Lucas do Rio Verde

“É um novo plano de crescimento para a região”, afirma Miguel Vaz sobre a duplicação da BR-163

Publicado em

Nesta quinta-feira (18), o Governo de Mato Grosso e a concessionária Nova Rota do Oeste entregaram mais 130 quilômetros de duplicação da BR-163, uma das principais rodovias do Estado e eixo estratégico para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde e da região Médio-Norte. Nos trechos que impactam diretamente o município, foram entregues 48 quilômetros de pista duplicada entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum e outros 16 quilômetros entre Lucas e Sorriso.

O prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito Joci Piccini e o presidente da Câmara Municipal, vereador Airton Callai integraram a comitiva do Governo do Estado que acompanhou a entrega das obras e percorreu os trechos concluídos e em execução ao longo da rodovia.

Durante o ato, o governador Mauro Mendes destacou a importância da BR-163, não apenas para a logística e o agronegócio, mas principalmente para a segurança e a qualidade de vida da população. “A rodovia é importante porque ela não só melhora a logística para toda a infraestrutura do agronegócio, da produção, mas ela melhora acima de tudo a vida das pessoas. Traz qualidade de vida, traz segurança, tira aquele medo, aquele grande fantasma que as pessoas tinham quando tinham que pegar essa rodovia. Pais, mães, filhos, ficavam muito apreensivos com um grande número de acidentes e mortes que já tiveram aqui. Então, o governo de Mato Grosso está muito feliz. A obra está avançando a passos muito largos. No ano que vem, se Deus quiser, nós vamos ter 100% pronto de Rosário Oeste até a cidade de Sinop.”

Leia Também:  UAB/UNEMAT oferta vagas para o curso de Ciências Contábeis

O vice-governador Otaviano Pivetta relembrou o histórico de acidentes e perdas humanas na BR-163 e ressaltou a decisão do Estado em assumir a responsabilidade pela concessão da rodovia, transformando recursos públicos em benefícios concretos para a população.

“Estamos lá há quase sete anos governando o Mato Grosso. Cuidando do dinheiro público, sentindo na pele as necessidades que o nosso povo tem. Nessa rodovia 163, que se a gente lembrar da história, eu fui prefeito em Lucas, eu sofria na pele a dor das famílias, quando perdia um familiar, e foram muitos, foram, que eu sei centenas, essa dor, eu ainda sinto um monte, todos nós sabemos o que é isso. E não é porque era uma rodovia não, é porque era uma estrada, um carreador, mal tratado, esburacado, mal cuidado, onde se desviava milhões e milhões. Depois foi concedido para uma concessionária, que também não honrava o contrato que tinha com o povo. E nós nos reunimos e decidimos montar uma estratégia para assumir esse problema que, apesar de federal, concessionado por uma empresa privada, o problema era nosso, era do povo. E o resto da história você já sabe, o resto da história é isso aí, é o fazimento, é transformar ideia em atitude, transformar dinheiro público em benefício.”

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, destacou a importância da decisão do Governo do Estado para garantir o avanço das obras e projetou um novo cenário de desenvolvimento para a região com a conclusão total da duplicação.

Leia Também:  Saeb: mais de 1.700 alunos da rede municipal participam da prova que avalia a qualidade da Educação Básica

“A gente tem que agradecer a decisão do Governo do Estado, do Governador Mauro Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta, em ter assumido a responsabilidade da concessão da BR-163. Então, é isso, é o apoio para que tudo ande bem daqui para frente e que conclua o mais rápido possível, que vai ser um grande ganho aqui para a nossa região. Eu acredito muito nisso, porque após totalmente duplicada a BR-163 ainda vai atrair muitos investimentos, muitas oportunidades, e muitas pessoas virão das várias regiões do Brasil para aproveitarem essas oportunidades aqui. Então, é muito importante, é um novo plano de crescimento para essa região aqui, então estou muito confiante e acredito muito no futuro com a duplicação da BR-163.”

Também integraram a comitiva o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchoa; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; os diretores da ANTT Severino Medeiros Ramos Neto e Alex Antonio de Azevedo Cruz; a diretora de Infraestrutura do BNDES, Luciana Costa; além de representantes da sociedade civil organizada e lideranças políticas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde está entre os 60 melhores municípios do Brasil em qualidade contábil e fiscal

Published

on

Lucas do Rio Verde alcançou mais um importante reconhecimento nacional na área da gestão pública. O município conquistou a 60ª colocação nacional no Ranking Municipal BSPN 2025, posicionando-se entre os melhores desempenhos do país em qualidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Tesouro Nacional.

O levantamento compara o desempenho dos municípios brasileiros na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais e na qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), contribuindo para o fortalecimento da transparência, da confiabilidade e da governança das contas públicas.

Entre os mais de 5 mil municípios avaliados em todo o país, Lucas do Rio Verde alcançou 99,30% de acertos no Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal (ICF) e recebeu a classificação máxima “A”, resultado que evidencia a excelência da gestão fiscal e contábil do município.

O desempenho também colocou Lucas do Rio Verde em posição de destaque regional. Entre os municípios da Região Centro-Oeste, o município conquistou o 2º lugar geral, ficando atrás apenas de Santa Carmem (MT) e consolidando-se como uma das principais referências em gestão fiscal e contábil da região.

Leia Também:  Saeb: mais de 1.700 alunos da rede municipal participam da prova que avalia a qualidade da Educação Básica

O resultado é fruto do trabalho técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Fazenda, que atua continuamente para garantir a qualidade das informações prestadas aos órgãos de controle, o cumprimento das normas contábeis e fiscais e o fortalecimento da responsabilidade fiscal do município.

Além de evidenciar a eficiência da administração municipal, o reconhecimento reforça o compromisso da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a transparência, a boa governança e a correta aplicação dos recursos públicos.

Para a Secretaria Municipal de Fazenda, a conquista representa o reconhecimento de um trabalho pautado pela dedicação, qualificação técnica e comprometimento dos servidores envolvidos nos processos contábeis, financeiros e de prestação de contas.

“Estar entre os 60 melhores municípios do Brasil e ocupar a segunda colocação no Centro-Oeste demonstra a seriedade com que Lucas do Rio Verde conduz sua gestão fiscal e contábil. Esse resultado é fruto do empenho diário de uma equipe comprometida com a excelência, a transparência e a melhoria contínua da gestão pública”, ressaltou o secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues da Silva.

A conquista reforça o protagonismo de Lucas do Rio Verde no cenário nacional da gestão pública e evidencia o esforço permanente da administração municipal em adotar boas práticas de governança, responsabilidade fiscal e transparência.

Leia Também:  Fisioterapia Municipal fecha 2025 com mais de 30 mil atendimentos

Principais resultados de Lucas do Rio Verde no BSPN 2025
• 60ª colocação no ranking nacional;
• 2º lugar na Região Centro-Oeste;
• Classificação “A”;
• 99,30% de acertos no Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal (ICF).

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA