em vários encaminhamentos, entre eles, o fortalecimento da rede de proteção não apenas às crianças, mas também aos profissionais da educação. Ela apontou a necessidade de um fluxo claro de atendimento às denúncias e a retomada do projeto Psicossocial nas escolas, com psicólogos e assistentes sociais atuando diretamente nas unidades.

Leia Também:  Secretaria de Ordem Pública e Abrasel discutem melhorias na Lei do Silêncio

“Não podemos proteger apenas as crianças, mas também os profissionais da educação que recebem essas denúncias. É preciso apoio, acompanhamento e segurança para que esse trabalho funcione de verdade. Além disso, precisamos fortalecer o programa Guardião Escolar, garantindo a presença de rondas ostensivas próximas às escolas”, afirmou.

O encontro reuniu representantes de órgãos ligados à rede de proteção, entre eles: a delegada titular da Delegacia Especializada do Adolescente, Jozirlethe Magalhães Criveletto; a titular da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher de Cuiabá, dra. Judá Maali Pinheiro Marcondes; a defensora pública de Cuiabá, dra. Zanah Carriro; Fabiana Soares, gerente de acolhimento da Casa de Amparo, unidade da Prefeitura de Cuiabá; e Nilton César Almeida Cardoso, da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Também participou a procuradora de Justiça Elisamara Portela, que representou o Ministério Público de Mato Grosso.

#PraCegoVer

A imagem mostra a vereadora Michelly Alencar, usando um macacão verde, ao lado da secretária Hadassah Suzannah, do secretário Amauri Monge e de outros participantes da audiência pública, posando para a foto. Abaixo, há uma galeria de fotos que registra outros momentos do debate.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Published

on

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Construção irregular em área de APP é demolida pela Prefeitura de Cuiabá

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Lei de Mobilidade Urbana é aprovada na manhã desta quinta-feira (10)

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA