Várzea Grande

Prefeitura realiza ação educativa e reforça segurança em frente à Escola Estadual José Garcia Neto na Rodovia Mário Andreazza

Publicado em

Nesta sexta-feira (08), data em que se celebra o Dia Nacional do Pedestre, a Guarda Municipal de Várzea Grande, em parceria com o Detran-MT e a Rota do Oeste, promoveu uma ação de conscientização no trânsito em frente à Escola Estadual José Garcia Neto, na Rodovia Mário Andreazza. A iniciativa buscou reforçar a importância do respeito à faixa e ao semáforo, garantindo mais segurança para alunos, pedestres e motoristas.

O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, explicou que o ponto foi escolhido pelo histórico de acidentes envolvendo pedestres.

“Nada mais justo do que iniciarmos essa campanha aqui, em frente à Escola Garcia Neto. Queremos trazer mais educação no trânsito e conscientização, porque o trânsito é vida. Mesmo sendo uma rodovia estadual, estivemos presentes por mais de um mês realizando a travessia das crianças, priorizando sempre a preservação de vidas”, destacou.

A diretora da escola, Kristen Fernanda, avaliou que a instalação do semáforo e da sinalização representou um grande avanço para a segurança, mas reconheceu que ainda há desafios.

Leia Também:  Equipe de mediação escolar já visitou 37 unidades e agiliza solução de demandas

“Antes, os veículos não respeitavam a faixa de pedestre. Hoje a situação melhorou muito, mas ainda existem motoristas e motociclistas que desrespeitam. Falta consciência. Uma câmera para registrar e multar ajudaria ainda mais”, observou.

Moradora e trabalhadora da região, Beatriz Aparecida relatou já ter presenciado acidentes no local e aprovou a medida.

“Foi excelente a instalação do semáforo. Antes, havia muita preocupação com as crianças. Já vi acidentes graves aqui. Agora está mais seguro, mas seria ótimo se tivesse até uma passarela para a travessia”, sugeriu.

O motorista João Francisco, que passava pelo trecho, reforçou a importância do cumprimento das leis de trânsito.

“Uma vida perdida não volta atrás. Precisamos respeitar os limites de velocidade e o pedestre, que sempre é o mais vulnerável”, afirmou.

A ação incluiu a distribuição de materiais educativos e orientações aos motoristas, reforçando a mensagem de que respeitar o pedestre é preservar vidas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.

No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.

Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande notifica empresa e abre processo por problemas em obra da Avenida Leôncio Lopes

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.

“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.

A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.

“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.

A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.

Leia Também:  Secretária de Educação homenageia pedagogos e destaca papel transformador da profissão

Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.

A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA