Sorriso

Centro Histórico recebe exposição de arte “Parceiros de Fibra”

Publicado em

Exposição de Arte em Fibra “Parceiros de Fibra” apresentará peças ecológicas desenvolvidas com fibra de bananeira

No próximo sábado, dia 13, o Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser, será palco de uma exposição que combina sustentabilidade com saúde mental e geração de renda. No local serão expostos os trabalhos desenvolvidos no programa “Parceiros de Fibra” que há três meses vem transformando a vida de 20 mulheres sorrisense. O Parceiros de Fibra viabiliza a produção de peças ecológicas utilizando a fibra da bananeira como matéria-prima.

Com aulas às segundas e quartas-feiras no Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva, oum dos pontos altos do projeto é a promoção do fortalecimento emocional das participantes por meio da arte e da ecologia e, de quebra, oferta ainda a qualificação profissional. E todas as peças feitas com a fibra da bananeira serão expostas nesse sábado, dia 13, a partir das 16 horas no Centro Cultural. A exposição segue até às 22 horas.

O evento, vale lembrar, é aberto ao público e contará com a venda de peças produzidas pelas participantes, promovendo a valorização do trabalho artesanal e incentivando a autonomia financeira das mulheres envolvidas

Leia Também:  Natal Luz 2024 tem novas atrações, com a cara da Capital do Agro

Ofertado pelas secretarias da Família e da Mulher (Semfa) e Assistência Social (Semas)o projeto é coordenado pelas psicólogas e arte-terapeutas Gabriela Neves e Brine de Matos, e busca oferecer não apenas qualificação, mas também um espaço de acolhimento e expressão criativa.

Serviço:

O que: Exposição de Arte em Fibra – Parceiros de Fibra

Data: 13/09

Horário: das 16h às 22h

Local: Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Delegada da PJC conversa com idosos sobre prevenção da violência

Published

on

Ao mesmo tempo, Procon de Sorriso também reforça atuação para evitar danos financeiros ao público 60+

Junho Violeta. Neste mês, de maneira ainda mais intensa, vários são os setores da Administração Municipal que se unem para combater – e prevenir – a violência contra a pessoa idosa. Na manhã desta terça-feira (23 de junho), no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), a delegada da Polícia Judiciária Civil (PJC) Laísa Crisóstomo de Paula Leal palestrou aos idosos que frequentam a unidade sobre a importância de identificar e denunciar as várias formas de violência praticadas contra a pessoa idosa.

Tipos de violência contra as pessoas idosas:

A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Leia Também:  Escritor Klester Cavalcanti integra debate do Março da Mulher

Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos

Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.

Violência Financeira

Para prevenir ocorrências que possam comprometer a saúde financeira dos idosos, o Procon de Sorriso organizou uma rodada de reuniões online com instituições financeiras. Na tarde de ontem (22 de junho), foi realizado o primeiro encontro virtual. “As ações preventiva e repreensiva já foram discutidas com o Procon Estadual e com a Polícia Judiciária Civil”, antecipou o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira de Souza.

Leia Também:  Prefeitura lança Processo Seletivo Simplificado para área cultural e biblioteconomia

“O foco é o compartilhamento de informações a fim de identificar práticas infracionais e criminosas que vitimam, na maioria das vezes, o público idoso”, complementa, acrescentando que, na tarde de hoje, o tema será partilhado com a equipe da Superintendência de Fiscalização do Procon Estadual, já que representantes do Procon de Sorriso estão na capital do Estado para participar da Reunião Técnica dos Procons Municipais.

Até agora, pelo menos cinco instituições de crédito que mantém agentes credenciados em Sorriso devem ser acionadas para garantir boas práticas na viabilização de empréstimos, em especial para as pessoas idosas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA