Sorriso

Encontro em Sorriso reforça a importância da saúde mental como política pública prioritária

Publicado em

Em alusão ao movimento nacional Janeiro Branco, foi realizado nesta quinta-feira (22), no auditório da Faculdade Atenas, um encontro voltado à reflexão e ao fortalecimento das políticas públicas de saúde mental no município. A iniciativa reuniu o prefeito em exercício Acácio Ambrosini, além de gestores, profissionais e representantes de diversos setores para debater o cuidado integral e intersetorial em saúde mental. mediada pelo médico psiquiatra Ricardo Lugon, o encontro teve como foco central a construção de um atendimento integral e intersetorial, aprofundado a partir do tema “Efetivando Territórios de Cuidado Intersetorial para a Saúde Mental”.

A palestra conduzida pelo médico psiquiatra Ricardo Lugon teve como foco central a construção de um atendimento integral e intersetorial, aprofundado pela discussão a partir do tema “Efetivando Territórios de Cuidado Intersetorial para a Saúde Mental”.

Em sua fala, o profissional destacou que cuidar da saúde vai além do aspecto físico, reforçando que a saúde mental deve ser compreendida de forma integral, com a construção de redes de apoio que envolvam saúde, educação, assistência social e demais áreas. “É fundamental refletirmos sobre as noções de infância com as quais trabalhamos e sobre os princípios que devem guiar cada profissional ao atender crianças e adolescentes com demandas em saúde mental”, pontuou.

Leia Também:  Sorriso celebra a Campanha de Multivacinação com o sorteio de 29 bicicletas; confira os ganhadores

Lígia Souza Leite, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Município, não pôde comparecer ao evento, mas deixou uma mensagem em formato de vídeo. “A Rede de Atenção Psicossocial trabalha diariamente para garantir um cuidado em saúde mental que seja contínuo, humanizado e próximo das pessoas. Este momento de diálogo fortalece a integração entre os serviços e reafirma nosso compromisso com uma rede articulada, que acolhe, escuta e cuida de cada indivíduo em suas diferentes realidades”, frisa.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Claudia Ferraz, ressaltou os desafios e dilemas enfrentados no cotidiano do trabalho em saúde mental. “A saúde mental é uma questão de saúde pública que não pode ser tratada de forma isolada. Precisamos de diálogo constante, integração e força coletiva para construir, juntos, ações efetivas para toda a população”, disse.

O prefeito Acácio Ambrosini encerrou as falas reforçando o compromisso da gestão. “A saúde mental precisa ser prioridade absoluta em nossas políticas. E, com a união de todos os setores, profissionais e instituições, conseguimos oferecer um cuidado mais completo e eficiente. Espero que deste encontro surjam soluções que possam fortalecer nossa rede de atenção e ampliar cada vez mais ações de prevenção e qualidade de vida para toda a população sorrisense”, finaliza.

Leia Também:  Prefeitura decreta três dias de luto pelo falecimento de Deoclide Maria Taparello

Promovido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial, o encontro teve como objetivo sensibilizar profissionais e a comunidade para a importância do cuidado emocional e da valorização da vida.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Sorriso sedia Congresso Nacional de Oncologia

Published

on

Inicia na próxima quarta-feira, 24 de junho, o Congresso Nacional de Oncologia – Inovação, Diagnóstico e Olhar Humano que reunirá profissionais, pesquisadores, acadêmicos, pacientes e comunidade em geral para debater políticas públicas voltadas à oncologia. O encontro será no Auditório Salto Magessi no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol. A abertura oficial do evento será às 17 horas do dia 24; já no dia 25 o trabalho inicia às 8 horas com ações durante todo o dia e encerramento previsto para às 22 horas.

Promovido pelo Instituto Cirinho Sorrindo Pesquisa e Inovação, o congresso contará com a apresentação de 45 trabalhos científicos que devem resultar na publicação de uma revista cientifica. “Os trabalhos que serão apresentados no Congresso estão no debate que envolve o cenário nacional da pesquisa e inovação em oncologia, tudo foi planejado com muito cuidado e carinho”, frisa a diretora do Instituto, Carla Pianesso.

Carla frisa que o Congresso marca os dez anos de instalação do Instituto em Sorriso. “Anteriormente fazíamos encontros locais e regionais, mas esse ano inovamos e trouxemos um evento nacional para coroar esses dez anos de trabalho e dedicação”, ressalta Carla, idealizadora do Cirinho Sorrindo.

A programação contará com a moderação do médico oncologista clínico Leandro Almeida Assunção e palestras da Dra. Andreia Vermont, que abordará a humanização do diagnóstico do câncer; Mariana “Anjo Rosa”, compartilhando a visão de paciente para paciente; Padre Pedro Faustino, falando sobre espiritualidade no tratamento oncológico. Outro destaque será a apresentação de trabalhos científicos por acadêmicos e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior que já confirmaram presença no evento.

Leia Também:  Em seis meses, Procon realizou mais de 1,8 mil atendimentos

A programação completa inclui palestras, painéis científicos, apresentação de casos clínicos, exposição de trabalhos acadêmicos e momentos de integração entre profissionais, estudantes e a comunidade. O evento conta com o apoio de instituições públicas e privadas e promete ser um marco para a saúde, a pesquisa e a inovação no estado de Mato Grosso.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso.

Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação

O Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação nasceu de uma história de amor, fé e coragem. Criado em 2026, ele é fruto do último desejo de Ciro José da Silva, o querido “CIRINHO”, que partiu prematuramente após enfrentar um câncer extremamente agressivo.

CIRINHO era conhecido por sua alegria contagiante, religiosidade e compromisso com as causas sociais. Sempre atuante na Igreja Católica, participava de inúmeros projetos em prol da juventude. Fora das atividades sociais, também era empresário e um grande piloto de motocross, tetracampeão estadual na categoria Força Livre pelo Mato Grosso.

Durante seu tratamento, foi amparado pela família, e foi à sua irmã Carla que deixou um pedido especial: “Crie uma entidade para acolher e ajudar os pacientes com câncer, oferecendo apoio, dignidade e condições para que eles e suas famílias enfrentem cada etapa da luta sem perder o vínculo familiar e social.”

Leia Também:  Servidores participarão de curso sobre Processo Administrativo Disciplinar

Assim nasceu o Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação, que hoje conta com cerca de 25 profissionais registrados no CNES, comprometidos não apenas com o tratamento oncológico, mas com o acolhimento humano de cada paciente e sua família.

Desde sua fundação, mais de 6 mil pessoas já foram acolhidas — entre pacientes, familiares e a comunidade — em campanhas de prevenção e programas de apoio. Reconhecida como entidade filantrópica sem fins lucrativos nos âmbitos municipal, estadual e federal, a instituição atua com transparência, compromisso e impacto social.

Somente em 2024, a equipe multidisciplinar atendeu cerca de 900 pacientes, realizando mais de 2.700 intervenções, cumprindo com rigor o que determinam a Lei dos 30 dias, a Lei dos 60 dias, a Lei nº 14.238/2021 (Estatuto da Pessoa com Câncer) e a Lei nº 14.758/2023 (Prevenção e Navegação do Câncer).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA