CUIABÁ

Cuiabá fortalece uso comunitário das escolas

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá iniciou a Conexão Escola da Comunidade, programa que capacita professores e amplia o uso das escolas municipais como espaços abertos à população, com foco em inclusão, saúde e qualidade de vida. A iniciativa fortalece o papel das unidades escolares como centros de convivência, com atividades esportivas, de lazer e promoção à saúde também fora do horário regular de aulas.

A primeira formação reuniu cerca de 70 participantes, entre professores, coordenadores e gestores, em encontro realizado na sexta-feira (27), no auditório da Escola Municipal de Educação Básica Maria Dimpina Lobo Duarte. A capacitação prepara os profissionais que atuarão ao longo do ano letivo de 2026.

A proposta integra a estratégia da gestão municipal de ampliar o vínculo entre escola e comunidade, com a abertura das unidades durante a semana e aos fins de semana. A ideia é oferecer atividades que incentivem hábitos saudáveis e promovam a ocupação positiva dos espaços públicos.

Durante o encontro, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, destacou que a iniciativa representa uma mudança na forma de pensar a escola pública. “Estamos consolidando um novo conceito de escola em Cuiabá, um espaço vivo, que acolhe não apenas alunos, mas toda a comunidade. Ao abrir as portas das unidades para atividades no período noturno e aos fins de semana, ampliamos o acesso ao esporte, promovemos saúde e fortalecemos o sentimento de pertencimento. Esse é um compromisso da gestão, fazer com que a escola seja um centro de convivência, cidadania e qualidade de vida para todos”.

Leia Também:  Pronto-Socorro de Cuiabá recebe 70 novos aparelhos de ar-condicionado

A formação também teve caráter técnico, com atualização de metodologias voltadas à prescrição de exercícios físicos e à realização de avaliações adaptadas à realidade das comunidades atendidas. Segundo o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, o objetivo é garantir segurança, eficiência e resultados mensuráveis.

Ele explica que o projeto já atende cerca de 2 mil pessoas e deve ser ampliado para até 23 unidades escolares. “Estamos estruturando avaliações físicas e diagnósticas que permitem acompanhar a evolução dos participantes e gerar dados importantes para políticas públicas, como índices de obesidade e condicionamento físico”, pontuou.

A proposta também busca antecipar riscos e individualizar o atendimento, respeitando as condições físicas de cada participante. “Cada aluno tem uma realidade diferente, e o professor precisa estar preparado para orientar com base técnica, evitando lesões e promovendo saúde”, reforçou.

Na prática, o projeto Escola da Comunidade já vem mudando a rotina das unidades escolares. Na EMEB Maria Dimpina, por exemplo, a diretora Fernanda Rosa Alves relata que o espaço se consolidou como referência de convivência. “Hoje, a comunidade não nos vê apenas como um local de ensino, mas como um espaço de acolhimento e saúde. Temos atividades que vão da natação para pessoas com deficiência até práticas culturais e esportivas no período noturno. Atendemos diariamente entre 80 e 100 pessoas”, destacou.

A articulação entre as secretarias também é considerada fundamental para o sucesso da iniciativa. A professora Andréia Mesquita Forato, da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, explica que as unidades são selecionadas com base na estrutura disponível, priorizando escolas com quadras cobertas e iluminadas. “O projeto promove integração e aproxima as famílias do ambiente escolar. Não é apenas para os alunos, mas para toda a comunidade, incentivando hábitos saudáveis e fortalecendo vínculos”, afirmou.

Leia Também:  Sine Municipal inicia 2025 com 109 oportunidades de emprego em Cuiabá

Entre os professores participantes, a expectativa é positiva para a execução das atividades em 2026. O professor Janier Augusto de Aquino Junior ressaltou que a formação foi essencial para o planejamento das ações ao longo do ano. “Vamos oferecer atividades adequadas para cada público, com profissionais preparados. Isso faz toda a diferença para garantir resultados e engajamento da comunidade”, disse.

Já o professor Anderson Hugo Souza da Silva destacou a evolução do projeto, que avança de uma fase piloto para uma estrutura mais consolidada. “Hoje temos mais integração, mais suporte e um modelo que está sendo aprimorado. A tendência é que os resultados sejam ainda melhores”, avaliou.

A professora Diana Santos de Araújo reforçou que o foco das atividades será a promoção da saúde com segurança, respeitando os limites individuais. “Queremos trabalhar consciência corporal, postura e bem-estar, especialmente com mães e moradores da comunidade. A ideia é transformar vidas por meio do movimento”, afirmou.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Cuiabá aposta na escola como instrumento estratégico de transformação social, não apenas no ensino formal, mas também como espaço de convivência, inclusão e promoção da saúde, consolidando um modelo que tende a se expandir nos próximos anos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Ilde Taques cobra punição rigorosa e destaca atuação de profissionais que descobriram a farsa

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Câmara se reúne com representantes da saúde e prazo de pagamento adicional de insalubridade é prorrogado

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA