Sinop
Sinop alia crescimento acelerado à preservação ambiental e se consolida como referência em sustentabilidade
Publicado em
24 de junho de 2026por
Da Redação
O crescimento acelerado de Sinop tem consolidado o município como um dos principais polos de desenvolvimento de Mato Grosso. Ao mesmo tempo em que avança em infraestrutura, atrai investimentos e amplia sua capacidade econômica, a cidade mantém uma característica que se tornou referência: o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental.
Esse modelo de crescimento planejado posiciona Sinop em destaque nacional. Atualmente, o município ocupa a 14ª colocação entre as cidades mais arborizadas do Brasil e lidera o ranking em Mato Grosso, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
A presença de parques, áreas verdes e espaços arborizados dentro do perímetro urbano tem sido um diferencial importante para o município. Além de contribuírem para a paisagem urbana, esses espaços exercem papel estratégico na regulação climática, preservação da biodiversidade e promoção do bem-estar social.
Segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Aline Magioni, as áreas verdes urbanas são fundamentais para a sustentabilidade das cidades. “As áreas verdes urbanas são elementos essenciais para o equilíbrio ambiental. Além do valor paisagístico e recreativo, elas prestam importantes serviços ecossistêmicos, como a regulação da temperatura, retenção de água da chuva, sequestro de carbono, redução da poluição atmosférica e sonora, além da conservação da biodiversidade”, destacou.
Aline explica que os benefícios também impactam diretamente a qualidade de vida da população. “Esses espaços promovem melhoria da saúde física e mental, incentivam a prática de atividades ao ar livre, aumentam o conforto térmico e valorizam os espaços urbanos. Do ponto de vista ambiental, funcionam como refúgios para a fauna, contribuem para a conectividade ecológica e ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas, mesmo em ambientes altamente urbanizados”, acrescentou.
Em Sinop, espaços como o Parque Florestal, o Jardim Botânico e outras áreas verdes integradas ao tecido urbano reforçam esse diferencial competitivo. Em uma cidade inserida em região de transição ecológica próxima ao Bioma Amazônico, preservar esses ambientes significa também proteger a biodiversidade local e fortalecer a identidade ambiental do município.
Além do aspecto ecológico, os parques urbanos são aliados no enfrentamento de desafios cada vez mais presentes nas cidades modernas, como ilhas de calor, drenagem urbana e qualidade do ar. “Os parques urbanos têm papel estratégico na adaptação às mudanças climáticas. A vegetação reduz a temperatura por meio do sombreamento e evapotranspiração, auxilia na infiltração da água no solo, reduz alagamentos e ainda funciona como habitat para fauna e flora. Também contribui para um ar mais limpo e saudável”, ressaltou a bióloga.
Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, a preservação das áreas verdes é parte essencial da estratégia de desenvolvimento de Sinop. “Em Sinop, a preservação ambiental não é um obstáculo ao crescimento, mas um ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável. Espaços como o Parque Florestal, o Jardim Botânico e a Praça da Bíblia são fundamentais para manter o equilíbrio ambiental e garantir qualidade de vida à população”, afirmou.
Rúbia destaca que o município tem trabalhado para assegurar o uso consciente desses espaços, conciliando conservação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica. “Esses espaços promovem bem-estar, fortalecem a convivência social e também cumprem papel essencial na educação ambiental. Ao mesmo tempo, seguimos investindo em manejo técnico, zoneamento ambiental e parcerias com instituições de ensino e pesquisa para garantir que o uso público aconteça de forma equilibrada e sustentável”, pontuou.
Com planejamento urbano, políticas ambientais e investimentos em sustentabilidade, Sinop segue consolidando um modelo de cidade que cresce de forma organizada, preservando seus recursos naturais e fortalecendo sua posição como referência em desenvolvimento sustentável em Mato Grosso e no Brasil.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Published
2 horas agoon
24 de junho de 2026By
Da Redação
Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.
Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.
João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.
Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.
Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.
Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.
A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.
Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Vacinas: debatedores afirmam que país precisa estar preparado para novas pandemias
Exposição ‘Sonhos Dissidentes’ celebra a diversidade e o orgulho LGBTQIA+
Proposta de Meta Nacional busca fortalecer cumprimento de decisões judiciais na saúde pública
No embalo do terceiro jogo do Brasil, Copa do Judiciário estreia novas funcionalidades
Magistrados e servidores debatem sobre efetividade das decisões judiciais relativas à Saúde Pública
CUIABÁ
Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá
Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de...
Prefeitura de Cuiabá disponibiliza linha especial para atender evento nacional do Corpo de Bombeiros no Parque Novo Mato Grosso
Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atende ao 2º Congresso Nacional de...
Prefeito defende adequação viária na Fernando Corrêa para segurança de mais de 3 mil famílias
O prefeito Abilio Brunini se reuniu nesta quarta-feira (24), no Palácio Alencastro, com representantes da construtora Pacaembu e secretários municipais...
MATO GROSSO
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos...
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6),...
Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação...
POLÍCIA
Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (23.6), um homem de 34 anos, foragido da Justiça...
Ação integrada da PM e PJC apreende 32 quilos de entorpecentes em Colíder
Uma ação conjunta de policiais militares do 9º Comando Regional com a Polícia Judiciária Civil apreendeu, na noite desta segunda-feira...
Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis
A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos,...
FAMOSOS
Ana Siebert curte passeio em Miami com Rafaella e a irmã antes de jogo do Brasil
Ana Paula Siebert, de 38 anos, já entrou no clima da Copa do Mundo 2026. A influenciadora está em Miami,...
Simony celebra amor-próprio ao exibir boa forma em clique: ‘Vestida de amor próprio’
A cantora Simony chamou a atenção dos seguidores nesta terça-feira (23), ao publicar uma foto em frente ao espelho exibindo...
Kelly Key revela mudanças no corpo após adotar nova alimentação: ‘Comer mais’
Kelly Key, de 43 anos, começou esta quarta-feira (24), cheia de energia e aproveitou o treino para compartilhar uma descoberta...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
CUIABÁ7 dias agoCCI Padre Firmo recebe Defensoria Pública em ação de orientação sobre os direitos da pessoa idosa
-
CUIABÁ4 dias agoFiscalização da Ordem Pública autua empresa por descarte irregular em área pública







