Várzea Grande

Avenida São Gonçalo recebe melhorias em infraestrutura e iluminação pública,

Publicado em

Um dos destaques da ação foi a recuperação de 20 postes que haviam sido alvo de furto de luminárias, ação que garante mais segurança e qualidade de vida aos moradores e aos frequentadores da região

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, concluiu uma série de melhorias na Avenida São Gonçalo, atendendo antigos pedidos dos moradores da região. A via, que se estende desde o final da Avenida Prefeito Murilo Domingos (antiga 31 de Março), nas proximidades da Coluna Materiais de Construção, até o bairro Planalto Ipiranga, passou por um processo completo de revitalização, contemplando diversas frentes de trabalho.

Os serviços executados incluíram o arruamento, capinação, remoção de resíduos, pintura de meios-fios e requalificação de toda a iluminação pública. Um dos destaques da ação foi a recuperação de 20 postes que haviam sido alvo de furto de luminárias. Todos foram restaurados e, agora, a Avenida São Gonçalo conta com iluminação plena em toda sua extensão, desde a região do Engordador até o Planalto Ipiranga, aumentando significativamente a segurança para pedestres e motoristas.

Leia Também:  EMEB Abdala José de Almeida lança Projeto Matific para fortalecer o ensino da Matemática

No quesito mobilidade urbana, a Secretaria também atendeu a uma demanda específica da comunidade: a construção de um quebra-molas e de uma faixa de pedestres na altura da Igreja Evangélica, ponto de grande circulação. A ação visa ordenar o tráfego e garantir maior proteção para quem transita pela avenida, especialmente em horários de pico e nos finais de semana.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Carlos Ribeiro Ductievicz, destacou o empenho das equipes envolvidas. “Essa ação na Avenida São Gonçalo é resultado de um trabalho integrado entre os diversos setores da secretaria, envolvendo servidores, equipamentos e planejamento. Atendemos a uma reivindicação da população e entregamos uma via mais segura, limpa e bem iluminada. A prioridade da gestão municipal é garantir qualidade de vida, e isso se reflete em ações como essa, que impactam diretamente o bem-estar e a segurança de todos os moradores e motoristas que utilizam a avenida diariamente”, afirmou o secretário.

Com a conclusão dessas melhorias, a Avenida São Gonçalo se torna mais segura, funcional e bonita, reforçando o compromisso da administração municipal com o cuidado urbano e o atendimento às demandas da população.

Leia Também:  Prefeita Flávia Moretti anuncia gratuidade do transporte público municipal

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Guarda Municipal firma compromisso com empresários do Cristo Rei

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA