Política MT

Idealizada por Max Russi, Arena Celsão é inaugurada em Jaciara

Publicado em

Na noite desta quinta-feira (5), o município de Jaciara viveu um momento histórico com a inauguração da Arena Celso Oliveira Lima, conhecida como Arena Celsão, o novo ginásio municipal de esportes e a terceira maior arena esportiva de Mato Grosso. O deputado estadual Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), participou da solenidade ao lado da prefeita Andréia Wagner (PSB), do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e de outras autoridades estaduais e municipais.

A obra foi idealizada por Max Russi quando ainda era prefeito de Jaciara. À época, o parlamentar articulou recursos para viabilizar o projeto, mas não teve tempo de mandato para concluir a obra, que depois passou por diferentes gestões até ser concluída na atual administração municipal. O investimento total foi de aproximadamente R$ 9,5 milhões, com recursos federais e contrapartida do município.

Neste ano, a Arena Celsão já é palco da 42ª edição do Campeonato de Férias de Jaciara (CAMFEJ) 2026, que contou com a participação de atletas renomados como Falcão, Amaral e Adonias Freestyle.

Leia Também:  Wilson Santos licencia e Professor Sivirino assume vaga na ALMT

“Confesso que estou com o coração cheio de alegria. Começamos esse projeto em 2011 e não foi possível concluir naquele momento. Outros prefeitos passaram e agora a prefeita Andréia abraçou essa obra e decidiu finalizá-la. Jaciara merecia esse espaço. A prefeita tem feito um trabalho importante, com projetos arrojados. Hoje a cidade está bonita, cuidada e avançando”, destacou Russi.

O parlamentar ressaltou ainda que a arena abre novas possibilidades para o município.
“Vamos trazer grandes eventos esportivos para cá. Seleção, jogos de futsal, vôlei, basquete. Construímos uma quadra oficial, preparada para receber competições de nível nacional e atender toda a região do Vale do São Lourenço”, completou.

A prefeita Andréia Wagner destacou a parceria com o deputado e a importância da obra para o futuro da cidade. “A conclusão só foi possível graças à obtenção de recursos federais, também articulados pelo deputado Max. A partir de agora, Jaciara será palco de muitos eventos esportivos e culturais”, afirmou.

A Arena Celsão tem capacidade para cerca de 3 mil pessoas e conta com acessibilidade para pessoas com deficiência, quadra com medidas oficiais, cabine de imprensa climatizada, placar de quatro faces e tabelas de basquete padrão NBA, sistema de videomonitoramento, estrutura para transmissões ao vivo e piso modular, que garante mais segurança aos atletas e eleva o nível das competições.

Leia Também:  Chico Guarnieri solicita reforma de escola indígena Jula Paré, em Barra do Bugres

Mais investimentos – Durante o evento, também foram entregues uma escavadeira hidráulica e um veículo para o fortalecimento da agricultura familiar. A programação incluiu ainda a assinatura de autorizações para a recuperação da Avenida Antônio Ferreira Sobrinho, o asfaltamento de 10 quilômetros da MT-457 até o entroncamento com a MT-140 e de outros 3 quilômetros da rodovia até a Cachoeira da Mulata.

Também foram anunciadas a construção do Centro Municipal de Educação Infantil Tempo de Sonhar, no bairro Jardim Leblon, a aquisição de ônibus para a assistência social e a construção de um mirante turístico.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  ALMT instala Câmara Setorial para debater docência na educação infantil

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Wilson Santos licencia e Professor Sivirino assume vaga na ALMT

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA