MATO GROSSO

Hospital Central faz primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso

Publicado em

O Hospital Central de Alta Complexidade do Estado, unidade do Governo de Mato Grosso administrada pelo Einstein, realiza nesta quarta-feira (11.2) a primeira cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. Além dessa, serão realizados outros 13 procedimentos cirúrgicos nesta semana, em pacientes adultos e crianças.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o ineditismo da ação. “Além de ser a primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso, é também uma das primeiras cirurgias deste emblemático hospital, projeto que ficou abandonado por 34 anos em Cuiabá, mas que foi retomado e entregue pela atual gestão do Governo do Estado. É emocionante e histórico ver o Hospital Central iniciar as cirurgias com um procedimento também inédito no SUS do nosso estado. Quem ganha é a população”, avalia.

A cirurgia robótica será uma prostatectomia para remoção total da próstata, para tratamento de câncer. De acordo com o urologista e cirurgião robótico Fernando Leão, do Einstein Hospital Israelita, organização gestora do Hospital Central, esse tipo de intervenção apresenta diversos benefícios para os pacientes, assim como para os médicos.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 9 incêndios florestais neste domingo (21)

“Usando o robô, o cirurgião atua de forma mais precisa, o que minimiza os efeitos da cirurgia para o paciente. Além disso, o médico tem seu campo de visão ampliado em até dez vezes e ganha mais amplitude de movimentos devido à pinça robótica flexível”, explica Leão, que se tornou cirurgião robótico pelo Programa de Robótica do Einstein.

Além dele, pelo menos seis outros profissionais (anestesiologistas, instrumentadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem) participam do primeiro procedimento cirúrgico a utilizar robótica no SUS de Mato Grosso.

O início das cirurgias é um importante marco na história do Hospital Central, que começou a atender em 19 de janeiro de 2026. O atendimento está sendo feito por fases, iniciando com pediatria, urologia, ortopedia e cardiologia. Gradativamente, a unidade está ampliando tanto a oferta de especialidades médicas quanto a de tipos de procedimentos.

“Agora, ampliamos o cuidado aos pacientes em todas as etapas: atendimento ambulatorial, diagnóstico e cirurgia”, explica a diretora hospitalar da unidade, Alessandra Bokor.

A previsão é de que, ainda no primeiro semestre, o hospital atinja a capacidade plena, abrangendo especialidades como cirurgia geral e do aparelho digestivo, ginecologia, mastologia, cardiologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, onco-ortopedia e cirurgia cardiovascular.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros localiza vítima de afogamento no Rio Salto do Manso

“Estamos trazendo para Mato Grosso toda a expertise em cirurgia robótica do Einstein. Com a robótica, a prática médica ganha mais precisão nas cirurgias, porque o cirurgião tem uma visualização melhor de tecidos e mais controle dos movimentos. Com isso, diminui o risco de complicações e o paciente tem o período de recuperação reduzido”, conclui Alessandra Bokor.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate dois incêndios em diferentes regiões de Campo Verde

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, neste domingo (21.6), dois incêndios em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá). As ocorrências foram registradas em um terreno urbano no bairro Belvedere e em um mercado no bairro GreenVille I.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 12h25, após acionamento via telefone de emergência 193 para combater um incêndio em um terreno localizado na Rua São Pedro da Cipa, no bairro Belvedere.

Uma equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) se deslocou ao local indicado e, ao chegar, constatou que grande parte da área já havia sido consumida pelo fogo, restando focos ativos em alguns pontos.

Para conter as chamas, a equipe utilizou o canhão monitor do caminhão Auto Tanque (AT-597), empregando cerca de três mil litros de água. Após a extinção dos focos remanescentes, os militares realizaram o rescaldo e uma vistoria completa para eliminar riscos de reignição. Não houve danos a edificações vizinhas nem registro de vítimas.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 9 incêndios florestais neste domingo (21)

Já por volta das 21h30, a equipe da 11ª CIBM foi acionada para atender um princípio de incêndio em um mercado localizado na Avenida Eugênio Prati, no bairro GreenVille I.

Ao chegarem ao local, os militares constataram intensa concentração de fumaça no interior do estabelecimento e iniciaram os procedimentos de reconhecimento, avaliação de riscos e segurança da edificação.

Durante a vistoria inicial, o proprietário informou que o sistema de proteção elétrica havia atuado automaticamente, ocasionando o desligamento do padrão de energia. A informação foi verificada e confirmada pela equipe antes do início das ações de combate ao incêndio.

Após a adoção das medidas de segurança, os militares fizeram buscas para identificar a origem do incêndio. Inicialmente, foi feita uma varredura completa no piso térreo, onde não foram encontrados focos. Em seguida, a equipe prosseguiu para o mezanino, localizando o foco principal.

O incêndio teve origem em equipamentos de tecnologia da informação, especificamente em servidores de rede e componentes de um quadro de distribuição elétrica. As chamas também atingiram documentos armazenados nas proximidades.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em terreno de bairro residêncial

O combate foi feito com extintores portáteis adequados ao tipo de incêndio, possibilitando a rápida extinção das chamas e impedindo a propagação do fogo para os demais setores da edificação.

Após a extinção do foco, os bombeiros utilizaram a técnica de Ventilação por Pressão Positiva (VPP) para remover a fumaça acumulada e restabelecer as condições de segurança do ambiente. Foi necessária a abertura de duas janelas localizadas no mezanino, que estavam vedadas por placas de gesso. A equipe fez a remoção de forma controlada pela equipe.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou apoio operacional durante a ocorrência.

Ninguém ficou ferido.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA