CUIABÁ

TJMT e Prefeitura promovem capacitação sobre autismo e inclusão na capital

Publicado em

O “TJMT Inclusivo: Autismo e Direitos das Pessoas com Deficiência” começa nesta quarta-feira (15), em Cuiabá, reunindo operadores do Direito, profissionais da Educação e da Saúde em uma ampla programação voltada à inclusão. Promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá, articulação que teve entre suas idealizadoras a primeira-dama do município, Samantha Iris, reforçando o compromisso com a capacitação sobre o autismo e os direitos das pessoas com deficiência.

Nesta primeira edição de 2026, a programação foi organizada por públicos. No dia 15, as atividades ocorrem no Fórum de Cuiabá, com foco em magistrados, promotores, defensores, advogados e servidores do Judiciário. A proposta é fortalecer a atuação do sistema de Justiça em demandas que envolvem pessoas com deficiência, ampliando a compreensão sobre o autismo e a aplicação das garantias legais.

No segundo dia, quinta-feira (16), o evento ganha dimensão ampliada e será realizado na Igreja Lagoinha Cuiabá, em espaço com capacidade para mais de 2 mil pessoas. O local foi articulado diretamente pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, possibilitando a participação em larga escala de profissionais da Educação, da Saúde e das equipes das Cuidadores de Alunos com Deficiencia (CADs) do município, que terão capacitação específica ao longo da programação.

Leia Também:  Paula Calil articula melhorias na mobilidade urbana para motoboys em reunião com a Semob

Entre os temas abordados estão os transtornos do neurodesenvolvimento, os desafios do autismo no ambiente escolar e os direitos das pessoas com deficiência. A programação reúne especialistas de diferentes áreas, promovendo debates técnicos e troca de experiências para qualificar o atendimento e as políticas públicas voltadas à inclusão.

Realizado por meio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Judiciário mato-grossense, com apoio da Escola Superior da Magistratura e da Escola dos Servidores, o evento reforça a Prefeitura de Cuiabá como parceira em mais uma iniciativa de formação continuada, ampliando o alcance das ações inclusivas na capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá reafirma apoio à Polícia Militar durante homenagem aos agentes do Centro Histórico

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá reafirmou, nesta sexta-feira (26), seu compromisso com a segurança pública e a valorização das forças de segurança durante sessão solene realizada na Câmara Municipal em homenagem aos policiais militares da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento do Centro Histórico da Capital. A solenidade foi proposta e conduzida pela vereadora Samantha Íris, reunindo autoridades civis, militares e representantes do setor produtivo para reconhecer o trabalho desenvolvido pela corporação.

Representando o Executivo municipal, o prefeito Abilio Brunini destacou o trabalho desempenhado pelos policiais militares e garantiu que a gestão continuará apoiando as ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública, especialmente na região central da cidade.

“O desafio enfrentado pelos nossos policiais exige coragem, dedicação e persistência. Enquanto eu estiver à frente da Prefeitura de Cuiabá, a Polícia Militar terá todo o apoio que pudermos oferecer, seja em ações, investimentos ou parcerias. Valorizar quem protege a população é um compromisso da nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Abilio também ressaltou que a Prefeitura vem desenvolvendo projetos de revitalização do Centro Histórico que caminham ao lado das ações de segurança pública. Segundo ele, a ocupação qualificada dos espaços públicos, a implantação de novos equipamentos municipais e o trabalho integrado com o Governo do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Militar contribuem para devolver vitalidade à região central.

Leia Também:  Michelly Alencar defende permanência da Santa Casa em Cuiabá e dá voz a pacientes na tribuna

Durante a cerimônia, a vereadora Samantha Íris destacou a importância de reconhecer os policiais que atuam diariamente no Centro Histórico e afirmou que Cuiabá tem demonstrado respeito e valorização às forças de segurança por meio de ações concretas e homenagens públicas.

O comandante da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Moraes, agradeceu a iniciativa da vereadora e destacou que a valorização fortalece o trabalho da tropa.

“Quero agradecer à vereadora Samantha por esse reconhecimento. Nossos policiais trabalham diariamente para tornar o Centro Histórico mais seguro. Os índices de roubos e furtos vêm diminuindo e hoje o índice de homicídios na região é praticamente zerado. Esse resultado é fruto da dedicação dos policiais e da parceria com a comunidade e os comerciantes”, afirmou.

O comandante regional da Capital, coronel Lima Júnior, também enalteceu a iniciativa, afirmando que o reconhecimento fortalece a motivação dos policiais que atuam diariamente na proteção da população cuiabana.

Ao final da solenidade, o prefeito Abilio Brunini e a vereadora Samantha Íris receberam homenagens entregues pelo comandante da 21ª CIPM, tenente-coronel Marcelo Moraes, e pelo comandante regional da Capital, coronel Lima Júnior, em reconhecimento ao apoio institucional prestado às forças de segurança e às iniciativas desenvolvidas em favor da segurança pública em Cuiabá.

Leia Também:  Prefeitura revitaliza Praça da República com apoio financeiro da Câmara de Cuiabá

A solenidade reuniu autoridades civis e militares, entre elas o vice-presidente da Fecomércio, Jedeon Sampaio Silva; a subprefeita do Centro Histórico, Andrea Barros; o diretor da Associação Comercial de Cuiabá, Diogo Geraldino; o vereador Dilemário Alencar, além de representantes da sociedade civil e da Polícia Militar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA