Sinop

Sinop participa de reunião técnica em Cuiabá e reforça atuação na defesa do consumidor

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), participou da 50ª Reunião Técnica de Procons, realizada em Cuiabá, na última quarta-feira (25) e quinta-feira (26). O encontro foi promovido pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT), e reuniu representantes de todo o estado para debater temas relevantes à proteção do consumidor.

Durante a reunião, os participantes discutiram assuntos como a implantação do Procon Digital, as novas regras relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a fiscalização de instituições de ensino, práticas abusivas de crédito consignado contra idosos e o protesto de contas de energia elétrica em cartório. Os debates tiveram como objetivo aprimorar os serviços prestados à população e alinhar estratégias entre os órgãos municipais e estaduais.

O evento contou com a presença de dirigentes e técnicos das 52 unidades de Procons Municipais, além de representantes do Procon Estadual e autoridades que atuam diretamente na defesa dos direitos do consumidor. A participação dos municípios permitiu o compartilhamento de experiências e o fortalecimento da atuação integrada em Mato Grosso.

Leia Também:  Festeja: Prefeitura homenageia escolas e professores destaques no desempenho de alfabetização

O dirigente do Procon de Sinop, Vilson Barozzi, destacou a relevância da participação no encontro e ressaltou o impacto direto dessas discussões na melhoria do atendimento à população. “Estou há cinco anos à frente do Procon de Sinop e, nesse período, compreendi que a melhor forma de garantir justiça ao consumidor é por meio da conciliação. Essa prática busca a harmonização entre consumidor e fornecedor, com foco na solução dos conflitos. O consumidor deseja resolver o seu problema e o fornecedor também é um consumidor em outro momento. Por isso, é fundamental fortalecer os Procons e garantir estrutura adequada para que possamos atender a população com eficiência e responsabilidade”, afirmou.

Barozzi também enfatizou que o encontro contribui para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à defesa do consumidor e amplia a capacidade de atuação do município. “A participação nessas reuniões técnicas permite o acesso a informações atualizadas, novas orientações e estratégias que fortalecem o trabalho desenvolvido em Sinop. Além disso, esses encontros incentivam a criação e o fortalecimento de unidades de Procon em outros municípios da região. Quando os Procons atuam de forma integrada, conseguimos ampliar a proteção ao consumidor e garantir que os direitos sejam respeitados em todo o estado”, destacou.

Leia Também:  Prefeito de Sinop participa de reunião técnica sobre Sítios Pesqueiros e fortalecimento do turismo da pesca em Mato Grosso

A reunião também reforçou a importância da atuação preventiva e educativa dos órgãos de defesa do consumidor, com foco na orientação da população e na redução de conflitos. A troca de experiências entre os municípios contribui para a padronização de procedimentos e fortalece a atuação institucional em todo o estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima, com assessoria Setasc

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Published

on

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura realiza mutirão de cardiologia, ginecologia, ultrassonografia e saúde da mulher neste sábado (02)

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop divulga 373 vagas de emprego pelo Sine nesta quarta-feira (8)

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA