Sorriso

Representantes de Sorriso visitam Lucas para conhecer modelo de gestão de poda de árvores

Publicado em

Nesta quarta-feira (13), representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que integra a Secretaria da Cidade, foram a Lucas do Rio Verde acompanhar o modelo de gestão e execução do serviço de poda de árvores adotado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, reconhecido como referência na região por sua eficiência e organização.

Durante a visita técnica, a equipe de Sorriso percorreu diversos pontos estratégicos da cidade, onde o serviço está sendo executado, incluindo o bairro Cidade Nova. Essa escolha permitiu observar a aplicação de diferentes técnicas de poda em variados cenários urbanos, desde áreas residenciais até vias de maior fluxo.

O secretário de Infraestrutura e Obras de Lucas do Rio Verde, Marcelo Bresolin, acompanhou a comitiva e detalhou o planejamento e a execução do trabalho, destacando as metodologias aplicadas, os rigorosos padrões de segurança e os resultados alcançados em termos de saúde arbórea e harmonia paisagística.

“Lucas do Rio Verde é uma cidade que se destaca em diversas áreas de gestão pública, e a poda de árvores é uma delas. Tivemos a satisfação de receber a equipe de Sorriso para apresentar nosso modelo, desde os trâmites burocráticos e o processo de contratação, que envolvem critérios técnicos e legais bem definidos, até a execução prática e o cronograma de atividades que seguimos, sempre priorizando a segurança e a sustentabilidade das intervenções”, destacou o secretário Bresolin.

Atualmente, o município de Lucas do Rio Verde conta com cerca de 10 empresas credenciadas que, após passarem por um rigoroso processo de seleção e qualificação técnica, prestam o serviço de poda tanto para a Prefeitura quanto para a comunidade. Esse modelo de credenciamento garante que apenas profissionais com expertise comprovada, equipamentos adequados e certificações de segurança (como as Normas Regulamentadoras – NRs) sejam autorizados a realizar o manejo arbóreo, assegurando qualidade, agilidade nas intervenções e, fundamentalmente, a saúde e longevidade das árvores.

Leia Também:  Alunos da Escola São Domingos brilham no Prêmio MPT na Escola

Além de aprofundar-se na parte técnica e nos aspectos de gestão, os representantes de Sorriso também tiveram a oportunidade de observar na prática os diferentes tipos de poda executados, como a poda de formação e condução – essencial para guiar o crescimento da árvore, evitar conflitos com a infraestrutura urbana e garantir sua estabilidade estrutural –, a poda de limpeza (sanitation pruning) para remoção de galhos secos ou doentes, e a poda de levantamento de copa (crown raising) para desobstrução de vias e iluminação pública. A equipe também conheceu as espécies arbóreas mais comuns plantadas no município, adaptadas ao nosso bioma e clima, o que minimiza a necessidade de podas drásticas e contribui para a resiliência do ecossistema urbano.

“Lucas é uma referência, um caso de sucesso na poda de árvore. Então a gente veio conhecer de perto o processo feito aqui. Avaliamos de maneira positiva, é algo que trás benefícios para sociedade. Isso é muito importante porque brilha os olhos porque é bem cuidado, padroniza a cidade, deixa algo harmônico”, afirmou Gabriel Alves Rodrigues Neto, da Secretaria da Cidade de Sorriso.

Segundo a equipe visitante, o município de Sorriso ainda não conta com um sistema estruturado e proativo de poda de árvores. Atualmente, o manejo da arborização é de responsabilidade dos próprios moradores, o que frequentemente resulta em podas inadequadas que comprometem a saúde das árvores e podem gerar riscos. O poder público municipal atua apenas em casos emergenciais ou quando há risco iminente.

Leia Também:  Com indicadores inéditos, Sorriso desponta na atenção materno-infantil com a nova maternidade

Cronograma de Poda avança em Lucas do Rio Verde

Em 2025, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde retomou e intensificou o cronograma de poda nos bairros que não puderam ser atendidos no ano anterior, devido às demandas emergenciais acumuladas e ao período chuvoso, que restringe as intervenções de poda por questões de segurança (risco de choques elétricos, escorregões) e eficácia (maior propensão a doenças fúngicas em cortes recentes durante a umidade). A gestão proativa busca evitar a acumulação de demandas e garantir a manutenção contínua.

Bairros como Cidade Nova, Jardim das Palmeiras e Rio Verde estão sendo contemplados nesta fase. As equipes seguem atuando conforme o planejamento estabelecido, que utiliza dados e mapeamento para otimizar as rotas e intervenções, com o objetivo de atender a todas as regiões da cidade até o fim do ano, garantindo a organização e a segurança da arborização urbana, bem como a longevidade e o bem-estar das árvores.

“Nosso objetivo é garantir que todos os bairros recebam o serviço de poda em 2025, mantendo a cidade organizada, segura e com um paisagismo adequado, que contribua para a qualidade de vida e o bem-estar de nossos cidadãos, além de proteger nossa infraestrutura urbana”, concluiu Marcelo Bresolin.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Com mais de 350 inscritos, Sorriso realiza a 10.ª Conferência de Saúde

Published

on

Encontro debate “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”

Com a participação 364 sorrisenses está em andamento a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobra em quatro eixos temáticos que serão trabalhados durante todo o dia. Ao final do evento, previsto para às 17 horas, deverão ser levantadas as propostas de Sorriso, bem como eleitos os delegados municipais que devem participar da conferência estadual.

Presente no evento o prefeito Alei Fernandes pontuou a importância da Conferência. “É o momento oportuno para ouvirmos da população quais os gargalos que enfrentamos hoje; nossa missão enquanto gestores é ofertar sempre o melhor atendimento à nossa população”, detalha.

“O acesso à saúde de qualidade é um direito de todo o cidadão; quem está aqui hoje representa os 140 mil habitantes de Sorriso e são essas informações que irão nos auxiliar a traçar políticas públicas voltadas ao nosso cidadão”, acrescenta o vice-prefeito Acacio Ambrosini.

A discussão aborda quatro eixos temáticos. O primeiro eixo debate “Democracia, saúde como direito e soberania nacional: Defesa do SUS e da democracia participativa”; já o segundo eixo versa sobre o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS: Baseado em justiça tributária”. O terceiro pilar do encontro versa sobre os “Desafios diante das emergências climáticas: Foco em justiça socioambiental”; e, por fim, o quarto eixo tem como tema o “Modelo de atenção, gestão e cuidado integral: Atuação direta nos territórios”.

Leia Também:  Alunos da Escola São Domingos brilham no Prêmio MPT na Escola

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, defende que a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.

Ainda na abertura do evento a vereadora Silvana Perin lembrou que a população está reunida para pensar, planejar e fazer acontecer a saúde de Sorriso. Já a juíza diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, orientou os presentes a pensar em todas as demandas que envolvem a saúde. “Recentemente li sobre a necessidade de um sistema de saúde resiliente que possa detectar e prevenir doenças como consequências climáticas; precisamos discutir essas questões também”.

No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O debate segue até às 17 horas no Auditório da Faculdade Atenas.

Leia Também:  Com indicadores inéditos, Sorriso desponta na atenção materno-infantil com a nova maternidade

Conferencia estadual e nacional

Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.

Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA