Ministério Público MT

MPMT leva peça sobre violência doméstica a estudantes de Alta Floresta

Publicado em

Em uma ação que une arte, educação e cidadania, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) promoveu, na quinta-feira (21), em Alta Floresta (a 803 km de Cuiabá), a apresentação da peça teatral RE-Cortes, como parte das atividades do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar adolescentes e jovens sobre os impactos da violência de gênero e fortalecer a rede de prevenção e denúncia.Encenada pela Cia VostraZ, a peça foi apresentada em três sessões no Teatro Agostinho Bizinoto, para estudantes da rede pública municipal e estadual. A montagem é baseada em uma história real e aborda temas como ciúme excessivo, violência psicológica, patrimonial e física, cárcere privado, desvalorização dos estudos e do trabalho, entre outros aspectos da violência doméstica.A montagem foi produzida a pedido da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, para ser apresentada nas escolas pelo projeto “Prevenção Começa na Escola”, que leva ações educativas a instituições de ensino em todo o estado.“A proposta é que crianças, adolescentes, professores e professoras que assistem à peça compreendam como agir, como denunciar, e também entendam o papel do Ministério Público não apenas na repressão, mas na atuação preventiva, orientativa e positiva”, destacou o procurador de Justiça Paulo Prado.A peça foi apresentada pela primeira vez ao público em Alta Floresta. A ação foi realizada com apoio do Conselho Municipal de Segurança Pública de Alta Floresta, da Promotoria de Justiça local, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da Prefeitura Municipal e de outras instituições parceiras. Para o promotor de Justiça Guilherme da Costa, a atividade é estratégica diante dos números preocupantes: cerca de 37% dos processos criminais em Alta Floresta estão relacionados à violência doméstica ou contra a mulher. “A violência doméstica compromete não apenas a vítima, mas todo o sistema de segurança pública. Precisamos investir em ações educativas que interrompam esse ciclo antes que ele chegue ao Judiciário”, afirmou.A montagem atual da peça tem no elenco Maicon D’Paula, que é o diretor da Cia VostraZ, e as atrizes Fernanda Acosta, Safiri Viscony e Malu Puertas.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Leia Também:  PGJ de Mato Grosso participa de reunião do CNPG em Brasília

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Público MT

Réu é condenado a 16 anos de reclusão por matar motociclista em estrada

Published

on

Deocimar Silva da Guia foi condenado a 16 anos de reclusão e seis meses de detenção, em regime inicial fechado, por causar a morte de um motociclista ao dirigir embriagado na estrada de Chapada dos Guimarães. O réu foi julgado pelo Tribunal do Júri de Cuiabá, na quinta-feira (25). O Conselho de Sentença acolheu a tese da promotora de Justiça Élide Manzini de Campos e reconheceu que o condenado praticou homicídio com dolo eventual, ao assumir o risco de matar ao conduzir veículo sob efeito de álcool, em alta velocidade e na contramão. Os jurados também reconheceram o crime de embriaguez ao volante e a qualificadora de perigo comum no homicídio. O acusado foi absolvido das imputações de omissão de socorro e fuga do local do acidente. Na sentença, a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira determinou ainda a suspensão do direito de dirigir por três anos e a prisão imediata do condenado para cumprimento da pena.“A condenação a 16 anos de prisão demonstra que a sociedade não tolera condutas irresponsáveis no trânsito. Neste caso, o réu dirigia embriagado, em alta velocidade e assumiu o risco de causar uma tragédia, resultando na morte de um motociclista. O veredito do Tribunal do Júri reafirma que haverá responsabilização para quem coloca a vida de outras pessoas em risco. Além da resposta penal, a decisão tem um importante caráter educativo: dirigir sob efeito de álcool pode destruir famílias e levar a condenações severas”, argumentou a promotora de Justiça. Conforme a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso, o crime ocorreu em abril de 2021 na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. As investigações apontaram que o réu conduzia um Honda Civic embriagado, em velocidade aproximada de 115 km/h e trafegando na contramão, quando colidiu frontalmente com a motocicleta conduzida por Célio Marcos de Oliveira. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Leia Também:  Entrega de filhos pelos pais para adoção não configura crime

Processo 1001010-50.2023.8.11.0042.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA