CUIABÁ

Vereadora Dra. Mara conduz audiência pública e cobra transparência no Plano Diretor de Cuiabá

Publicado em

Marcely Alves | Assessoria da vereadora Dra. Mara 
A vereadora Dra. Mara (Podemos)  realizou, na última sexta-feira (24), às 9h, uma audiência pública para debater o Plano Diretor de Cuiabá. O encontro reuniu representantes do poder público, especialistas e moradores em um espaço de diálogo e cobrança sobre o futuro urbanístico da cidade.
Durante a audiência, foram discutidas as diretrizes propostas pelo município, com destaque para os impactos diretos na vida da população. O evento também abriu espaço para que moradores apresentassem críticas, sugestões e demandas relacionadas ao crescimento urbano, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida.
Com forte participação popular e presença de instituições, o debate reforçou a necessidade de construção coletiva e maior transparência no processo de revisão do Plano Diretor.
Dra. Mara destacou que o momento exige responsabilidade e escuta ativa por parte do poder público. “
O Plano Diretor define o futuro da nossa cidade e não pode ser construído distante da realidade da população. É preciso ouvir, dialogar e garantir que as decisões sejam justas e equilibradas,” afirmou.
A parlamentar também reforçou o papel do Legislativo no processo.
“Nosso compromisso é fiscalizar, questionar e garantir que o interesse da população esteja acima de qualquer decisão. Quando a população participa, o processo se fortalece e o resultado é mais legítimo,” disse.
Para a vereadora, a audiência marca apenas o início de um debate que precisa avançar. 
“Foi um primeiro passo importante, mas essa discussão precisa chegar a todas as regiões da cidade. A população precisa entender, opinar e participar ativamente da construção desse plano,” pontuou.
Ela ainda ressaltou que o debate público é fundamental para corrigir distorções e aprimorar o texto.
“Nosso papel é aproximar essas discussões da realidade das pessoas e transformar propostas em resultados concretos. O planejamento não pode ficar no papel precisa melhorar a vida de quem está na ponta,” completou.
Durante a audiência, o prefeito afirmou que o Plano Diretor propõe uma mudança de conceito ao priorizar a cidade para as pessoas, com foco em mobilidade urbana, acessibilidade e sustentabilidade.
Já o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, destacou o crescimento acelerado da capital e os desafios de organizar esse avanço de forma equilibrada.
“Cuiabá cresceu de forma significativa nas últimas décadas, e isso exige planejamento responsável para garantir qualidade de vida à população,” afirmou.
As contribuições apresentadas durante a audiência devem subsidiar as próximas etapas de discussão do Plano Diretor, que seguirá em debate antes de sua consolidação final.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  A RENOVAÇÃO DA GALERIA DE PRESIDENTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove caminhada e reforça ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Published

on

Como parte da programação do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma caminhada no Parque Tia Nair, neste sábado (27), com participantes do Centro de

Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira.
A mobilização reuniu idosos, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos da população idosa e incentivar a denúncia de situações de violência.

A ação integra um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do mês pela pasta, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como a psicológica, patrimonial, física e negligência.

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o trabalho da Prefeitura busca informar os idosos sobre seus direitos e fortalecer a rede de proteção.

Leia Também:  "Independência financeira é uma ferramenta essencial no combate à violência doméstica", defende Márcia Pinheiro no Dia do Empreendedorismo Feminino

“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.

Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique no parque, fortalecendo o convívio social entre os frequentadores do centro.

A gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, explicou que a caminhada foi organizada para levar a campanha também aos espaços públicos e ampliar o alcance da conscientização.

“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, contou.

Frequentadora do CCI há cerca de 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da mobilização ao lado das irmãs e afirmou que as atividades desenvolvidas pelo centro contribuíram para sua qualidade de vida e integração social.

“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, pontuou.

Leia Também:  Baixinha Giraldelli divulga balanço do primeiro ano de mandato com foco em educação, moradia e melhorias urbanas

A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA