Várzea Grande

Distrito de Praia Grande completa 226 anos celebrando identidade e raízes culturais da comunidade

Publicado em

Com mais de dois séculos de história, o Distrito de Praia Grande, em Várzea Grande, celebrou seus 226 anos de fundação com uma programação especial que destacou a identidade cultural e as tradições da comunidade.

A comemoração ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril, reunindo moradores e visitantes em um espaço aberto ao público. A festividade contou com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio das Secretarias Municipais e da Superintendência de Cultura da Secretaria de Educação.

Ao longo dos três dias, cerca de 700 pessoas participaram das atividades, que incluíram apresentações da Banda Municipal, shows de lambadão e a participação do grupo de Siriri Divinos.

Ainda como parte das programações, a comunidade foi contemplada com um almoço gratuito, reforçando o caráter coletivo e acolhedor da celebração. O evento contou com a presença de autoridades municipais, entre elas secretários e representantes de diferentes pastas, além do apoio de lideranças políticas e membros da comunidade local.

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, o aniversário do distrito vai além da comemoração. “Mais do que uma data festiva, é um momento de fortalecer laços, reunir famílias e valorizar os talentos locais que tornam essa região tão rica culturalmente”, destacou.

Leia Também:  Secretária de Saúde avalia área para construção de nova unidade de saúde no 15 de Maio

Um dos pontos altos da programação foi a apresentação da Banda Municipal “Manoel Teixeira de Oliveira”, que celebra 43 anos de atuação. Sob regência do maestro Ueliton dos Santos, o grupo apresentou um repertório variado, com clássicos nacionais e internacionais, agradando ao público presente.

A Superintendência de Cultura destacou o apoio para este importante evento e a contribuição para que a programação fosse ainda mais rica e acessível à população. “A participação dos artesãos, que expuseram seus trabalhos: Tapetes de fuxico, enfeites de cabelos bordados a mão, caixas de decoração e porta chaves, que trazem consigo a essência da cultura popular, expondo e comercializando peças que representam a criatividade, a história e o saber tradicional da nossa gente” destacou a superintendente Lu Arruda.

“A união entre poder público, artistas e comunidade demonstra o quanto investir em cultura é investir em pessoas, em pertencimento e no desenvolvimento social. Parabenizamos o Distrito da Praia Grande por mais um ano de história e reafirmamos o compromisso da Superintendência de Cultura em continuar promovendo ações que fortaleçam nossa identidade cultura” finalizou a superintendente.

Leia Também:  Prefeitura dá Ordem de Serviço para retomada das obras da escola estadual Heróclito Leôncio Monteiro

Os artesãos locais deram um toque a mais nas festividades comercializaram seus valorosos produtos como tapetes de fuxico, enfeites bordados à mão e peças decorativas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Famílias do Residencial Izabel Campos recebem ação do Cadastro Único no seu bairro

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA