Várzea Grande

Festa de São Pedro ganha novo formato e une católicos e evangélicos na celebração da fé e da tradição várzea-grandense

Publicado em

A inovação marca um novo capítulo na história do evento, reforçando a união entre diferentes denominações cristãs sob a premissa de que “a palavra de Deus é uma só e une”

A tradicional Festa de São Pedro, realizada há 44 anos no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, deu um passo inédito em 2025 ao ampliar suas celebrações e incluir, pela primeira vez, um dia dedicado à comunidade evangélica.

A abertura oficial ocorreu na noite deste sábado, 28 de junho, com músicas, louvores e a pregação da palavra de Deus. A inovação marca um novo capítulo na história do evento, reforçando a união entre diferentes denominações cristãs sob a premissa de que “a palavra de Deus é uma só e une”.

Católica em sua origem, a Festa de São Pedro homenageia o apóstolo pescador, um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo e considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Pedro é símbolo de fé, liderança e transformação. Agora, a celebração que leva seu nome também se transforma, sem perder suas raízes.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande lança obra da sede própria do CAPS AD III

Representando a prefeita Flávia Moretti (PL), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, participou da abertura e destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura local e da economia. “Bonsucesso virou um polo de turismo gastronômico. A Festa de São Pedro é uma tradição que movimenta a comunidade e atrai visitantes. É um evento que valoriza a fé, a cultura e aquece a economia local, gerando renda para quem vive aqui”, afirmou o gestor.

Quidá também pontuou que ao incluir diferentes manifestações da fé cristã, “Bonsucesso mostra que tradição e inovação podem caminhar juntas, em nome da fé e da coletividade”.

A abertura festiva foi conduzida pelo pastor Jesse, com alunos da Acamis, seguida por apresentações culturais da AMFMT de cururu e siriri que já são marca registrada do evento. A integração entre as expressões religiosas foi bem recebida pela população e pelos organizadores, como destacou a festeira GiKa de Magalhães. “É uma alegria ver os moradores realizando a festa com as próprias mãos e ainda tendo a oportunidade de lucrar com ela. Por muitos anos, quem ganhava com a festa vinha de fora. Agora, a renda fica aqui, com o nosso povo”, celebrou.

Leia Também:  Várzea Grande realiza tapa-buracos nos bairros Pirinéu e Jardim Manaíra

O vereador Samir Katumata (PL) também participou da celebração e ressaltou o papel da união entre fé, cultura e política pública. “Essa é uma festa do povo, feita para o povo. E quando a administração pública valoriza esse tipo de evento, ela está valorizando a identidade de Várzea Grande”, disse.

Para o superintendente de Cultura de Várzea Grande, Leandro Manduca, a novidade representa um avanço na forma de pensar as tradições. “Modernizar é incluir. Ampliamos as festividades católicas sem perder o foco na tradição de São Pedro, trazendo novas linguagens religiosas e mais possibilidades culturais para a comunidade”, pontuou.

A festa prossegue neste domingo, dia 29, Dia de São Pedro, com a programação religiosa católica, missa, procissão, apresentações culturais e quatro toneladas de peixe para almoço gratuito.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura realiza manutenção preventiva em maquinários essenciais para serviços urbanos

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA