MATO GROSSO

Governo entrega novo prédio da Escola Estadual Dunga Rodrigues e anuncia construção de piscina

Publicado em

O Governo de Mato Grosso entregou, na manhã desta quarta-feira (25.3), o novo prédio da Escola Estadual Dunga Rodrigues, em Várzea Grande, consolidando mais um investimento na modernização da infraestrutura educacional do município. Durante a solenidade, o governador Mauro Mendes também anunciou a construção de uma piscina para a unidade.

Com aporte de R$ 11,3 milhões, a unidade passa a oferecer uma estrutura mais ampla, segura e adequada ao desenvolvimento das atividades pedagógicas. O novo ambiente conta com 24 salas de aula, dependências administrativas, conjunto de banheiros masculinos e femininos, cozinha, refeitório e quadra poliesportiva coberta.

A escola, que tem capacidade para atender 720 estudantes por turno, hoje conta com 1.340 alunos divididos em 47 turmas.

A nova estrutura já tem refletido mudanças positivas no dia a dia da comunidade escolar e vem sendo bem avaliada por alunos e professores, que destacam melhorias no ambiente de aprendizagem e no engajamento em sala de aula.

O aluno Tales Cardoso, do segundo ano, afirmou que a nova unidade tem mais segurança e conforto. Ele ressaltou que o ambiente é mais tranquilo e equipado com recursos como chromebooks, livros novos e smart TVs, que ajudam nos estudos.

“Nesse espaço tenho me sentido muito bem. A biblioteca foi o lugar que mais chamou minha atenção pelo incentivo à leitura e porque gosto muito de ler. Os livros que temos são muitos legais”, completou o estudante.

Professora de Educação Física, Soiane Marques avaliou que a nova estrutura representa um avanço importante para a qualidade do ensino e o engajamento dos estudantes. Segundo ela, além da quadra poliesportiva coberta, os recursos tecnológicos e os espaços pedagógicos ampliam as possibilidades de aprendizagem, inclusive com conteúdo teórico na disciplina.

Leia Também:  Polícia Militar apreende cocaína escondida em residência e prende dois por tráfico de drogas em VG

Soiane ressaltou, ainda, que as melhorias impactam não apenas o aspecto físico, mas também o emocional dos alunos, refletindo em uma participação maior. Em uma cidade de clima quente, a cobertura da quadra também garante a continuidade das aulas. Para ela, o resultado é um ambiente mais adequado e motivador para todos.

“Hoje, consigo abordar conteúdos como anatomia e fisiologia em sala de aula, além da prática na quadra. A gente percebe que os estudantes estão mais participativos e motivados. Essa estrutura faz a diferença tanto no aprendizado quanto no bem-estar deles. É uma entrega muito mais completa para todos”, finalizou.

Espaços adequados

O governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, afirmou que, a exemplo de outras áreas do Governo, o Estado tem feito melhorias na educação em diversos municípios, com objetivo de melhorar a infraestrutura escolar e dar um ambiente adequado para os estudantes. “Estamos trabalhando para melhorar o estado em todas as áreas, sobretudo a educação pública, e essa nova sede da Escola Dunga Rodrigues é um exemplo disso”.

O vice-governador Otaviano Pivetta também afirmou que as melhorias nas escolas provocam orgulho na comunidade escolar, em especial nas crianças e jovens. Por isso, segundo o vice-governador, o Estado também está investindo na construção de seis novos Colégios Estaduais Integrados (CEIs) em Várzea Grande.

Leia Também:  Governador apresenta balanço do programa Tolerância Zero contra facções criminosas nesta segunda-feira (24)

“Todas as escolas terão piscinas semiolímpica, ginásios de esportes e salas de aula com todos os equipamentos necessários para o bom aprendizado dos estudantes”, completou o vice-governador.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que agora os estudantes da Dunga Rodrigues podem desfrutar de um melhor espaço e convívio social.

“O estudo e o ensino vão garantir que vocês tenham grandes oportunidades. Além disso, os servidores também vão desfrutar de um espaço de trabalho muito melhor. Acreditem, o caminho para transformar a vida de vocês é a educação”, finalizou.

Investimentos na educação

Durante a entrega da escola, foram assinados novos convênios do Estado com a gestão municipal e anunciada a construção de seis novos Colégios Estaduais Integrados (CEis), com investimento de R$ 135,4 milhões na educação do município.

Entre os investimentos também estão a entrega de dois novos ônibus para o transporte escolar, totalizando R$ 858 mil, a reforma e ampliação da Escola Municipal Profª Eda Baracat da Silva e a construção de uma escola com quadra no Jardim Novo Mundo, com R$ 11,8 milhões em investimentos.

Ainda, foi assinada a ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva nos bairros Jardim Marajoara 1, Cristo Rei e Vila Ipase, totalizando R$ 4,4 milhões.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Escola de Governo abre inscrições para o curso Gestão de Finanças Pessoais

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem que aplicou golpe de R$ 80 mil em idoso com falsa promessa de venda de terras

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA