Sinop

Prefeitura de Sinop apresenta potencialidades a investidores argentinos do ramo agroindustrial

Publicado em

 

Seguindo o plano de industrializar o município, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recepcionou investidores argentinos da agroindústria e apresentou-lhes as potencialidades que a cidade oferece para a implantação de novas empresas, especialmente do ramo industrial. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), no Plenário Deputado Jorge Abreu, da Câmara Municipal de Vereadores de Sinop.

O evento contou com a presença do prefeito Roberto Dorner; do presidente do Legislativo, Remídio Kuntz; de vereadores; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Fábio Migliorini – representante da classe empresarial da cidade –; além de representantes da sociedade organizada, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, José Pedro Serafini, e de demais secretários municipais.

Para o chefe do Executivo Municipal, o evento serviu para apresentar as vantagens que Sinop – líder da região Norte de Mato Grosso – possui e que permitem absorver as demandas geradas pelo setor da agroindústria. O encontro de hoje foi com empresários do grupo argentino Bayer Crop Science.

“Recebemos hoje, aqui em Sinop, uma comitiva de argentinos — produtores rurais, mineradores e empresários de vários segmentos. Estamos mostrando a eles o potencial da cidade, sua localização estratégica e os projetos já concluídos, além dos empreendimentos em andamento. Também destacamos a Ferrogrão [ferrovia para escoamento da produção regional] como um dos pontos mais positivos para o transporte da nossa produção até Miritituba [porto no estado do Pará]. Estamos mostrando que Sinop tem um potencial diferenciado, como poucas cidades têm”, comentou Dorner.

O prefeito ressaltou ainda que o município é destaque em Mato Grosso e no Brasil, e que o próximo passo é a industrialização. Para isso, o Executivo tem buscado contato com o empresariado nacional e internacional, apresentando as vantagens de investir em Sinop — o coração da produção agropecuária.

Leia Também:  Sinop bate recorde de medalhas no Atletismo e é vice-campeã geral nos Jogos Escolares e Estudantis

“Estamos trazendo empresas e investidores de outros países para investir em Sinop. O município representa 35 cidades do Norte de Mato Grosso, por isso temos que atrair esses investidores para cá”, afirmou.
Mato Grosso já possui uma forte relação comercial com indústrias internacionais, como a China — um dos principais parceiros comerciais do Brasil e do estado, responsável pela compra da maior parte da produção de grãos. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, José Pedro Serafini, destacou que esse sucesso deve ser replicado no município, não apenas na exportação de produtos, mas também na industrialização local, atraindo empresas estrangeiras para se instalarem na cidade.

“É determinação do prefeito Roberto Dorner que a Sedec seja uma secretaria de fomento. E é isso que estamos fazendo. Em parceria com a Sedec do Estado, recebemos missões estrangeiras para mostrar o potencial do nosso agronegócio e o que ele representa para Sinop e para a região. Eles vêm conhecer experiências, práticas, sistemas e o solo. Existe, sim, a possibilidade de que muitos desses empresários — como os 36 grandes produtores argentinos que estão aqui hoje — participem futuramente de investimentos ou se associem a empresas locais do setor”, explicou Serafini.

O presidente do Legislativo Municipal, Remídio Kuntz, avaliou como positiva a ação do Executivo em trazer investidores ao município e mostrar-lhes, in loco, o potencial de Sinop.

“Não é à toa que eles estão aqui. Sinop é uma cidade que cresce muito, inclusive comercialmente, porque os empresários têm vindo para cá. É um lugar de oportunidades, e que pode crescer ainda mais com novos investidores. Parabenizo o Pedrinho [secretário da Sedec] pelo trabalho, junto à Prefeitura e à Câmara Municipal, por estarem atentos e unidos para que esses empresários venham investir em Sinop”, afirmou.

Leia Também:  Projeto A Fome Não Espera entrega 250 cestas básicas para famílias atendidas pelos CRAS Boa Esperança e Palmeiras

Representando a classe empresarial, o presidente da Aces, Fábio Migliorini, destacou que o encontro amplia a visibilidade de Sinop não apenas em nível regional e estadual, mas também internacional, contribuindo significativamente para o desenvolvimento urbano, social e econômico do município.

“Essa iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto com toda a Prefeitura, de mostrar Sinop para esse grupo de empresários e agricultores argentinos, faz com que nossa cidade tenha visibilidade nacional e internacional, mostrando todo o seu potencial, não apenas para a região e o país, mas também para o mundo”, concluiu.

Grupo Argentino da Agroindústria

A visita integra a programação de uma delegação da Bayer Crop Science, composta por produtores e executivos do setor agroindustrial argentino, que estão em Mato Grosso conhecendo iniciativas locais de inovação, sustentabilidade e produtividade agrícola.

O grupo é formado por 30 grandes produtores rurais — com áreas superiores a 30 mil hectares em produção, principalmente de soja e milho —, quatro executivos da área comercial da Bayer e um representante da agência de publicidade Mandala. O encontro representa uma oportunidade para fortalecer parcerias, promover o agronegócio regional e posicionar Sinop como referência em desenvolvimento econômico e tecnológico.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Published

on

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Águas de Sinop apresenta resultados de intervenções após cobranças de prefeito e comitê

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop prepara retorno às aulas com kit escolar e uniforme

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA