Diamantino

Novembro Azul inicia em Diamantino e foca na prevenção e no cuidado da saúde do homem

Publicado em

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se une à campanha Novembro Azul, movimento mundial dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A estimativa é de 71.730 novos casos por ano no país entre 2023 e 2025.

Em Diamantino, o serviço de atenção à saúde do homem é oferecido de forma contínua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento é voltado principalmente para homens a partir dos 45 anos, ou a partir dos 40, no caso daqueles que possuem histórico familiar de câncer de próstata.

Segundo a secretária de Saúde, Adélia Maria, o cidadão pode procurar a UBS de referência do seu bairro para realizar o acompanhamento preventivo. Na unidade, ele passa por uma avaliação inicial com o enfermeiro ou médico, que solicita os exames de rotina, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue que ajuda a identificar alterações na próstata e, se necessário, o exame de toque retal.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino inicia vistoria nos espaços culturais para melhoria do acesso da população

Adélia Maria, ainda destacou que caso seja detectada alguma alteração, o paciente é encaminhado para exames complementares e acompanhamento especializado, garantindo o cuidado integral dentro da rede pública de saúde.

“As Unidades Básicas de Saúde acolhem os pacientes, realizam avaliações e, quando necessário, fazem o encaminhamento para exames especializados. Essa estrutura permite que o serviço chegue de forma efetiva na população masculina, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento regular.”

Conheça as causas e sintomas

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, o câncer de próstata tem maior incidência em homens a partir dos 50 anos e em pessoas com histórico familiar da doença. Outros fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e fatores genéticos.

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, o que reforça a importância dos exames preventivos, como o toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), conforme orienta o Ministério da Saúde.

Em fases mais avançadas, podem surgir sinais como dificuldade para urinar, dor ou ardência ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen, além de dores ósseas em casos de metástase, segundo informações do INCA.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino lamenta o falecimento do ex vice-prefeito, Sebastião Mendes Neto (Tiãozinho da Guimatra)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que manter uma rotina de alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e consultas médicas periódicas reduz significativamente o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo o câncer de próstata.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeito Chico Mendes assina convênios de mais de R$ 17 milhões para fortalecer a educação em Diamantino

Published

on

O prefeito Chico Mendes assinou, durante o Encontro de Prefeitos do Alto Rio Paraguai, dois convênios que garantem R$17.343.652,59 em investimentos para a educação de Diamantino. Os recursos serão destinados à reforma da Escola Municipal Décio Furigo e à construção da nova Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, ampliando a infraestrutura da rede municipal de ensino.

Do valor total anunciado pelo Governo do Estado, R$15.889.957,02 serão investidos na construção da Escola Municipal Nilce Maria de Magalhães, que contará com 12 salas de aula, banheiros convencionais e infantis, além de dependências administrativas.

Já a Escola Municipal Décio Furigo receberá R$1.453.695,57 para a execução da reforma da unidade, com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para a comunidade escolar.

O prefeito Chico Mendes destacou que os investimentos representam mais um importante avanço para a educação do município e são resultado da parceria entre o governo municipal e o Governo do Estado.

“A educação é uma das nossas prioridades. Esses investimentos representam um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo uma nova escola moderna e a reforma de uma unidade importante para oferecer mais qualidade no ensino e melhores condições para toda a comunidade escolar.”

Os convênios foram formalizados junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), com a assinatura do governador em exercício, Otaviano Pivetta, da secretária de Estado de Educação, Flávia Emmanuelle de Souza Soares, do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, e do prefeito Chico Mendes.

Leia Também:  Confira contemplados pelas leis Aldir Blanc & Paulo Gustavo em Diamantino

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA