Diamantino

Prefeitura de Diamantino orienta população sobre cuidados no período de maior transmissão da leishmaniose

Publicado em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre os cuidados necessários durante o período de maior transmissão da leishmaniose, doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito-palha, inseto de pequeno porte e hábito predominantemente noturno.

A leishmaniose pode se manifestar de duas formas, sendo tegumentar, que provoca feridas na pele, e visceral, considerada mais grave, pois afeta órgãos internos como fígado e baço.

Os principais sintomas da forma visceral incluem febre prolongada, fraqueza, perda de peso, anemia e aumento do abdômen. Ao apresentar sinais suspeitos, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e diagnóstico.

O prefeito e médico veterinário, Chico Mendes, orienta que a população fique atenta aos sinais da leishmaniose nos cães.

“É possível identificar a doença observando o comportamento e a aparência do animal. Cães muito abatidos, sem energia, com emagrecimento, feridas na pele, queda de pelo e crescimento anormal das unhas podem apresentar sinais da doença. Ao perceber qualquer alteração, o tutor deve procurar orientação veterinária e comunicar a Vigilância em Saúde.”

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino intensifica serviços agrícolas e de apoio ao pequeno produtor

O coordenador da Vigilância Ambiental, Lucas Rosa, destacou que, apesar de Diamantino possuir uma extensa área rural, o número de casos registrados no município permanece controlado.

“Somente em 2025, Diamantino registrou 30 casos confirmados de leishmaniose em humanos. Esse dado reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que permitem identificar a doença rapidamente e evitar complicações, mesmo em um município com grande área rural e condições favoráveis à presença do mosquito.”

Para reduzir os riscos de transmissão, a Secretaria de Saúde reforça a importância de manter quintais e terrenos limpos, evitando o acúmulo de folhas, lixo, fezes de animais e matéria orgânica, que favorecem a reprodução do mosquito. Também é recomendado manter galinheiros, canis e outros abrigos de animais sempre higienizados e afastados das residências.

Outra medida importante é o uso de telas de proteção em portas e janelas, além da utilização de repelentes, especialmente no período da noite, quando o inseto é mais ativo. A população também deve ficar atenta aos cuidados com os animais domésticos, principalmente os cães, que podem ser hospedeiros da doença. Consultas regulares ao médico-veterinário e a não permanência dos animais soltos na rua ajudam na prevenção.

Leia Também:  Prefeitura valoriza os artistas locais durante Semana do Trabalhador 2025

Em relação aos cuidados com os animais, o município de Diamantino disponibiliza testes rápidos para leishmaniose visceral, realizados conforme protocolo técnico em cães que apresentam sinais clínicos compatíveis com a doença. Os tutores podem procurar o setor responsável para receber orientações, realizar a avaliação dos animais e obter o encaminhamento adequado, de acordo com cada situação.

O Posto Ambiental está localizado na Travessa da República, no Centro de Diamantino, próximo à Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diamantino

Prefeitura de Diamantino promove Seminário Municipal de Educação

Published

on

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza no dia 03 de julho, o Seminário Municipal de Educação, com o tema “Compartilhando Saberes, Multiplicando Práticas Exitosas”. O evento reunirá cerca de 500 profissionais da educação municipal, no Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes, no Bairro Buriti, com o intuito de promover formação, troca de experiências e valorização das ações desenvolvidas na rede municipal.

O seminário tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre os profissionais da educação e fortalecer as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede municipal. Durante o encontro, professores e demais profissionais irão compartilhar experiências, projetos e ações desenvolvidas no dia a dia das unidades escolares que contribuíram para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

A secretária municipal de Educação, Valéria Neves, destacou a importância da iniciativa para a rede municipal de ensino.

“Quando os professores compartilham experiências que deram certo em sala de aula, toda a rede aprende junto. Isso fortalece o trabalho desenvolvido nas escolas e contribui para que nossos estudantes tenham um ensino cada vez mais qualificado e com melhores oportunidades de aprendizagem.”

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino inicia Campanha de Vacinação Antirrábica 2025

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA