Sinop

Prefeitura de Sinop promove treinamento em comunicação assertiva para servidores do Procon

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Administração e Modernização e da Escola de Governo, promoveu nesta sexta-feira (07) mais uma etapa do programa de formação contínua dos servidores públicos municipais. A ação contemplou a equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que participou de um treinamento sobre Comunicação Assertiva, com foco na melhoria do relacionamento interpessoal e na qualidade do atendimento à população.
 
De acordo com a coordenadora da Escola de Governo, Sandra Domingues, a iniciativa reforça o compromisso da administração com a valorização dos servidores e o aperfeiçoamento do serviço público. “Hoje estivemos com a turma do Procon e o tema do treinamento foi comunicação assertiva. Esse é um tema que temos trabalhado amplamente dentro da Prefeitura com nossos servidores. O foco principal é aprimorar os relacionamentos interpessoais, tanto no ambiente de trabalho quanto no contato com o público. No caso do Procon, isso envolve diretamente o atendimento aos consumidores e a resolução de conflitos de forma equilibrada”, destacou.
 
A coordenadora explicou que o conteúdo abordado busca estimular práticas de diálogo mais empáticas e respeitosas para favorecer a cooperação e o entendimento mútuo. “A comunicação assertiva é aquela que corrige e equilibra a comunicação agressiva e a passiva. Não posso ser nem passiva demais nem agressiva demais. Essa forma de comunicação se baseia na imparcialidade, pontualidade e objetividade, sempre com respeito às opiniões diversas e com humildade para reconhecer que o outro também pode estar certo”, afirmou Sandra.
 
Ela ressaltou ainda que esse tipo de capacitação tem sido levado a diferentes setores da Prefeitura, de forma a alcançar todos os servidores que mantêm contato direto com o público. “Já trabalhamos essa temática com recepcionistas, diretores e professores, sempre com o propósito de fortalecer as relações humanas. É uma comunicação mais madura, que busca solucionar os problemas e aprimorar o ambiente de trabalho. Na sexta-feira passada, reunimos cerca de 15 servidores do Procon. Já nesta sexta, foram 12 servidores participando do treinamento”, completou.
 
O conciliador do Procon, Paulo Almeida, um dos participantes do treinamento, destacou a importância do tema para o cotidiano de quem atua diretamente com o cidadão. “O treinamento foi excelente, especialmente pelas orientações sobre como ser mais assertivo diante de situações que ocorrem no dia a dia. Atendemos pessoas que, muitas vezes, chegam com problemas e sentimentos acumulados e precisamos manter o equilíbrio para conduzir a situação de forma respeitosa e eficaz”, afirmou.
 
Segundo ele, a capacitação trouxe reflexões práticas sobre como lidar com conflitos e se comunicar de forma clara e empática. “Gostei muito do treinamento porque ele nos conduz a aprender cada vez mais sobre como nos portar perante as adversidades. A comunicação assertiva nos ajuda a encontrar esse ponto de equilíbrio, em que conseguimos orientar o cidadão com clareza, sem perder o respeito e a calma”, completou Paulo.
 
A Escola de Governo é responsável por ofertar formações técnicas e comportamentais voltadas à qualificação dos servidores públicos municipais. O objetivo é fortalecer as práticas de gestão, aprimorar o atendimento ao cidadão e valorizar o papel dos profissionais que integram a administração.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop e Governo de Mato Grosso realizam pesquisa e mapeam perfil dos visitantes da Exponorte 2026

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop destaca impacto positivo da Rota da Copa no comércio local

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, tem impulsionado a movimentação econômica do município com a realização da “Rota da Copa – Sinop Torce Junto”. A iniciativa reúne bares, restaurantes e estabelecimentos parceiros que oferecem espaços de lazer e confraternização durante os jogos da Copa do Mundo. Além de ampliar as opções de entretenimento para moradores e visitantes, a ação tem refletido positivamente no comércio local, especialmente nos segmentos de alimentação, bebidas e serviços.

De acordo com levantamento realizado pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, 64% dos 101 empresários entrevistados estão realizando ou ainda pretendem promover ações especiais durante a Copa do Mundo, enquanto 61% esperam aumento nas vendas ao longo do período. Apenas 32% acreditam que o movimento permanecerá estável e 4% projetam queda nas vendas.

A pesquisa também ouviu 190 consumidores e revelou que 62% pretendem fazer compras durante a competição. Entre os produtos mais procurados estão bebidas e alimentos (41%), seguidos por outros itens (22%), vestuário (18%), acessórios (9%) e televisores (6%). Quanto ao valor das compras, a maior parte dos consumidores pretende gastar entre R$ 100 e R$ 200.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza ação especial de vacinação no shopping neste domingo (14)

Bares e restaurantes
Na prática, o cenário já é percebido pelos empresários. O responsável pelo Jaca Bar e pela Hampi Pizzaria, Marcelo Duarte, afirma que o período da Copa representa um importante incremento para o setor de bares e restaurantes, principalmente quando os jogos da Seleção Brasileira acontecem durante a semana.

“Para os bares, é um período importante, pois as pessoas saem para assistir aos jogos e confraternizar. Aos finais de semana, acaba não gerando aumento de colaboradores, pois já há alta demanda, e os estabelecimentos trabalham com equipe completa e colaboradores extras. Mas, em datas como hoje, durante a semana, isso representa um aumento de 50% do faturamento dos restaurantes. E, com vitória da Seleção Brasileira, o pessoal acaba animando ainda mais e continuando no bar para comemoração”, destacou Duarte.

Segundo o empresário, para oferecer uma melhor experiência ao público, muitos estabelecimentos precisaram investir em estrutura. “Os bares precisaram investir, sim, não só com televisões, mas alguns também com telões, sistemas de áudio e músicos para animar antes do jogo, durante o intervalo e no pós-jogo. Estamos focando na qualidade do atendimento e no audiovisual para os clientes aproveitarem”, completou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop e Governo de Mato Grosso realizam pesquisa e mapeam perfil dos visitantes da Exponorte 2026

A diretora de Turismo, Leidiane Viegas, destaca que a Rota da Copa foi criada justamente para fortalecer o comércio e transformar os jogos em uma oportunidade de movimentar a economia local. “A proposta da Rota da Copa vai além de oferecer locais para acompanhar os jogos. Queremos incentivar que moradores e visitantes aproveitem a cidade, conheçam os estabelecimentos participantes e movimentem a economia local. É uma ação que fortalece o turismo, gera oportunidades para os empresários e contribui para o desenvolvimento de diversos segmentos comerciais”, afirmou.

A Rota da Copa reúne estabelecimentos que transmitem os jogos da competição com estrutura diferenciada, oferecendo ambientes preparados para receber o público durante as partidas. A iniciativa segue até o encerramento da Copa do Mundo, no dia 19 de julho, fortalecendo o setor de serviços e consolidando Sinop como destino de lazer e entretenimento durante o período esportivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA