MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra operação para apurar caso de homem encontrado morto em casa de Rondonópolis

Publicado em

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21.01), a Operação Xenia, para cumprir quatro ordens judiciais contra suspeitos de envolvimento no homicídio de Elias Rodrigues, de 52 anos, em Rondonópolis.

A vítima foi encontrada morta no dia 1 de janeiro deste ano, em sua residência, localizada no bairro Jardim Taiti, em Rondonópolis. Elias já estava em avançado estado de decomposição quando foi localizada por familiares.

No local, a equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis constatou que a câmera de monitoramento externa da casa estava direcionada para local diverso do habitual, além do desaparecimento da motocicleta e do aparelho celular da vítima.

Durante as investigações, os policiais identificaram dois homens, de 19 anos, utilizando a motocicleta da vítima logo após o crime. Os dois abandonaram o veículo logo após a localização do corpo. Eles já possuem passagens por furto e tráfico de drogas.

Diante dos elementos colhidos, a Polícia Civil representou junto à Primeira Vara Criminal de Rondonópolis pelas prisões temporárias dos suspeitos e mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos pelo Poder Judiciário, após parecer favorável do Ministério Público.

Leia Também:  Rotam prende homem por tráfico de drogas e apreende 70 entorpecentes

Na manhã desta quarta-feira, os mandados foram cumpridos em endereços no bairro Vila Iracy. Durante o cumprimento de mandado em uma residência localizada na Chácara do Globo Recreio, foi apreendido um revólver calibre 38 municiado, além de uma porção de maconha, resultando na prisão em flagrante de um homem, de 43 anos, por posse irregular de arma de fogo.

Em outro endereço, também no bairro Vila Iracy, foi constatada ligação clandestina de energia elétrica, e um homem de 18 anos foi preso em flagrante pelo delito de furto de energia.

Ao todo, quatro pessoas foram presas, sendo duas por mandados de prisão temporária e duas em flagrante durante a operação. A ação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis e integra as ações da Operação Inter Partes, vinculada ao programa estadual Tolerância Zero.

O nome da operação Xenia, de origem grega, significa hospitalidade e acolhimento, fazendo referência ao fato de que a vítima possuía o hábito de receber pessoas em sua residência, inclusive para pernoite. A ausência de sinais de arrombamento reforça a linha investigativa de que os autores do crime tinham proximidade com a vítima.

Leia Também:  Central Estadual de Transplantes faz captações de fígado, rins e córneas em Nova Mutum e Várzea Grande

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Published

on

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Força Tática prende três faccionados flagrados com drogas em Barra do Garças

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  Mato Grosso apresenta potencial turístico em Londres e integra projeto nacional de experiências

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA