Várzea Grande

SMECEL esclarece armazenamento de uniformes escolares e reforça compromisso com a transparência

Publicado em

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande esclarece que os uniformes escolares da rede municipal não estavam descartados nem armazenados de forma irregular, conforme divulgado recentemente por um veículo de comunicação.

De acordo com a Secretaria, os uniformes encontravam-se devidamente acondicionados no Anexo 2 da pasta, espaço utilizado para o armazenamento de materiais e equipamentos. No entanto, após o incêndio registrado no Anexo 1 — que abrigava parte do estoque de merenda escolar e outros materiais da Secretaria —, foi necessária uma reorganização emergencial dos espaços físicos para garantir a continuidade dos serviços prestados à população.

Com a transferência dos itens que puderam ser preservados do local atingido pelas chamas para o Anexo 2, a Secretaria precisou realizar um novo remanejamento dos uniformes para outro depósito pertencente à SMECEL, assegurando a adequada conservação dos materiais e a organização logística da pasta.

A retirada dos uniformes do Anexo 2 ocorreu com a autorização das autoridades competentes, dentro dos procedimentos adotados após o sinistro.

Leia Também:  Carreta da Saúde tem atendimento estendido até 20 de março em Várzea Grande  

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, lamentou a divulgação de informações que, segundo ela, não refletem a realidade dos fatos.

“É importante esclarecer à população que os uniformes não estavam jogados, abandonados ou sem qualquer tipo de cuidado, como foi divulgado de forma tendenciosa. Eles estavam armazenados em um espaço adequado da Secretaria. Após o incêndio ocorrido no Anexo 1, tivemos que adotar uma série de medidas emergenciais para preservar materiais e reorganizar nossos estoques. Parte dos itens que estavam no local atingido precisou ser transferida para o Anexo 2, o que tornou necessária a mudança dos uniformes para outro depósito da Secretaria. Essa retirada ocorreu com a autorização das autoridades competentes e seguiu todos os trâmites necessários. Trata-se de uma medida administrativa e logística, adotada para garantir a preservação de todo o patrimônio público”, afirmou.

A gestora destacou ainda que todas as ações realizadas após o incêndio seguiram critérios técnicos e tiveram como prioridade assegurar a continuidade dos serviços oferecidos pela rede municipal de ensino.

Leia Também:  Jogos Estudantis de Várzea Grande movimentam 1.200 competidores de 41 escolas

“Nosso foco sempre foi garantir que nenhum aluno fosse prejudicado, seja no fornecimento da merenda escolar, seja na distribuição dos materiais necessários para o funcionamento das unidades. Estamos trabalhando com responsabilidade, transparência e respeito aos recursos públicos”, completou.

A SMECEL reforça que permanece à disposição da população e dos órgãos de controle para prestar todos os esclarecimentos necessários e reafirma seu compromisso com a correta gestão dos bens públicos e com a qualidade dos serviços oferecidos aos estudantes da rede municipal de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Prefeita autoriza reforma completa da USF "Maria José Pedrosa" no Capão Grande

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA